QUALIDADE DE VIDA

A coloração capilar e o tabagismo podem desencadear enfermidades hepáticas

tinta_cabeloDe acordo com uma nova pesquisa, tanto a coloração capilar quanto o tabagismo estão associados ao surgimento de enfermidades hepáticas. O estudo revelou que a cirrose biliar primária (CBP), uma doença autoimune progressiva, pode ser influenciada pelo ambiente em que uma pessoa reside. A CBP é caracterizada por obstrução dos ductos biliares, inflamação, lesões nos tecidos hepáticos e cirrose irreversível. Os resultados do estudo, que incluiu mais de 5 mil participantes, apontaram que condições autoimunes, como a artrite reumatoide, eram mais prevalentes entre aqueles com CBP, especialmente em indivíduos com histórico familiar da doença. Dentre os participantes analisados, 63% eram fumantes atuais ou ex-fumantes em algum momento de suas vidas.

Além disso, 37% das mulheres pesquisadas admitiram fazer uso de tintura capilar. Contudo, os cientistas ainda estão investigando os componentes da tinta de cabelo que podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença, embora pesquisas anteriores tenham sugerido que um ácido presente na tintura capilar e esmaltes de unhas possa desempenhar um papel importante nesse contexto. Surpreendentemente, os dados também indicaram que poucos pacientes consumiam álcool regularmente, o que sugere que o álcool pode não ser um fator determinante no surgimento da CBP.

 

cigarro20

 

Cirrose Primária Biliar (PBC)

O que é?

cirrose-19

A cirrose biliar primária se caracteriza pela degeneração progressiva dos condutos biliares devido a um ataque do sistema imunológico do próprio indivíduo. Esses condutos, também chamados de ductos biliares, são estruturas tubulares finas responsáveis por coletar a bile produzida no fígado, encaminhando-a por ductos de diâmetro crescente até a vesícula biliar, onde é concentrada, e, finalmente, até o duodeno, a primeira parte do intestino, onde desempenha um papel crucial na digestão.

Curiosamente, apesar da designação "cirrose biliar primária," nem todos os pacientes afetados por essa condição desenvolvem cirrose no sentido clássico da palavra. A cirrose, em sua forma típica, representa uma afecção hepática generalizada que altera as funções das células hepáticas e a rede de canais sanguíneos e biliares do fígado, podendo impactar vários órgãos do corpo, incluindo o sistema circulatório, pulmões, rins e cérebro.

Na cirrose biliar primária, a lesão nos ductos biliares resulta no acúmulo de bile, levando à progressiva degradação das células hepáticas e à sua substituição por tecido fibroso, o qual não desempenha uma função adequada.

 

 

 

 

Como se desenvolve?

cirrose20micro203

A origem desse distúrbio não é completamente compreendida. Suspeita-se que ele seja resultado de um processo autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico passa a produzir anticorpos (proteínas de defesa) voltados contra as células do próprio corpo, resultando na destruição de componentes saudáveis em vez de apenas proteger contra ameaças externas. A Cirrose Biliar Primária é mais comum em mulheres com idades entre 40 e 60 anos e, embora não seja hereditária no sentido de ser transmitida de pais para filhos, ocorre com maior frequência em certas famílias.

Sabe-se que essa doença frequentemente está associada a outros distúrbios relacionados ao sistema imunológico, tais como a Esclerodermia, Síndrome de Sjögren, doença celíaca (sensibilidade ao glúten) e determinados tipos de hipotireoidismo em algumas circunstâncias.

O que se sente?

Passa-se um longo período de tempo antes que se manifestem quaisquer sintomas evidentes. Um dos primeiros indícios inclui prurido em todo o corpo, fadiga e desconforto nas articulações e no corpo.

Em seguida, o médico pode observar o aumento do tamanho do fígado e do baço, bem como o aparecimento de nódulos de gordura na pele, tendões e pálpebras.

Em estágios posteriores, os sintomas de uma doença avançada se tornam mais aparentes, devido à falha no funcionamento das células hepáticas e ao deficiente transporte da bile para o intestino. Isso resulta em:

  • Diarreia com um excesso de gordura nas fezes,
  • Deficiência de vitaminas, especialmente A, D e K,
  • Elevação do nível de colesterol no sangue,
  • Manifestação de icterícia na pele e nas mucosas,
  • Aparecimento de complicações relacionadas à cirrose avançada, tais como ascite, varizes no esôfago e estômago, encefalopatia, entre outras.

 

 

REFERENCIAS: http://www.sciencedaily.com/releases/2010

                        http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?76

                        Corpo e alma saudáveis