QUALIDADE DE VIDA

Terapeutas apoiarão vítimas de desastres naturais

corrrente_do_bemPor conta dos desastres naturais, que ocorrem cada vez com mais frequencia e resultam em vítimas que perdem entes queridos, bens e qualidade de vida, a ONG Terapeutas sem fronteiras, de São Paulo, deu início a um projeto pioneiro: Oferecer assistencia voluntária no campo emocional que promova bem estar a pessoas desabrigadas e desalojadas. A ONG – Organização Não-Governamental Associação Terapeutas Sem Fronteiras*, de São Paulo, lançou hoje projeto para atendimento emocional a vítimas de desastres naturais, ...

que estejam em abrigos temporários. Inicialmente, o trabalho deverá ser dirigido a famílias da capital até que a iniciativa consiga mais parceiros, para ampliar sua área de atuação, segundo o filósofo e jornalista nigeriano Rex Thomas, responsável pela entidade. Para poder implementar o trabalho, a ONG busca apoio para a aquisição de tendas, que servirão de consultórios, e de apoio logístico e para as refeições dos voluntários.

dr_rex_thomas

Rex Thomas

“Todos os profissionais – que atuarão gratuitamente – receberam treinamento especial para prestar socorro emocional a essas pessoas, que tem como base, a técnica Transpersonal Counselling, utilizada principalmente na América do Norte e na Europa”, diz. A metodologia permite a utilização de diferentes recursos, como psicoterapia, psicologia e outras com os aspectos metafísicos e espiritualistas. Até agora, foram capacitadas 12 pessoas. Segundo Thomas, a iniciativa se deve principalmente ao fato de no Brasil, menos de 20% da população ter acesso a qualquer tipo de apoio emocional ou terapêutico, porque são pagos.

Satye_Yada

Terapeuta Satye Yada. Blog: http://satyeyada.blogspot.com/

A terapeuta Satye Yada, 41 anos, conta que o ímpeto de ajudar a levou a participar do projeto. “Nosso objetivo não é só elevar a auto-estima, mas promover apoio mais integral. É importante frisar que não iremos ministrar medicamentos (que cabem aos médicos), mas, se necessário, florais, terapia Reiki, entre outras, e nossas ações não envolverão questões religiosas”.

TerapeutasSF

Thomas destaca que a equipe atenderá à demanda de pessoas que já estejam assentadas em abrigos provisórios e tenham sido assistidas por equipes médicas e pela Defesa Civil. “Entraremos, nesse segundo momento, que é delicado, porque as vítimas geralmente perderam tudo e estão instáveis emocionalmente”. Durante as atividades, também deverão ser auxiliados por artistas, dançarinos e cantores, que integram o Grupo Alegria da Alma, que faz parte da instituição.

A entidade está há três anos em funcionamento e promove palestras gratuitas, além de apoio telefônico e atividades, como a tricoterapia. Mais informações podem ser obtidas pelo tel. (011) 2389-8816 ou pelo site da entidade.


Fonte: http://origin.planetasustentavel.abril.com.br/
          http://terapeutassemfronteiras.org.br/site/