CURIOSIDADES

Uma Jornada pelos Sabores Únicos do Japão: Shirako

shirako12023 - Shirako, por vezes referido como shiraku, pode ser considerado um dos pratos mais peculiares do Japão. Apesar de sua aparência assemelhar-se à maionese, trata-se, na verdade, de esperma de peixe. Pode ainda se referir a ovas que contêm esperma ou aos sacos e testículos que abrigam o sêmen. Servido sobre arroz, frito em massa de tempura ou mesmo em cima de creme, esse prato é elogiado por sua textura rica e aveludada, além do sabor suave do mar. Essa iguaria também é apreciada em países como Coreia, Indonésia, Romênia e Rússia, onde é combinada com as ovas de arenque. Shirako é, de fato, esperma de peixe? Sim, e não é tão incomum quando consideramos o consumo de ovas. Embora a colheita de shirako possa ser um pouco mais desafiadora, não é mais repugnante do que vários outros alimentos. Diz-se que tanto o sabor quanto a textura ...

do shirako são agradáveis, o que significa que muitas pessoas que normalmente ficariam incomodadas acabam apreciando. Além disso, não é apenas chamado de shirako; nos EUA, é conhecido como leite-de-peixe, enquanto na culinária indonésia é denominado telur ikan, geralmente retirado do peixe-pargo. Na Coreia, é chamado de iri, e o esperma da carpa é conhecido como lapți. Na culinária russa, o sêmen de arenque, chamado moloka, é preservado da mesma forma que o resto do peixe, mas é consumido separadamente, às vezes combinado com ovas de arenque em conserva.

No entanto, é na culinária japonesa que o shirako é verdadeiramente difundido. Pratos são preparados com esperma de bacalhau, tamboril, salmão e até mesmo baiacu. Em menor medida, é possível encontrar shirako de polvo e lula, embora seja um pouco menos comum. Às vezes, o shirako é colhido à mão, mas a maneira mais fácil de coletá-lo é recuperar o líquido dos órgãos genitais de um peixe morto, o que facilita o manuseio, pois está contido em um órgão do peixe. Os chefs ocasionalmente perfuram essa membrana ao preparar molhos para trabalhar diretamente com o creme em forma de gel, mas isso não ocorre sempre.

shirako2

Quando se trata de alimentos exóticos, a verdadeira questão é quão agradáveis são ao paladar. Shirako é definitivamente acessível para agradar paladares. Em outras palavras, se você não souber que está consumindo esperma de peixe, é provável que aprecie. Relatos indicam que a textura assemelha-se ao cream cheese e o sabor é suavemente frutos do mar. As opiniões sobre o sabor variam bastante, inclusive, sendo comparado ao foie gras em termos de textura. Portanto, para conhecer, é necessário experimentar.

Shirako combina bem com molho ponzu e não deve ser grelhado em excesso, para que permaneça firme por fora e macio por dentro. É consumido como aperitivo em izakayas, casas e bares de sushi, frequentemente acompanhado de cerveja. Quanto mais opaco, mais rico em esperma será. Alguns o consomem cru, quando apresenta uma textura escorregadia e se desmancha na boca. Ironicamente, segundo relatos online, algumas pessoas só descobrem que experimentaram esperma de peixe após realizar uma pesquisa no Google depois de consumi-lo. Encontrar essa iguaria no topo de um sushi ou servida com frutos do mar no Japão é bastante fácil.

REFERENCIAS: YUTUBE

                       MDIG

                       WIKIPÉDIA

                       COISAS DO JAPÃO