CURIOSIDADES

Marítimo preservado em estado de mumificação descoberto a bordo de embarcação abandonada

muminavio22016 - Um marinheiro mumificado foi descoberto a bordo de um veleiro abandonado, que possivelmente vagou à deriva por longos anos no Oceano Pacífico, de acordo com um relatório da polícia das Filipinas. O corpo naturalmente preservado do aventureiro alemão Manfred Fritz Bajorat, com 59 anos de idade, foi localizado por dois pescadores que avistaram uma embarcação danificada nas águas do Mar das Filipinas, a cerca de 60 milhas de Barobo. "Um iate de cor branca à deriva, com sua vela em mau estado, os instigou a embarcar na embarcação para uma inspeção mais detalhada", informou a Delegacia de Polícia de Barobo em uma postagem no Facebook.

Ao adentrarem o veleiro, os pescadores fizeram uma descoberta aterradora. No interior, sentado à mesa e inclinado sobre o braço direito, estava o corpo mumificado de um homem. Um dispositivo transmissor encontrava-se a poucos centímetros de distância, como se ele tivesse tentado realizar uma chamada de socorro desesperada.

Os pescadores decidiram rebocar o veleiro de 40 pés, conhecido como Sayo, até a costa, onde as autoridades policiais deram início às investigações. Fotografias a bordo do veleiro auxiliaram a polícia na identificação do falecido como Manfred Fritz Bajorat, um experiente navegador que havia cruzado os mares por duas décadas. Documentos encontrados na embarcação revelaram que Bajorat e sua esposa Claudia haviam cruzado o equador a bordo de outra embarcação, o Hyundai Renaissance, em 2008. Entretanto, naquele mesmo ano, o casal se separou. Bajorat prosseguiu com sua jornada ao redor do mundo de forma solitária, enquanto Claudia faleceu em 2010 devido a complicações relacionadas ao câncer.

muminavio1

Estima-se que a múmia tenha uma idade compreendida entre um e sete anos. O período durante o qual o marinheiro falecido navegou em seu veleiro ainda é desconhecido, uma vez que não houve relatos de avistamentos dele desde 2009. Um velejador relatou à revista alemã Bild que conheceu Manfred Fritz Bajorat em Mallorca no ano de 2009. Ele era um navegador com vasta experiência. Não acredito que ele teria enfrentado uma tempestade. Acredito que o mastro quebrou após a morte de Manfred", afirmou ele à Bild. Peritos forenses explicaram que a mumificação natural ocorreu devido às condições de ventos secos do oceano, altas temperaturas e o ar salino, que contribuíram para a preservação do corpo. O exame post-mortem não encontrou indícios de crime, indicando que a causa da morte de Bajorat provavelmente foi natural. A posição na qual o corpo foi mumificado sugere que Manfred Bajorat possivelmente faleceu em decorrência de um ataque cardíaco. As autoridades alemãs estão atualmente em busca de parentes, na esperança de que possam auxiliar na reconstrução dos eventos que levaram à morte e na determinação do momento exato em que isso ocorreu.

muminavio3

 

REFERENCIAS:  DISCOERY NEWS

                         MAR SEM FIM

                         YOUTUBE