CURIOSIDADES

10 monstros americanos míticos

monstrolen topoMelanie Radzicki McManus - Todas as culturas ao redor do mundo criam contos míticos. E muitos deles envolvem criaturas assustadoras: o Monstro do Lago Ness da Escócia, por exemplo, ou o Yeti dos Himalaias, ou o Abominável Homem das Neves. Faz parte do nosso DNA humano. Mas por que isso? "Contamos histórias a nós mesmos porque nós (humanos) somos animais que contam histórias", disse Shira Chess, professora assistente de mídia de massa da Universidade da Geórgia em um artigo do Washington Post. “E, para esse fim, as histórias de terror assumem um significado e importância específicos porque funcionam metaforicamente – as melhores histórias de terror são muitas vezes metáforas para outras questões que afetam nossas vidas nos níveis cultural e pessoal”. A América não é exceção ao gênero de histórias de terror. Há um rico tesouro de contos graças ao folclore nativo americano, juntamente com o dos imigrantes que se seguiram. Muitas das histórias foram criadas há muito tempo, quando presumivelmente a falta ...

de educação, comunicação de massa e pensamento crítico tornaram essas fábulas mais fáceis de acreditar. No entanto, um número surpreendente tem origens bastante recentes e não parece estar desaparecendo. Um em nossa lista começou na Era da Internet. De quantos desses 10 monstros você já ouviu falar – e acredita?

10: Pé Grande

bigfood10

Os canadenses o chamam de Sasquatch. Os americanos preferem o Pé Grande. Não importa: todos os apelidos se referem a um homem-macaco gigante e peludo que supostamente está vagando pela América do Norte há pelo menos um século. A maioria dos avistamentos ocorreu no noroeste do Pacífico, mas houve relatos de Bigfoot de quase todos os estados e províncias canadenses. (Você pode verificar os locais neste mapa acessível). Embora os avistamentos tenham sido relatados em 1886, e possivelmente antes, Bigfoot realmente estabeleceu um ponto de apoio na cultura norte-americana na segunda metade do século 20, quando um artigo foi publicado na edição de dezembro de 1959 da revista True detalhando a descoberta de pegadas grandes e misteriosas na Califórnia. Logo as pessoas estavam produzindo de tudo, desde amostras de cabelo e sangue até fotos granuladas e, sim, mais pegadas que, segundo eles, provavam a existência da criatura desgrenhada [fontes: Bigfoot Encounters, Radford]. Os norte-americanos não estão sozinhos em seu fanatismo pelo Bigfoot; muitas culturas ao redor do mundo têm histórias sobre estranhas criaturas semelhantes a macacos andando misteriosamente por aí. Mas quem realmente acredita em Sasquatch? De acordo com uma pesquisa Angus Reid de 2012, 29% dos americanos e 21% dos canadenses o fazem. Isso é quase mais intrigante do que a própria fera.

Leia também - 7 Curiosidades Interessntes sobre Rambo

9: Chupa-cabra

chupacabra9

Ele vagueia atacando o gado, ou seja, cabras, depois sugando todo o sangue. É sarnento. Perturbado. E claramente vicioso. É um chupacabra (choo puh KAH bruh), a palavra espanhola para "otário de cabra". As sementes para a existência da criatura foram plantadas na década de 1970 em Porto Rico, quando uma erupção de animais de fazenda e animais de estimação morreram inexplicavelmente. As pessoas começaram a sussurrar que as mortes vinham das patas de um animal louco. Avancemos para meados da década de 1990, quando uma porto-riquenha relatou ter visto um ser monstruoso perto de sua casa. Embora ela tenha descrito uma figura do tipo alienígena de olhos vermelhos coberta de espinhos (e tinha acabado de ver o filme "Espécies" com um ser semelhante), a criatura foi apelidada de "chupacabra" e descrita como uma figura animalesca. A lenda explodiu em torno da pequena ilha e nos EUA, tornando-se um conto especialmente popular no sudoeste [fonte: Ross]. Alguns disseram que a besta foi gerada a partir de um experimento fracassado da NASA; outros alegaram que a doença AIDS se originou no chupacabra [fonte: Ross]. Uma mulher do Texas até trouxe uma criatura morta de aparência estranha – um suspeito chupacabra – para cientistas da Texas State University-San Marcos e da Universidade da Califórnia-Davis para testes de DNA. Infelizmente para seus direitos de se gabar, os resultados disseram que era um híbrido coiote-lobo mexicano [fonte: Radford]. Talvez na próxima vez.

8: O Demônio de Jersey (também conhecido como Demônio de Leeds)

jersey8

Como não amar uma história sobre a prole de Satanás? Esse mito diz que em 1700, uma mulher na área de Pine Barrens, em Nova Jersey, teve 13 filhos, o último dos quais era um demônio que voou pela chaminé e desapareceu logo após o nascimento. Existem várias variações da história, incluindo uma em que a mulher amaldiçoou seu filho por nascer invocando Satanás (ela não estava muito feliz por estar grávida novamente). Não importa o cenário exato, o Jersey Devilis é descrito como tendo uma cabeça de cavalo, asas e garras de morcego - embora raramente seja visto. Em vez disso, ele faz sua presença ser conhecida por meio de lamentos sinistros, gritos terríveis e sons furiosos em todas as florestas da área de Pine Barrens. Um avistamento notável veio em 1909, quando o vereador de Trenton E.P. Weeden relatou ter sido acordado durante a noite batendo as asas do lado de fora da janela de seu quarto; pela manhã, ele encontrou impressões fendidas estampadas na neve. Assim que a notícia foi divulgada, centenas de pessoas de repente alegaram que também tinham visto o Demônio de Jersey [fonte: The New Jersey Historical Society]. Então, como essa história surgiu? Provavelmente teve suas origens com um Daniel Leeds de Nova Jersey do século 18. Ex-quacre, Leeds brigou publicamente com líderes quacres sobre religião, ocultismo e política durante anos. Quando surgiram histórias sobre o Demônio de Jersey, dizia-se que era filho de uma mãe Leeds e se parecia muito com os dragões alados do brasão da família Leeds [fonte: Regal].

7: Mariposa

mothman7

Leia também - La Pascualita - A Noiva Cadáver

Voltando para casa tarde da noite de 15 de novembro de 1966, quatro jovens adultos notaram duas luzes vermelhas nas sombras da West Virginia Ordnance Works, uma antiga fábrica de TNT da era da Segunda Guerra Mundial. Parando para investigar, eles afirmam ter descoberto uma criatura de 1,8 ou 2 metros de altura que se assemelhava a um homem com asas grandes. As duas luzes vermelhas que eles notaram eram seus olhos. Enquanto corriam para casa em seu carro, a fera voou atrás deles. Assim que a notícia foi divulgada, mais de 100 pessoas na região de Point Pleasant, na Virgínia Ocidental, relataram ter visto "Mothman" no ano seguinte [fonte: History (em inglês)]. (Curiosamente, um artigo da Associated Press de 1966 cita um professor da Virgínia Ocidental dizendo que o que as pessoas realmente viram foi uma espécie rara de grou que havia saído de sua rota normal de migração.) Em 15 de dezembro de 1967, uma grande ponte na área desabou durante a hora do rush, matando 46. Os avistamentos pararam abruptamente, levando os moradores a pensar que Mothman estava tentando avisá-los – ou foi o responsável pela tragédia. No entanto, os avistamentos de Mothman posteriormente surgiram em todo o mundo. Embora não existam fotos dele, os relatórios consistentemente o colocam em cerca de 7 pés de altura com olhos vermelhos penetrantes (às vezes na cabeça, outras vezes no peito) e asas de morcego ou penas. Enquanto isso, Point Pleasant abraçou seu momento de destaque, erguendo uma estátua do Mothman e criando o Mothman Museum e o Mothman Festival.

6: Wendigo

wendigo6

A história do Wendigo vem do folclore nativo americano e está ligada ao canibalismo. A criatura, que tende a ser encontrada no norte de Minnesota e nas florestas canadenses, é tipicamente descrita como um homem-fera de 4,5 metros de altura com grandes olhos e garras, uma estrutura emaciada e um apetite insaciável por carne humana. Muitos nativos americanos e colonos brancos falaram do Wendigo, culpando-o quando amigos ou familiares entraram na floresta e desapareceram misteriosamente. Outro conto diz que o Wendigo, também chamado de Windigo, não é uma criatura, mas sim um espírito canibal que possui as pessoas. Neste mito, se um Wendigo possuir você, você sairá e começará a comer pessoas. Tal foi supostamente o caso de Swift Runner, um nativo americano. Em 1879, ele matou e depois comeu toda a sua família. Antes que o laço fosse colocado em seu pescoço, ele alegou que não era culpa dele - um Wendigo entrou nele e o fez fazer isso. Ele foi enforcado de qualquer maneira.

5: La Llorona

llorona5

Ah, La Lorona! Esta figura trágica vestida de branco chora ao longo das margens dos rios, principalmente no sudoeste dos EUA, lamentando seus dois filhos pequenos – que ela matou. Caramba. De acordo com este conto hispânico popular, uma mulher chamada Maria é La Llorona, que significa "a mulher chorando" em espanhol. Ela era uma linda garota que só se dignaria a se casar com o homem mais bonito. Ela o encontrou e sequestrou, e eles tiveram dois filhos maravilhosos. O casal ficou muito feliz. Mas então o marido de Maria começou a ficar longe de casa por longos períodos, bebendo demais e saindo com outra mulher. Quando ele voltou para casa, ele só queria visitar seus filhos. Enfurecida e com ciúmes, Maria jogou os meninos no rio e eles se afogaram. Outra versão da história diz que Maria era a selvagem, saindo à noite para entreter os homens e muitas vezes deixando seus filhos sozinhos em casa. Uma noite, sozinhos mais uma vez, eles vagaram até o rio e se afogaram. Ambas as versões dizem que Maria se consumiu de culpa e tristeza após a morte dos meninos e começou a caminhar à beira do rio clamando por eles. Depois que ela morreu (por afogamento no mesmo rio ou definhando), seu fantasma continuou o ritual, com uma reviravolta feia. Além de lamentar seus filhos ao longo da margem do rio, La Llorona mataria quem cruzasse seu caminho. O conto é frequentemente usado pelos pais para assustar seus filhos pequenos de rios perigosos [fontes: Hayes, Weiser].

4: Macaco Skunk da Flórida

skunk4

Muitas vezes chamado de Southernmost Bigfoot, o Florida Skunk Ape é descrito como um homem-macaco grande e peludo que exala um cheiro horrível e vagueia pelo estado da Flórida. Numerosos avistamentos foram relatados ao longo dos anos, com a fera aparecendo durante o dia e à noite, e em todos os tipos de ambientes, embora pareça favorecer áreas pantanosas [fonte: Florida Skunk Ape].Assim como o Pé Grande, as evidências coletadas ao longo do tempo consistem em fotos, amostras de cabelo e alguns moldes de pés. (O Skunk Ape aparentemente tem quatro dedos ao contrário do Bigfoot, que tem cinco.) Um site dedicado à criatura, The Florida Skunk Ape, diz que recebe vários relatos de avistamentos a cada semana. As criaturas do pântano fazem parte do folclore humano há muito tempo, então provavelmente não é de surpreender que um estado com vastas extensões de pântano tenha dado origem a tal mito.

3: Dona de Burro

donkey3

Se você mora em San Antonio, Texas, a Donkey Lady pode te pegar. Segundo a lenda, na década de 1950 houve um terrível incêndio em uma casa em San Antonio. Duas crianças morreram, e sua mãe foi horrivelmente queimada. Todos os dedos das mãos e dos pés haviam desaparecido, deixando tocos parecidos com cascos em suas mãos e pés. Seu rosto era uma massa de carne carbonizada e irreconhecível. Enlouquecida por sua tragédia, ela começou a vagar pelo condado e aterrorizar qualquer um que se aproximasse demais. Outra versão do conto diz que ela vive sob uma velha ponte de pedra que cruza Elm Creek, no sul de San Antonio. A ponte foi apelidada de Donkey Lady Bridge; buzine três vezes se você quiser que ela saia do armário [fonte: Weird US]. Alguns acreditam que a lenda se confundiu com uma velha excêntrica da vida real chamada Doc Anderson, que era conhecida como Donkey Lady porque morava em um barraco à beira de uma estrada e cuidava de burros. Durante a década de 1970, as pessoas relatavam ter visto uma mulher vestida estranhamente saindo da floresta, levando alguns burros para a água [fonte: McCullough].

2: Gato Wampus

wampus2

O cheiro é horrível, como spray de gambá e cachorro molhado. Tem olhos e presas amarelos brilhantes. Mata animais, sequestra crianças e aterroriza tudo o que encontra. O mais assustador de tudo, é meio gato, meio mulher. Esta criatura aterrorizante é o Gato Wampus. Geralmente à espreita no nordeste do Tennessee, a criatura também foi vista no leste de Kentucky, Virgínia, Virgínia Ocidental e, curiosamente, na Universidade do Tennessee-Knoxville. Alguns afirmam que vive nos esgotos fétidos de Knoxville. Apesar de inúmeros avistamentos relatados, não existem fotos da criatura. Existem várias histórias sobre como o Gato Wampus surgiu. Aqui estão dois. Um diz que uma esposa Cherokee se escondeu sob a pele de um leão da montanha para espionar seu marido e seus amigos enquanto caçavam. Eles a descobriram e, como punição, o curandeiro da tribo disse que ela tinha que usar a pele do leão para sempre, transformando-a em uma mulher-gato. Angustiada, ela vagueia lamentando seu destino. Outro conto diz que um guerreiro Cherokee foi à caça de uma fera que estava aterrorizando sua tribo. Quando ele o rastreou, ele o olhou diretamente nos olhos, fazendo com que o guerreiro enlouquecesse. A esposa do guerreiro não estava feliz com isso, então ela se escondeu sob a pele de um leão da montanha e perseguiu a fera para se vingar. Quando ela o encontrou, a fera deu uma olhada nela e fugiu, petrificada. Até hoje, o espírito da mulher ainda vaga pela área, vestido como um leão da montanha [fonte: Pickens].

Leia também - Museu do IML tem histórias de arrepiar

1: Slenderman

slender1

Slenderman é uma figura lendária notável por duas razões principais. Ele é a primeira criatura mítica do mundo gerada na Internet, e não há dúvida se ele realmente existe ou não. Slenderman foi criado pelo floridiano Eric Knudsen em 2009 no fórum da web Something Awful, onde as pessoas manipulam fotos e depois escrevem histórias sobre elas. A foto de Knudsen mostrava uma figura alta, esguia e felpuda. Ele inicialmente não escreveu muito sobre isso, mas sugeriu seu caráter maligno. Os participantes do fórum adicionaram detalhes, assim como Knudsen. Com o tempo, Slenderman se espalhou para outros fóruns e sua descrição começou a se transformar. Às vezes ele tinha vários braços, outras vezes nenhum. Às vezes ele matava suas vítimas, outras vezes seus seguidores matavam pessoas por ele. Muitas vezes, você nunca sabe o que aconteceu quando ele pegou alguém – só que provavelmente não era bonito. Embora Knudsen tenha parado de desenvolver o personagem Slenderman, ele continua vivo na Internet e seus fãs, muitos dos quais são adolescentes. Tragicamente, em 2014, duas meninas de 12 anos quase mataram uma amiga ao esfaqueá-la 19 vezes, na esperança de agradar Slenderman, que eles achavam que era real [fontes: Biggs, Dewey]. Essa é a história de Slenderman mais aterrorizante de todas.

Fonte: https://science.howstuffworks.com/