Sangue nos olhos, a defesa do lagarto de chifres

lachif2Lagartos-de-chifres são répteis da família Phrynosoma, muitas vezes referidos como “sapos com chifres”, já que sua forma achatada lhes dá uma aparência semelhante aos sapos. Há mais de uma dúzia de espécies conhecidas, encontradas nos desertos e ambientes semiáridos das Américas Central e do Norte, da Guatemala ao sul do Canadá. Os animais são distinguíveis pela coroa formidável de chifres que adorna sua cabeça, além dos inúmeros espinhos em toda a sua volta. Eles se alimentam principalmente de formigas, mas também são conhecidos por comer gafanhotos, besouros e aranhas.

Sua coloração pode ser amarelada, cinza ou marrom-avermelhada, dependendo do ambiente em que vivem, e combinada com a sua forma, lhes proporciona uma camuflagem considerável. Por conta disso, apesar de utilizarem uma grande variedade de meios para impedir a predação, geralmente a sua primeira defesa é evitar a detecção. Apesar de suas características pontiagudas, os lagartos-de-chifres são predados por uma série de criaturas, incluindo falcões, galos, cobras, cães, lobos e coiotes. Consequentemente, além de sua camuflagem natural, eles adaptaram outros talentos notáveis.

Lagartos-de-chifres têm um “plano B”

lachif1

Se um predador se aproximar muito, eles podem tomar diversas medidas. Por exemplo, podem correr em rajadas curtas e parar abruptamente para confundir a acuidade visual de quem estiver lhe perseguindo. Se isso não funcionar, eles podem inchar seus corpos para fazer com que pareçam maiores e mais difíceis de engolir. A fim de afastar os predadores famintos, os lagartos são capazes de inflar seus corpos até duas vezes o seu tamanho normal, semelhante a um balão espinhoso.

lachif3

E se mesmo essa ação se revelar insuficiente, pelo menos quatro espécies de lagartos-de-chifres têm ainda mais um truque na manga: eles podem utilizar um dos mecanismos de defesa mais bizarros do reino animal e literalmente atirar sangue pelos olhos. Os répteis são capazes de fazer jorrar um fluxo de sangue a partir dos cantos de seus olhos por uma distância de até um metro.

lachif4

O esguicho sinistro é alcançado quando os animais restringem o fluxo de sangue saindo da cabeça, aumentando assim a pressão arterial e rompendo vasos minúsculos em torno de suas pálpebras. E qual o objeto desse show de terror? Confundir os predadores, no geral, mas o sangue também contém uma substância química que é nociva para cães, lobos e coiotes. Parece não ter efeito contra pássaros predatórios, no entanto.

lachif5

Nas últimas décadas, as populações de lagartos-de-chifres têm declinado em todos os territórios onde são encontrados. A destruição de seu habitat natural, os esforços para erradicar formigas (sua principal fonte de alimento) e seu comércio como animal de estimação exótico são algumas das causas desse declínio.


Fonte: http://animals.nationalgeographic.com/

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade