CURIOSIDADES

Besouro Bombardeiro - Uma Forma de defesa singular

besourobEntre as variadas formas de defesa presentes no mundo animal, destaca-se a de alguns insetos que ao serem ameaçados por sapos, pássaros e até mesmo por outros insetos, lançam sobre eles jatos de água quente misturada a substâncias químicas irritantes. Os besouros bombardeiros são especiais nesse aspecto, pois a maior parte dos insetos armazenam a substância a ser liberada numa ação defensiva, na forma de um produto pronto. Quando um bombardeiro é atacado, enzimas especiais preparam na hora o veneno que vai ser utilizado. Há várias espécies de besouros bombardeiros. Eles têm cerca de 2,5 cm de comprimento, são noturnos e vivem a maior parte do tempo escondidos entre raízes ou debaixo de pedras.  

A cabeça e as pernas são marrons, e a carapaça é verde-escuro. No abdômen do bombardeiro existem dois reservatórios cheios de uma solução de água oxigenada e hidroquinonas.

Um músculo comprime o conteúdo dos reservatórios em direção a uma câmara de reação situada um pouco abaixo. É nessa câmara que a mistura é feita.

Lá dentro, o líquido ferve a 100ºC. Quando sai, além de quente e fedido, o contato com o ar o torna um gás explosivo. Talvez seja isso que o torne luminoso no escuro. A câmara de reação torna o bombardeiro um grande artilheiro. Ele pode disparar oito ou mais jatos seguidos, em seqüências muito rápidas, como jatos de tinta spray, sem que os reservatórios se esvaziem.

Os arremessos alcançam até 10 centímetros, à velocidade de 240 centímetros por segundo. A massa do jato é estimada em 0,3 miligramas. Isso parece pouco? Já que a massa total do bombardeiro é de cerca de 290 miligramas, isso corresponderia a um jato de ácido fervente lançado por um homem de 100 quilos, à velocidade de 2,4 metros por segundo.

Brachynus crepitans

O termo besouro-bombardeiro (Nome científico:Brachynus crepitans) é a designação comum a diversas espécies de besouros da família dos carabídeos. Também são conhecidos pelos nomes de besouro-artilheiro, peidorreiro e tifu. Esse inseto vive a maior parte do tempo escondendo-se entre raizes de árvores ou debaixo de pedras. Sendo um animal carnívoro, eles alimentam-se de insetos de corpo mole.

Esta modesta criatura se defende de uma maneira bastante peculiar; seu corpo possui duas bolsas com substâncias químicas que explodem quando misturadas (peróxido de hidrogênio e hidroquinona), mas são benignas quando mantidas separadas. Assim, a primeira capacidade é que esse besouro possui duas bolsas distintas que mantêm as substâncias químicas separadas até que ele precise da reação química para protegê-lo.

A segunda capacidade é que esse besouro possui um revestimento de amianto em seu "caldeirão" onde os produtos químicos são misturados. Esse revestimento impede que a explosão química destrua o corpo do besouro ao ser projetada para fora.

Entretanto, uma terceira capacidade se faz necessária para impedir que a explosão que ocorre fora do corpo do besouro atinja-o quando a corrente da química explosiva irrompe para fora do corpo. Se essa corrente fosse contínua, o besouro seria explodido pela reação química que sai do corpo; no entanto, o besouro expele sua corrente em pulsações gotejantes pequenas e contínuas. Assim, a corrente de material explosivo não é continua, de forma que o besouro não é morto pelo seu próprio mecanismo de proteção!

Besouro inspira nova tecnologia de spray

À primeira vista é difícil encontrar uma associação entre um besouro e o sistema de injeção eletrônica dos automóveis. Ou com sistemas de combate a incêndios, aplicações de injeções sem agulhas ou nebulizadores. Mas a conexão pode ficar mais clara se falarmos especificamente do besouro bombardeiro, um pequeno inseto capaz de expelir um jato de líquido fervente de seu abdome a uma distância até 10 vezes maior do que o seu próprio tamanho.

Biomimetismo

Em um exemplo clássico de biomimetismo - o desenvolvimento de tecnologias inspiradas em organismos vivos - a equipe do pesquisador Andy McIntosh, da Universidade de Leeds, Inglaterra, baseou-se no besouro bombardeiro para desenvolver uma nova técnica que poderá se tornar a base para uma grande variedade de sistemas que dependem de sprays e borrifadores.

Besouro bombardeiro

Besouro bombardeiro é uma designação genérica para várias espécies dotadas da mesma capacidade de expelir líquidos como mecanismo de defesa. Esse líquido, que sai fervendo de seu corpo, é uma mistura de vapor d'água e vários compostos químicos de odor forte e capazes de provocar queimaduras em seus inimigos.

Existem mais de 500 espécies de besouros bombardeiros no mundo. Medindo tipicamente ao redor de 2 centímetros de comprimento, esses besouros possuem em seu abdome uma pequena câmara, medindo menos de 1 milímetro de diâmetro, na qual um composto chamado hidroquinona reage com peróxido de hidrogênio para produzir um jato de vapor quente.

Nova tecnologia de spray

Para simular o sistema natural do inseto os pesquisadores desenvolveram um aparelho capaz de replicar as características físicas do seu spray e a sua fisiologia, criando um mecanismo artificial de borrifamento de altíssima eficiência.

Batizada de µMist® (micro-neblina), a nova tecnologia utiliza o calor e técnicas de evaporação rápida para impulsionar uma grande variedade de líquidos. A câmara do aparelho mede 2 centímetros de diâmetro e consegue atirar o jato de vapor a uma distância de até 4 metros.

A nova tecnologia de spray permite o ajuste do tamanho das gotículas, da temperatura e da velocidade com que o vapor é atirado. Essa flexibilidade é que torna a µMist® interessante para uma série de áreas, incluindo a aplicação de medicamentos, o combate a incêndios e qualquer outro sistema cuja operação dependa da aspersão de líquidos ou da criação de jatos, como o sistema de injeção eletrônica dos motores de automóveis.


Fonte: www.scb.org.br/.../naturezaviva/2k21207.asp
            http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/