CURIOSIDADES

Curiosidades relacionadas a area da astronomia

astronomiaA constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente 5 são visíveis a olho nú. O nome mais longo de estrela é Torcularis Septentrionalis, dado à estrela ômicron Piscium da constelação de Peixes. O Corpo Celeste mais distante visível a olho nú é a Grande Galáxia, em Andrômeda, conhecida como Messier 31. Estima-se que a nossa galáxia, a Via-Láctea, é composta por aproximadamente 200 bilhões de estrelas.

A Via-Láctea tem um diâmetro de aproximadamente 70.000 anos-luz.

Se o Sol morresse de morte súbita, nós só saberíamos que ele apagou 8 minutos e 15 segundos depois. Isso porque a luz leva esse tempo para chegar até nós.

Se a estrela Próxima de Centauro morresse agora, nós só saberíamos dentro de 4 anos e três meses. Sua luz leva esse tempo para chegar até nós. imagine a distância a que ela se encontra daqui.

As estrelas não piscam. Nós vemos as estrelas piscando por causa da turbulência da atmosfera terrestre, que interfere na luz emitida por elas.

Planeta em grego significa errante, viajante. Os gregos da Antiguidade denominaram estes corpos celestes de planetas porque os observavam "viajando" entre as estrelas "fixas".

Se o Sol fosse comparado a uma bola de basquete, Júpiter seria uma bola de golfe; Saturno, uma bolinha de ping-pong; Urano e Netuno, bolinhas de gude; e Plutão, menor que a metade da cabeça de um alfinete. Júpiter tem 318 vezes a massa da Terra e Plutão apenas dois milésimos.

A Lua cabe 49 vezes dentro da Terra, que cabe 1.300.000 vezes dentro do Sol

Vênus, segundo planeta mais próximo do Sol tem uma temperatura estimada de 426°C em sua superfície.

O maior meteorito (em massa) da história caiu na África do Sul. Chama-se Hoba e pesa 60 t.

O que é Estrela Cadente? Não é estrela para começar. É um meteoro que entrou na atmosfera terrestre e emite luz porque incandesce ao chocar-se com ela. As partes que caem no solo são chamadas de meteoritos.

O maior meteorito caído no Brasil, com 5,4 t, é a pedra Bendengó, encontrado na Bahia em 1784. Encontra-se no Museu Nacional do Rio de Janeiro desde 1888.

No deserto do Arizona, EUA, existe uma cratera de 4827 metros de circunferência por 1609 metros de largura e 170 metros de profundidade. Foi produzida pelo choque de um meteoro com a terra, há milhares de anos.

Nordlingen: É uma cidade do sul da Alemanha, que foi construída no interior de uma cratera, feita por um asteróide há 15 milhões de anos

Você sabia que São Paulo já foi alvo de um meteoro? Este fenômeno ocorreu a apenas 35 kilômetros da região central de São Paulo. Ainda bem que isso foi há milhares de anos, porque se isso fosse hoje a cidade viraria pó em segundos

Eclipse solar total - O dia fica quase tão escuro quanto a noite, porque não é possível ver nenhuma parte do Sol. Ocorre quando a Terra entra na sombra da Lua no instante em que há um alinhamento entre Sol, Lua e Terra.

Eclipse solar parcial - O dia escurece, mas não completamente, porque no alinhamento, a Lua não encobre totalmente o Sol.

Eclipse lunar total - A escuridão fica total em noite de Lua cheia.. Ocorre quando a Lua passa inteiramente dentro da sombra da Terra.

Eclipse lunar parcial - A Lua cheia aparenta ser quarto crescente ou minguante. Ocorre quando apenas uma parte da Lua cheia fica dentro da sombra da Terra.

O mais jovem astronauta a viajar em órbita da Terra foi Gherman Stepanovich Titov que tinha 25 anos quando foi lançdo a bordo da nave Vostok 2 em 6 de agosto de 1961.

A primeira mulher a voar na órbita da Terra foi a ten. Jr. Valentina Vladimirovna-Tereshkova. Foi lançada a bordo da nave Vostok 6, da Base de Baikonur, Cazaquistão em 16 de junho de 1963.

Segundo consta, um total de 12 homens já caminharam sobre a Lua.

O mais velho que já viajou pelo espaço foi Vance DeVoe Brand (americano), que tinha 59 anos em 2 de dezembro de 1990. Viajou em uma missão a bordo do ônibus espacial Columbia STS 35.

Fonte: UFO NET