CURIOSIDADES

Tigerfish, uma das criaturas mais assustadoras do mundo

tiger2Provavelmente várias pessoas conhecem o famoso “pescador apresentador” do Animal Planet’s "River Monsters”, Jeremy Wade. Enquanto ele estava em uma expedição de pesca com sua equipe no rio Congo, na África, o pescador britânico fez uma surpreendente e rara descoberta, ele se deparou com um gigantesco tigerfish (Peixe Tigre) e conseguiu derrotar o monstro depois de uma grande luta. O resultado foi surpreendente de como o pescador de 52 anos de idade, saiu da água com um tigerfish de 05 pés (1,52metros) e segurou-a com ambos os braços por medo de ser mordido por seus 32 dentes afiados que têm as mesmas dimensões que os de um tubarão branco. O tigerfish é conhecido como sendo um dos peixes de água doce mais perigosos do mundo, assim Wade disse que ele estava sendo extremamente cauteloso quando ele puxou para fora da água

 

tiger3

tiger1

O monstro com um peso aproximado de 100 libras (45,36 Kg) ainda não tinha sido capturado anteriormente por causa de sua ferocidade e do seu habitat, que é muito difícil de alcançar. A “piranha gigante” parece consumir presas do tamanho de si mesmo e já houve casos em que foi relatado que ela cortou ao meio, crocodilos ou mesmo pessoas.Para Jeremy Wade, a "piranha gigante", pode facilmente estar no topo quando falamos de criaturas mais assustadoras do mundo.


Habitat


África, bacia do rio Congo, rio Lualaba, lago Upemba e lago Tamganica.


Biologia


Pertence á mesma familia que as piranhas, porém como se pode observar com uma "pequena" diferença de tamanho, por todos é conhecida a famosa voracidade da piranha e a sua extrema agressividade, se juntamos a estes dois ingredientes, 50 kg e uma boca com 32 razões afiadas em forma de caninos, já nos podemos fazer uma ideia aproximada do que é um Tigerfish ou (peixe-tigre). Uma particularidade deste peixe, o que o faz mais temível se cabe, é a fisionomia da sua mandibula, que possui as mesmas caracteristicas que as de um tubarão. Tal como o tubarão possui dentes que automáticamente subestituem qualquer dente que se parta, ou se perca durante um ataque mais violento. Estes dentes encontram-se embutidos em cavidades especiais na placa óssea da mandibula prontos a girar para ocupar o lugar do dente perdido.

tiger4

Originário de África com maior presença no rio Congo e seus afluentes o Tigerfish é um autêntico carniceiro de água doce, os seus ataques são explosões de agressividade seguidas de largas corridas e saltos espetáculares, alimenta-se de peixes do seu habitat, porém não hesita em atacar qualquer outro ser vivo que seja capaz de engolir.

{youtube}Tse3BAX71S0{/youtube}

Ao ser um peixe que caça em águas turvas depende em grande parte da sua linha lateral para a detecção das suas presas. A sua reprodução têm lugar no verão ao longo das margens dos rios e lagos donde habita, depois de fecundada a fêmea deposita centenas de milhar de ovos na vegetação das margens os quais eclodem ao fim de 2-4 dias sem controle paterno e estão aptos a sobreviver.  A melhor época para a sua pesca dá-se entre os meses de setembro e novembro. A sua dieta nos primeiros dias consiste em zooplâncton e larvas de insectos, passando rapidamente a ingerir pequenos peixes, na sua juventude são victimas habituais de corcodilos, outros peixes predadores e aves, porém no estado adulto o uníco predador conhecido é o ser humano.

 


Fonte: http://domescobar.blogspot.com
           http://peixesdesportivosdomundo.blogspot.com