CURIOSIDADES

Bruxaria é considerada profissão legal na Romênia

bruxaria1A Romênia alterou suas leis trabalhistas para reconhecer oficialmente a bruxaria como profissão. A determinação, que passou a valer dia 1 de janeiro de 2011 e faz parte de um pacote de medidas para combater a evasão fiscal num país que enfrenta forte recessão. Além das bruxas, astrólogos, embalsamadores, camareiros e instrutores de direção são agora considerados profissionais, o que deve facilitar os trâmites para que essas pessoas paguem imposto de renda. A cobrança de impostos sobre as bruxas na Romênia irritou a comunidade que decidiu protestar de modo original: lançar feitiços contra o presidente romeno Traian Basescu. O imposto sobre as bruxas entrou em vigor como parte dos esforços do governo para combater a evasão fiscal, em um país que está em recessão. Como qualquer trabalhador autônomo, elas vão pagar 16% do imposto de renda ...

e contribuições aos programas de saúde e de pensões. A história da Romênia e cheia de lendas e contos. Foi lá que viveu o imperador que deu origem ao livro Drácula. As superstições fazem parte do imaginário popular a um ponto que influem até mesmo na política.

Durante a campanha presidencial de 2009 a candidata Mircea Geoana não foi muito bem em um debate crucial. Seus apoiadores culparam ataques de “energia negativa” vindos dos funcionários do presidente Traian Basescu.  Viorel Hrebenciuc, assistente de Geoana, afirmou que houve uma conspiração da “flama violeta” durante a campanha. Segundo ele, o presidente e seus assistentes só usam roxo em dias cruciais. Acredita-se que usar peças roxas torna a pessoa superior e afasta o mal.

O passado do país também apresenta suas ligações com o sobrenatural. O ditador comunista Nicolae Ceausescu, que comandou o país de 1965 a 1989, tinha sua própria bruxa pessoal. O imposto das bruxas não é uma unanimidade entre os profissionais da área. A taxa foi vista de forma positiva por aqueles que queriam ter suas atividades reconhecidas pelo poder público.

A bruxa Mihaela Minca diz que a lei é muito boa, pois pretende abrir seu próprio negócio. Sua irmã, Melissa, diz estar muito feliz por ser legalizada. Por outro lado existem aquelas que ficaram furiosas com a decisão. A bruxa-rainha Bratara Buzea, que foi presa por bruxaria durante o regime de Ceausescu, pretende fazer um poderoso feitiço contra o presidente usando uma mistura de fezes de gato com um cachorro morto. “Minhas maldições sempre funcionam”, afirma Bratara.

Alguns argumentam que será difícil colocar a lei em prática, afinal este tipo de profissional geralmente recebe seu pagamento em dinheiro e em pequenas quantidades, geralmente 14 a 20 Reais por consulta.  A bruxa Alisia diz que a taxação é uma tolice. “O que existe para ser taxado se não conseguimos ganhar quase nada?”

Fonte: http://www.imagick.org.br