CURIOSIDADES

15 fobias incomuns

fobia topoAs fobias são geralmente o resultado de uma combinação de eventos externos (ou seja, eventos traumáticos) e predisposições internas (ou seja, hereditariedade ou genética). As pessoas afetadas com fobias podem experimentar um medo irracional de algo, acompanhado por respiração rápida, batimentos cardíacos irregulares, falta de ar, sudorese e náusea. Surpreendentemente, muitas destas chamadas fobias bizarras estão total ou levemente presentes e não diagnosticadas entre nós. Conheça aqui algumas das mais bizarras e incomuns fobias que causam transtorno às pessoas que padecem de medo irracional e terrível.

1. Aliumfobia - Medo de alho

fobia 1 alho

Aliumfobia é um medo intenso e irracional de alho. As pessoas com esta fobia evitam consumir alho a todo o custo e estremecem até mesmo com a visão ou o cheiro dele. Na mitologia, os vampiros são relatados como tendo aliumfobia. Em Drácula de Bram Stoker, o professor Abraham Van Helsing infunde o seu quarto com o alho para afastar os maus espíritos. Sprays de alho podem ser utilizados como repelentes eficazes. Há evidências de que gases e odores exalados por uma pessoa que tenha consumido muito de alho podem afugentar os mosquitos.

2. Didascaleinofobia - Medo de ir à escola

fobia 2 medo de escola

A didascaleinofobia é caracterizada por uma aversão à escola e afecta 5 por cento da população. A causa pode ser rastreada até às dificuldades de aprendizagem (como dislexia ou TDAH), uma incapacidade de lidar com a pressão académica ou eventos traumáticos (como bullying). Os professores devem ser treinados para cuidar e aconselhar os alunos e dar-lhes tempo e atenção especiais. É espantoso como muitos de nós cresceu e enfrentou esta fobia sem qualquer tipo de tratamento ou aconselhamento.

3. Socerafobia - Medo de sogros

fobia 3 - sogros

A socerafobia é caracterizada pela constante apreensão, ansiedade ou medo relativamente à ideia de interagir com um dos sogros. A penterafobia é o medo de uma sogra. A principal causa deste medo reside na imaginação muitas vezes exagerada de similaridades entre a pessoa e a sogra, que muitas vezes se torna irreal. Um número surpreendentemente grande de homens e mulheres recém-casados ??procuram terapia para superar esta fobia.

4. Pogonofobia - Medo de barbas

fobia 4 barba

Pogonofobia é derivada da palavra grega "pogono" que significa "pertencente a barba" e "fobia" que significa "medo". Algumas pessoas atribuem emoções negativas às barbas, considerando-as desgrenhadas, sem higiene e/ou bárbaras. Algumas mulheres têm recusado sair com alguns homens solteiros devido a esta fobia e até mesmo consideram homens com pêlos faciais como pessoas suspeitas de serem desporvidas de individualidade e desafio.

5. Eufobia - Medo de ouvir boas notícias

fobia 5 boa noticia

Sabemos que todo o mundo gosta de ouvir uma boa notícia e teme as más, mas esta fobia é uma revelação chocante - pessoas que sofrem de eufobia evitam boas notícias de qualquer tipo! A razão por trás disso pode ser uma apreensão de um pedaço enganoso ou evasivo de notícias desagradáveis ??à espreita por trás da chamada "boa notícia". Uma pessoa que sofre de eufobia envolve-se com percepções negativas ou pessimistas intencionalmente. A terapia comportamental pode ajudar estas pessoas a desenvolver a confiança e otimismo.

6. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia / Sesquipedalofobia - Medo de palavras longas

fogia 6 palavra grande

O nome em si provocará a fobia ao leitor sofredor. A palavra deriva a sua origem a partir da raiz da palavra "sesquipedalian", que significa "palavra por muito tempo". As palavras "hipopótamo" e "monstros" foram simplesmente adicionadas para intensificar o terror. Experiências terríveis com vocabulário e ortografia durante a infância e a dificuldade de memorizar ou mentalmente processar palavras multisilábicas são algumas das causas desta fobia. Nas tecno sociedades dependente de hoje, muitas pessoas que desistiram de o hábito da leitura pode desenvolver parcialmente esta fobia.

7. Caliginefobia / Venustrafobia - Medo de mulheres bonitas

fobia 7 mulher bonita

Algumas pessoas podem sofrer de um medo incessante, com ansiedade, mal-estar e até depressão quando entram em contato com mulheres bonitas. Isso pode decorrer de um incidente traumático no passado ao enfrentar uma bela mulher. Também pode decorrer de baixa auto-estima e/ou baixa auto-imagem, ou até de um complexo de inferioridade. Esta fobia também está ligada à televisão e aos filmes que apresentam as mulheres atraentes e podem afetar o desempenho do indivíduo na vida e distraí-lo de seu trabalho.

8. Hexakosioihexekontahexafobia - Medo do número 666

fobia 8 666

O número 666 ou "seiscentos e sessenta e seis" é mencionado como o "número da besta" na Bíblia, mais propriamente no livro do Apocalipse. Pessoas associadas a este número foram deixados para enfrentar consequências terríveis, no mesmo livro. Na literatura, ficção e música, o mal do número 666 deixou uma marca indelével. Muitos thrillers góticos, sobrenaturais e sinistros endossaram esta ideia. O temor supersticioso do "número do diabo" tem causado desconforto a muitas pessoas quando se cruzam com ele. A Rodovia 666 nos EUA é apelidada de "estrada do diabo", tendo sido rebaptizada em 2003 como "Highway 491". Algumas pessoas têm experimentado desconforto quando morava numa casa tendo este número.

9. Vestiofobia - Medo de usar roupas

fobia 9 roupas

A vestiofobia é uma aversão ao sentimento de roupas no seu corpo. As pessoas com esta fobia preferem vestir roupas extremamente soltas ou às vezes não usar sequer roupa alguma. Incidentes traumáticos de serem picados por insetos (como aranhas e vespas) escondidos nas dobras das roupas estão relacionados com a fobia. De igual forma, por vezes, o facto de se vestir roupas pesadas por um tempo prolongado pode desencadear tal fobia. Os sintomas variam entre uma sensação de asfixia e estrangulamento, náusea, tremores e pânico.

10. Pneumatifobia - Medo de espíritos

fobia 10 fantasmas

Pneumatifobia é um medo irracional do sobrenatural, que muitos de nós tem de alguma forma. Esta fobia pode ser sub-classificada em espectrofobia (medo de espectros), fasmofobia (medo de fantasmas), semonofobia (medo de demónios), satanofobia (medo de Satanás), hadefobia (medo do inferno) e wiccafobia (medo de bruxas). Os sintomas incluem paranóia, ataques de pânico, náuseas, sudorese, colapso mental e uma sensação de ser perseguido por espíritos. Histórias de fantasmas, vampiros, demónios, lobisomens e outras aparições popularizados pela literatura, mitologia e televisão pode agravar esta fobia.

11. Eisoptrofobia

fobia 11 espelhos

É o caso da pessoa que sofre pavor de espelhos ou de se olhar no espelho. Esta fobia geralmente está ligada a quem tem algum temor do sobrenatural, pois as pessoas tem medo de que ao invés de refletir a sua imagem aparece um fantasma ou algum outro ser assustador.

12. Deipnofobia

fobia 12 jantar mesa

Quem sofre desta fobia tem medo de jantar com amigos ou família e basta sentar à mesa com outras pessoas para que comecem, por exemplo, a suar ou sentir falta de ar. Isso acontece porque as pessoas veem um simples jantar com outras pessoas como uma ameaça, principalmente, de que podem ser levantados conflitos emocionais ainda não resolvidos.

13. Automatonofobia

fobia13 bonecos

Pode parecer estranho mas as pessoas que sofrem de automatonofobia tem medo de bonecas de cera ou de madeira como, por exemplo, os bonecos de ventríloquo. Isso significa dizer que elas tem medo de qualquer tipo de artefato que possa simular alguma situação das ações do homem.

14. Coulrofobia

aaa palha

Coulrofobia é o termo psiquiátrico usado para designar o medo de palhaços. É comum entre crianças, e às vezes também ocorre com adolescentes e adultos. Às vezes o medo é adquirido após experiências traumáticas com um indivíduo singular, ou após ver algum palhaço ameaçador na mídia.Ao depararem-se com algum indivíduo vestido de palhaço, "os portadores dessa fobia têm ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náusea.

15. Eclesiofobia

fobia 15 igreja

Ódio ou medo da Igreja ou das igrejas.

 

Fonte: http://www.ciencia-online.net/
http://top10mais.org/
http://pt.wikipedia.org/
http://www.carlosromero.com.br/