CURIOSIDADES

Curso universitário de Star Trek

star topo02/04/2013 - Os fãs do universo da série Jornada nas Estrelas têm uma boa pedida no Muhlenberg College, no Estado da Pensilvânia. O foco do curso oferecido na instituição é o estudo das "Religiões de Star Trek", comparando as características das seitas alienígenas abordadas na série com as religiões do mundo atual. "A ficção científica permite que as pessoas analisem a religião com um distanciamento seguro", diz Susan L. Schwartz a autora da disciplina. Este curso explora temas importantes no estudo da religião usando Star Trek como fonte primária, junto com os mais tradicionais textos escritos.

Trechos selecionados da série original, a Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager e são vistos e discutidos. Star Trek ainda é apresentado como um fórum de mídia para o debate público sobre a mudança de atitudes em relação ao papel da religião na nossa cultura ao longo dos últimos trinta anos. Como ela apresentou construções de sentido e valor em todas as culturas, com destaque para temas fundamentais para a nossa compreensão das religiões.

star250


Esses temas incluem a natureza do divino, o papel do mito e do ritual, a evolução tanto no sentido espiritual e biológica, o papel da tecnologia na nossa compreensão dos sistemas religiosos, atitudes para com "outras" religiões e o poder transformador da experiência religiosa. O que será que Gene Roddenberry, um ateu convicto, diria sobre um curso desses?

Fonte: http://www.ffesp.com