CURIOSIDADES

Entenda as superstições que cercam o casamento

casa2Por Samanta Di Khali - Rituais sempre fizeram parte da história do matrimônio ao longo dos século. Quer saber um pouco sobre os rituais e superstições que estão em torno de um casamento? Se você está curioso, fiz uma lista com as mais populares – afinal, quando o assunto é o matrimônio, não custa nada ficar de olhos abertos. A forma de comemorar o casamento sempre varia muito, devido a questões religiosas, culturais, entre outras. Entretanto, independentemente do lugar, rituais e tradições são uma constantes ao longo dos séculos.

Conheça os abaixo os rituais mais comuns e seus significados:

O noivo não pode ver a noiva antes da cerimônia

Este é um dos mais antigos rituais de casamento, ainda seguido à risca pelas noivas. A tradição vem da época que os casamentos eram arranjados pelas famílias e o homem não podia ver a futura esposa para evitar que se arrependesse no último minuto, colocando em risco muitas vezes um reinado.

A gravata do noivo deve estar alinhada

Acredita-se que caso a gravata esteja um pouco torta o homem será infiel. Preste atenção no altar, sempre vai ter alguém arrumando a gravata do noivo. Essa crendice popular nasceu porque alguns homens se encontravam com outras mulheres um pouco antes do casamento, o que era o motivo para que a gravata não estivesse bem alinhada.

Chuva de arroz nos noivos

Este é um ritual que faz com que o casal seja fértil para ter filhos.

A noiva não deve usar pérolas

Elas podem representar as lágrimas ao longo da vida de casado. Sempre é bom deixar de lado essa jóia tão bonita.

Ruídos x maus espíritos

Em muitos países, um dos costumes é fazer uma caravana atrás dos noivos para sair da igreja e dirigir-se ao local da festa. Durante o trajeto se tocam buzina e amarram-se latas na parte de trás do carro que leva os noivos até o local da festa. Tudo isso espanta a má sorte e os maus espíritos, trazendo boas energias ao casal.

O vestido da noiva

O costume é se casar de branco, mas algumas noivas adoram inovar e usam o vermelho ou até mesmo o lilás - as duas cores representam a alegria e muita sedução. Jamais casar-se de preto, pois significa a morte, ou de verde, que representa a infidelidade.

Chover no dia do casamento

Pode até atrapalhar a festa, mas traz sorte para o casal. Também dizem que quando chove é porque a noiva comeu na panela quando criança.

A noiva deve usar uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa emprestada e uma coisa azul

O velho simboliza o passado e a continuidade. O novo significa otimismo, esperança e a vida futura. O emprestado significa a felicidade que deverá ser partilhada por um casal que já trocou alianças. E o azul simboliza fidelidade, amor eterno e pureza.

Fonte: http://vivabem.band.uol.com.br/