CURIOSIDADES

Peixe-dragão-leão

peixe1O peixe-dragão-leão (Pterois volitans) é um dos peixes mais espectaculares nos mares tropicais. Possui uma coloração extravagante com riscas vermelhas que servem de aviso para os mergulhadores e para potenciais predadores. Mede até 38 cm e hatita em águas tropicais do este do oceano Índico e do oeste do Pacífico, podendo mergulhar a profundidades de 2 a 55 metros. As suas barbatanas exibem espinhos longos e finos, com uma glândula que contém um veneno capaz de causar dores fortíssimas (e mesmo morte!), mas não é perigosa para os humanos.

O veneno é expelido se os espinhos foram comprimidos. Esta espécie caça durante a noite, usando as barbatanas peitorais semelhantes a asas para encurralar as presas (peixes, camarões e caranguejos) contra o recife e passa o dia escondida em rachas entre rochas e corais. O veneno dos Peixes-dragão-leão é inoculado através de espinhos localizados nas regiões dorsal, pélvica e anal. Geralmente possuem de 12 a 13 espinhos dorsais, 2 pélvicos e 3 anais. Cada espinho possui duas glândulas que produzem e armazenam veneno. Os peixes-leão também possuem espinhos peitorais, porém estes não possuem glândulas de veneno.

peixe2

A potência do veneno varia de acordo com a espécie e tamanho do peixe. Os principais efeitos são: dor intensa localizada, seguida de edema local, podendo também a vítima sentir náuseas, tontura, fraqueza muscular, respiração ofegante e dor de cabeça. O veneno dos peixes-dragão-leão é constituído de proteínas termosensíveis, que são vulneráveis ao calor e se desnaturam facilmente. Os primeiros socorros constituem-se na imersão do local afetado em água quente (43-45°C) por 30 a 40 minutos ou até a dor diminuir.

Predadores

Os peixes-dragão-leão são predadores vorazes. Quando estão caçando encurralam as presas com seus espinhos e, num movimento rápido, as engolem por inteiro. Eles são conhecidos por seus enormes espinhos dorsais e pela coloração listrada, de cores vermelha, marrom, laranja, amarela, preta ou branca. São nativos da região Indo-Pacífica, vivendo sempre próximos à recifes de coral, mas algumas espécies podem ser encontradas em outras regiões do mundo. Devido a uma recente introdução, eles podem ser encontrados no oeste do Oceano Atlântico e Mar do Caribe.

Os Peixes-leão vivem até 15 anos e podem pesar até 200g. Durante o dia preferem se abrigar em cavernas ou fendas, sendo animais de hábitos noturnos. Alimentam-se de pequenos peixes e normalmente só os comem vivos, mas em cativeiro podem ser habituados a comer camarão congelado. São ovíparos e a desova acontece à noite.Há alguns peixes de aquário que devem ser manejados com muito cuidado. Seus espinhos contêm um veneno que pode provocar uma picada extremamente dolorosa; trata-se de uma defesa contra peixes predatórios maiores. Só se torna agressivo quando provocado; espécies menores, manejadas com cuidado, tornam-se animais de estimação bem divertidos. Têm enormes bocas e apetites, e crescem rapidamente.

Fonte: http://www.ninha.bio.br/
http://mundoanimal66.blogspot.com.br/