CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Além das Fronteiras: Salto Quântico da Atom Computing - 1.180 Qubits e Contando

atomquantico12023 - A startup Atom Computing, com sede nos Estados Unidos, divulgou ter atingido uma conquista de significativo impacto simbólico e, ao mesmo tempo, com resultados altamente práticos: seu processador quântico ultrapassou a marca de 1.000 qubits. E não apenas ultrapassou, mas o chip tem capacidade para 1.225 qubits, embora, até o momento, os especialistas tenham conseguido utilizar 1.180 deles. O chip Osprey, da IBM, que detinha o recorde anterior, apresentava 433 qubits. A explicação para os espaços não ocupados é simples: em contraste com os qubits supercondutores predominantemente utilizados em processadores quânticos anteriores, como os da IBM e do Google, a Atom opta por ...

qubits atômicos, nos quais os dados são armazenados em átomos individuais. Lidar com átomos individuais, contudo, ainda não alcançou a precisão de atividades mais convencionais. A empresa utiliza átomos neutros do elemento itérbio, sendo o qubit composto pelo spin do núcleo atômico, mais resistente a interferências do que os elétrons. A informação armazenada em cada átomo permanece segura por 40 segundos, em comparação com os qubits supercondutores usados no processador quântico mais avançado da IBM, que retêm a informação por não mais que 80 microssegundos.

Os átomos neutros, por não possuírem carga elétrica e não estarem sujeitos a forças eletrostáticas, podem ser dispostos mais próximos uns dos outros, diminuindo o tamanho do processador. Esses átomos são mantidos e manipulados por lasers, conhecidos como pinças ópticas. Fontes de luz adicionais que incidem sobre cada átomo possibilitam a leitura, gravação de dados e execução de cálculos.

Essa abordagem facilita a adição de mais qubits, sendo crucial para alcançar uma computação tolerante a falhas. "A escalabilidade para um grande número de qubits é fundamental para a computação quântica tolerante a falhas, e é por isso que tem sido nossa prioridade desde o início. Estamos colaborando de perto com parceiros para explorar aplicações de curto prazo que possam aproveitar esses sistemas em maior escala," afirmou Robert Hays, presidente da empresa. A empresa tem como plano disponibilizar seu computador quântico online em 2024.

REFERENCIAS: YOUTUBE

                       OLHAR DIGITAL

                       TUDOCELULAR

                       CNN