CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas criam robô que muda de forma e pode derreter através das grades da prisão

graderobo126/01/2023 - Se você pensou que "exterminador do futuro 2" era muito rebuscado, pense novamente. Seus olhos não o enganam: os pesquisadores criaram um robô humanoide real que muda de forma - ou, em seu jargão, "transforma-se" - capaz de se liquefazer e depois se reformar novamente. Em outras palavras, o robô liliputiano se parece muito com um protótipo do T-1000 no "Terminator 2" de 1991, mais uma vez provando que você nunca deve duvidar das visões de James Cameron.

Em um novo estudo publicado na revista Cells, os pesquisadores queriam preencher a lacuna entre os robôs tradicionais de corpo duro e os robôs "macios", normalmente feitos de materiais mais maleáveis, mas consequentemente mais fracos. Inspirados por pepinos-do-mar moles, eles viram a mudança entre os estados como o melhor caminho a seguir. E claramente, isso funcionou para eles. Dê uma olhada nesta demonstração em que um robô em forma de minifigura de LEGO derrete através de minúsculas grades de prisão, em uma clara homenagem a uma das cenas mais icônicas de Robert Patrick no épico de ação de Cameron.

Resposta material

Para conseguir isso, a equipe criou uma nova forma de material de mudança de fase à base de gálio chamado "matéria de transição de fase sólida-líquida magnetoativa" (MPTM). Enquanto outros materiais de mudança de fase requerem uma fonte de calor externa, como pistolas de calor e correntes elétricas, o MPTM precisa apenas ser induzido por um campo magnético antes de aquecer, graças às partículas magnéticas incorporadas no gálio. Isso, combinado com o baixo ponto de fusão do metal de pouco menos de 86 graus Fahrenheit, torna mais fácil para um robô feito do material se liquefazer de forma relativamente rápida.

Leia também - Célula sintética é criada

“As partículas magnéticas aqui têm duas funções”, explicou o autor sênior Carmel Majidi, engenheiro da Carnegie Mellon University, em um comunicado à imprensa. "Uma é que eles tornam o material responsivo a um campo magnético alternado, para que você possa, por indução, aquecer o material e causar a mudança de fase. Mas as partículas magnéticas também dão mobilidade aos robôs e a capacidade de se mover em resposta ao campo magnético."

Extrator médico

Os pesquisadores acreditam que o MPTM pode ter aplicações úteis – embora altamente específicas – em desafios médicos e de engenharia. Além da demonstração "T2", a equipe também usou seu bot, desta vez assumindo a forma mais prática de um bloco fino, para extrair um objeto estranho de um modelo de estômago humano, derretendo-o e contorcendo-se para fora do órgão.

“O trabalho futuro deve explorar ainda mais como esses robôs podem ser usados dentro de um contexto biomédico”, disse Majidi. “O que estamos mostrando são apenas demonstrações pontuais, provas de conceito, mas muito mais estudos serão necessários para investigar como isso poderia realmente ser usado para a administração de medicamentos ou para remover objetos estranhos”. Podemos esperar que seja assim que a notável tecnologia se desenvolva - em vez de ser usada para caçar o John Connors da humanidade.

Fonte: https://futurism.com