Nanopartículas de ouro: controle do cérebro

nanoouro1Nos últimos anos, tem havido um grande interesse em tecnologias capazes de controlar o cérebro. Uma das últimas descobertas nesse campo é o uso de nanopartículas de ouro para controlar remotamente o cérebro. As nanopartículas de ouro são pequenos pedaços de ouro, com dimensões na escala de nanômetros. Elas possuem propriedades únicas, como alta estabilidade química e biocompatibilidade, o que as torna adequadas para uma ampla gama de aplicações médicas.

Uma das possibilidades que tem sido estudada é o uso dessas nanopartículas para controlar o cérebro. A ideia é utilizar as nanopartículas para ativar ou desativar neurônios específicos do cérebro, permitindo assim controlar a atividade cerebral e tratar doenças neurológicas. Para isso, as nanopartículas de ouro são funcionalizadas com moléculas que se ligam a receptores específicos nos neurônios. Quando a luz é aplicada às nanopartículas, elas absorvem a energia da luz e liberam elétrons, gerando um campo elétrico localizado que estimula ou inibe a atividade dos neurônios.

Os estudos preliminares em animais têm mostrado resultados promissores. Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos EUA, nanopartículas de ouro foram injetadas no cérebro de ratos. Quando a luz foi aplicada às nanopartículas, foi observado um aumento na atividade dos neurônios próximos às nanopartículas. Embora a técnica ainda esteja em estágio experimental e precise de mais estudos, ela tem um grande potencial para tratar doenças neurológicas, como Parkinson, Alzheimer e epilepsia. Além disso, ela pode ser utilizada para estudar a atividade cerebral e entender melhor como o cérebro funciona.

No entanto, ainda há preocupações éticas e de segurança com o uso de tecnologias que controlam o cérebro. É importante que os estudos continuem a ser realizados com rigor e transparência, e que sejam estabelecidas diretrizes éticas claras para o uso dessas tecnologias. Em resumo, o uso de nanopartículas de ouro para controlar remotamente o cérebro é uma técnica promissora que pode trazer grandes avanços no tratamento de doenças neurológicas e no estudo da atividade cerebral. No entanto, ainda é necessário mais estudos para avaliar a sua eficácia e segurança, e estabelecer diretrizes éticas claras para o seu uso.

Controle remoto do cérebro humano

27/03/2015, por Maris Fessenden - É apenas a última reviravolta na nanotecnologia que está usando ouro como remédio. Alguns dos tratamentos médicos mais recentes exigem hastes e esferas minúsculas de ouro envoltas em ouro. Essas nanopartículas são projetadas para procurar células tumorais e destruí-las ou usadas como contracepção masculina reversível e injetável. Mas, no futuro, as nanopartículas de ouro podem até ser usadas para controlar nosso cérebro – ou melhor, para ativar células cerebrais remotamente e ajudar a tratar doenças neurológicas.