CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CDC recomenda mascarar para parar Monkeypox apesar das crescentes evidências de que se espalha através do sexo

mascamonke119/08/2022, por Dylan Housman - Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgaram um estudo na sexta-feira sugerindo que as pessoas usem máscaras para se proteger da varíola, apesar das crescentes evidências de que o vírus é transmitido sexualmente. O Friday Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR) do CDC, seu jornal interno, incluiu pesquisas sobre a disseminação da varíola dos macacos por meio de superfícies contaminadas.

Pesquisadores em Utah amostraram 30 amostras diferentes da casa de dois pacientes com varíola dos macacos e descobriram que 21 das superfícies produziram resultados positivos de PCR em tempo real, mas nenhuma deu positivo para culturas virais.

Ainda assim, apesar da falta de vírus vivo encontrado nas amostras, o artigo ainda alerta que a varíola dos macacos pode se espalhar pelo contato com a superfície. A agência também recomenda o uso de máscaras na parte inferior do jornal, embora poucas evidências tenham surgido de que a varíola dos macacos seja um vírus transmitido pelo ar. (RELACIONADO: O nariz do homem apodrece após Monkeypox, sífilis e infecção por HIV)

“O vírus da varíola se espalha principalmente por contato próximo, pessoal, muitas vezes pele a pele, com erupções cutâneas, crostas, lesões, fluidos corporais ou secreções respiratórias de uma pessoa com varíola; a transmissão através de objetos ou superfícies contaminadas (ou seja, fômites) também é possível ”, diz o artigo. “As pessoas que vivem ou visitam a casa de alguém com varíola devem seguir as precauções apropriadas contra exposição indireta e transmissão usando uma máscara bem ajustada, evitando tocar em superfícies possivelmente contaminadas, mantendo a higiene adequada das mãos, evitando compartilhar utensílios de alimentação, roupas, roupas de cama ou toalhas e seguindo as recomendações de desinfecção doméstica.”

Leia também - Ciberbullying é praticado principalmente nas mídias sociais

O próprio site do CDC não lista a transmissão aérea como forma de propagação da varíola. O Departamento de Saúde do Condado de Santa Clara, Califórnia, está dizendo ao público que a varíola dos macacos não é transmitida pelo ar. A Reuters verificou alegações de que o CDC acredita que a varíola dos macacos é transmitida pelo ar como falsa.

“A varíola não se espalha através de partículas ou gotículas no ar, portanto, não é considerado um vírus transmitido pelo ar”, disse o Dr. Rafael E. Pérez-Figueroa, reitor associado de Engajamento Comunitário e Prática de Saúde Pública da Rutgers School of Public Health. Prevention. com. “A transmissão aérea ocorre quando pequenas partículas de vírus ficam suspensas no ar e podem permanecer lá por períodos de tempo. Essas partículas podem se espalhar nas correntes de ar e infectar pessoas a longas distâncias. Esse não é o caso do vírus da varíola dos macacos.”

Mais e mais evidências estão surgindo que sugerem que o vírus se espalha principalmente através do sexo masculino homossexual, embora mulheres e heterossexuais ainda possam ser infectados. Vários estudos descobriram que o sexo em si, e não o contato pele a pele, está causando a propagação e que o vírus é transportado no sêmen.

Fonte: https://dailycaller.com/