CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas ligam assintência de TV ao desenvolvimento de DEMÊNCIA !

tvmal125/08/2022 - Estão dizendo que é pior atividade de lazer. Acontece que nem todas as atividades que desperdiçam tempo têm os mesmos resultados de saúde cognitiva. Novas pesquisas publicadas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) esta semana parecem mostrar que assistir televisão é provavelmente muito pior para resultados cognitivos de longo prazo do que muitas outras atividades de lazer comuns. Especificamente, observar o tubo mamário parece estar fortemente correlacionado com o desenvolvimento de demência. “Nossas descobertas sugerem que os impactos cerebrais de sentar durante nossas atividades de lazer são realmente separados de quão ...

fisicamente ativos somos”, disse Gene Alexander, pesquisador da UArizona e coautor do estudo, “e que ser mais ativo mentalmente, como ao usar computadores, pode ser uma maneira fundamental de ajudar a combater o aumento do risco de demência relacionado a comportamentos sedentários mais passivos, como assistir TV”.

Usando dados do UK Biobank, que fornece dados biomédicos anônimos para pesquisadores, Alexander e colaboradores da UArizona e da University of Southern California examinaram mais de 145.000 participantes com 60 anos ou mais. Nenhum deles foi diagnosticado com demência quando o projeto começou em 2006, mas após cerca de 12 anos, mais de 3.500 acabaram com diagnósticos de demência.

O que eles descobriram, de um modo geral, foi que assistir TV parece estar ameaçadoramente associado a diagnósticos posteriores de demência. E não, não é só que as pessoas assistindo TV estão sentadas, o que também está relacionado à demência; em vez disso, eles descobriram que atividades sedentárias mais envolventes cognitivamente, como usar um computador, não eram tão ruins quanto assistir TV.

Leia também - Moto voadora ao estilo Guerra das Estrelas paira no deserto de Mojave

“Não é o tempo gasto sentado, por si só, mas o tipo de atividade sedentária realizada durante o tempo de lazer que afeta o risco de demência”, disse o principal autor do estudo David Raichlen, ex-professor da UArizona e atual professor da USC, em comunicado. . "Sabemos de estudos anteriores que assistir TV envolve baixos níveis de atividade muscular e uso de energia em comparação com o uso de um computador ou leitura. A estimulação intelectual relativamente maior que ocorre durante o uso do computador pode neutralizar os efeitos negativos de sentar."

Em outras palavras, a atividade física ainda parece evitar o declínio cognitivo, mas o que fazemos enquanto vegetamos é importante.

Exatamente por isso é difícil dizer, embora seja tentador especular que usar seu cérebro de maneira ativa o mantém mais saudável do que consumir conteúdo de vídeo passivamente. A correlação, no entanto, pode dar às pessoas orientações valiosas sobre como gastar seu tempo à medida que envelhecem.

“Nosso estudo mostra que a atividade física não reduz totalmente o risco de demência por ficar muito sentado da mesma forma que para outras doenças, no entanto, o que fazemos enquanto estamos sentados é importante”, acrescentou Raichlen. “Esse conhecimento é fundamental quando se trata de projetar intervenções de saúde pública direcionadas para reduzir o risco de doenças neurodegenerativas decorrentes de atividades sedentárias por meio de mudanças positivas de comportamento”.

Fonte: https://futurism.com