CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Controle da mente por parasitas

menteparasita102/10/2006, por Bill Christensen - Metade da população humana do mundo está infectada com Toxoplasma, parasitas no corpo e no cérebro. Lembre-se disso. O Toxoplasma gondii é um parasita comum encontrado no intestino dos gatos; lança ovos que são apanhados por ratos e outros animais que são comidos por gatos. O toxoplasma forma cistos nos corpos dos hospedeiros intermediários de ratos, inclusive no cérebro. Como os gatos não querem comer presas mortas e em decomposição, o Toxoplasma segue o curso evolutivamente sólido de ser um parasita "bom", deixando os ratos perfeitamente saudáveis. Ou são eles?Cientistas de Oxford descobriram que as mentes dos ratos infectados foram sutilmente alteradas. Em uma série de experimentos, eles demonstraram que ratos saudáveis ​​evitam prudentemente áreas que foram ...

encharcadas com urina de gato. Na verdade, quando os cientistas testam drogas anti-ansiedade em ratos, eles usam um cheiro de urina de gato para induzir o pânico neuroquímico. No entanto, verifica-se que os ratos infestados de Toxoplasma não apresentam tal reação. Na verdade, alguns dos ratos infectados realmente procuram as áreas marcadas pela urina do gato repetidas vezes. O parasita altera a mente (e, portanto, o comportamento) do rato para seu próprio benefício.

Se o parasita pode alterar o comportamento do rato, isso tem algum efeito em humanos?

O Dr. E. Fuller Torrey (Diretor Associado de Pesquisa Laboratorial do Stanley Medical Research Institute) notou ligações entre Toxoplasma e esquizofrenia em seres humanos, dos quais aproximadamente três bilhões estão infectados com T. gondii:

A infecção por toxoplasma está associada a danos nos astrócitos, células da glia que circundam e sustentam os neurônios. A esquizofrenia também está associada a danos nos astrócitos.

Mulheres grávidas com altos níveis de anticorpos para Toxoplasma são mais propensas a dar à luz crianças que desenvolverão esquizofrenia.

Células humanas criadas em placas de Petri e infectadas com Toxoplasma responderão a drogas como haloperidol; o crescimento do parasita pára. O haloperidol é um antipsicótico, usado para tratar a esquizofrenia.

Dr. Torrey reuniu-se com os cientistas de Oxford, para ver se algo poderia ser feito sobre aqueles ratos controlados por parasitas que eram levados a ficar em cantos encharcados de urina de gato (esperando por gatos). De acordo com um comunicado de imprensa recente, o haloperidol restaura o medo saudável do rato de urina de gato. De fato, os medicamentos antipsicóticos eram tão eficazes quanto a pirimetamina, uma droga que elimina especificamente o Toxoplasma.

Leia também - Bombas inteligentes têm guia

Os parasitas como o Toxoplasma estão alterando sutilmente o comportamento humano? Acontece que os escritores de ficção científica têm pensado se os parasitas podem ou não alterar o comportamento de um ser humano, ou até mesmo assumir o controle de uma pessoa. Em seu romance de 1951, The Puppet Masters, Robert Heinlein escreveu sobre parasitas alienígenas do tamanho de pratos de jantar que assumiram o controle das mentes de seus anfitriões, inundando seus cérebros com neuroquímicos. Neste excerto, um voluntário amarrado a uma cadeira permite a introdução de um parasita; o parasita o monta, tomando conta de sua mente. Nessas condições, é possível entrevistar o parasita; no entanto, ele se recusa a responder até ser eletrocutado com um aguilhão de gado.

Ainda não tem certeza de que os parasitas podem manipular o comportamento dos organismos hospedeiros? Considere estes outros casos:

O verme de lanceta Dicrocoelium dendriticum força sua formiga hospedeira a se prender às pontas das lâminas de grama, mais fácil de ser comida. O verme precisa entrar no intestino de um animal de pasto para completar seu ciclo de vida.

O verme Euhaplorchis californiensis faz com que os peixes se movimentem e saltem para que as aves pernaltas os agarrem e os comam, pelo mesmo motivo.
Os vermes, que vivem dentro dos gafanhotos, sabotam o sistema nervoso central do gafanhoto, forçando-os a pular em poças de água, afogando-se.

Hairworms então nadam para longe de seus anfitriões infelizes para continuar seu ciclo de vida.

Nem todos os parasitas de ficção científica são prejudiciais; leia sobre a tênia de Crosswell da história de Brian Aldiss de 1969, Super-Toys Last All Summer Long (a base para o filme de Kubrick/Spielberg AI), que impede que as pessoas que comem demais se tornem obesas. Sem falar nos robôs baseados em parasitas. Leia o comunicado de imprensa sobre evidências de ligação entre Toxoplasma e esquizofrenia, gafanhotos suicidas (abre em nova guia). História via blogueiro Carl Zimmer e seus leitores

Fonte: https://www.livescience.com/