CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Os dias estão ficando mais curtos à medida que a Terra gira mais rápido

rotacaoterra103/08/2022, por Jenny Goldsberry - A velocidade de rotação da Terra aumentou acentuadamente, o suficiente para encurtar um dia em junho deste ano. O dia 29 de junho foi 1,59 milissegundos mais curto que o dia médio, que é de 86.400 segundos. A tendência pode continuar, de acordo com os cientistas. O cientista Leonid Zotov da Lomonosov Moscow State University publicou recentemente um estudo sobre a rotação da Terra. Zotov especula que as marés da Terra podem estar causando a flutuação da rotação do planeta. "Desde 2016, a Terra começou a acelerar", disse Zotov em entrevista. "Este ano gira mais rápido do que em 2021 e 2020." Se a Terra continuar acelerando sua rotação, uma solução será adicionar um "segundo bissexto", o que significa que os relógios podem pular ou adicionar segundos. A ideia foi introduzida pela primeira vez em 1972 pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência.

Já houve 27 alterações no Tempo Universal Coordenado. A empresa de tecnologia Meta já expressou sua oposição a mais segundos bissextos em um post no blog no mês passado, alegando que as alterações no Tempo Universal são disruptivas para a indústria digital. Os engenheiros de meta Oleg Obleukhov e Ahmad Byagowi citaram interrupções na plataforma de mídia social Reddit em 2012 e na empresa de rede Cloudflare em 2017.

Zotov apresentará sua pesquisa na conferência da Asia Oceania Geosciences Society desta semana, que termina em 5 de agosto.

Fonte: https://www.washingtonexaminer.com/