CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pesquisadores israelenses: 'doença autoimune rara' ligada à vacina Pfizer Covid-19

israelpesqui124/06/2021 - "O acúmulo de casos não se encaixava. Não era o que esperávamos ver em um ano normal." Pesquisadores israelenses apontaram esta semana uma ligação entre a vacina Pfizer Covid-19 e uma “doença autoimune rara”. Os pesquisadores, associados ao Departamento de Hematologia do Centro Médico Shamir, encontraram um aumento na incidência de Púrpura Trombocitopênica Trombótica adquirida (aTTP) em Israel durante um período de um mês e observaram que os casos apareceram naqueles que receberam a vacina da Pfizer até um mês antes.

A pesquisadora Dorit Blickstein explicou ao Canal 13 que a TTP é “uma doença que, em sua forma clássica, é mortal - 90% dos doentes morreriam. Hoje, com a ajuda de novos tratamentos, que [...] devem ser administrados o mais rápido possível, a maioria dos pacientes se recupera.” Ela disse que os pesquisadores investigaram uma possível conexão com a vacina depois de ver um aumento na concentração de casos de aTTP em Israel. Eles notaram 4 casos em um mês, enquanto normalmente há 2-3 casos por ano.

“Em Israel, há dois ou três casos por ano em qualquer hospital. Em março, começamos a receber muitos casos e perguntamos por quê.

“Nós essencialmente terminamos o valor anual em um mês, e isso não é lógico. Então começamos a perguntar o que todos os pacientes tinham em comum. E descobriu-se que todos eles receberam a vacina contra o coronavírus que é aceita e existe em Israel dentro de um prazo de 5 a 28 dias”.

“Isso nos levou a suspeitar que havia uma associação, algum tipo de conexão, entre essa doença super-rara e a vacina”.

Ela observou que a maioria dos pacientes com a doença é jovem e que, em seu estudo também, as idades variaram entre 28 e 45 anos. Metade eram homens, metade mulheres.

“De qualquer forma, chama a atenção, porque o acúmulo, a concentração não cabia. Não é o que esperamos ver em um ano normal.”

Blickstein acrescentou que “com a ajuda dos testes sorológicos”, os pesquisadores sabiam que “os pacientes não eram pacientes doentes com coronavírus, mas pacientes que receberam a vacina”.

“Isso foi uma bandeira vermelha para nós.”

Leia também - Banco de sementes global obtém o maior depósito desde que foi inaugurado

Ela disse que deve haver uma bandeira vermelha para “pessoas saudáveis ​​que receberam a vacina e começam a desenvolver fenômenos como tendência a sangramento interno ou, Deus me livre, dores de cabeça, tontura, perda de palavras, pressão no peito ou dores de estômago”, nesse caso. eles devem “chamar assistência médica imediatamente”.

“Pode ser que não sejam fenômenos vacinais regulares, mas uma expressão de uma doença rara.”

Blickstein finalmente observou que a incidência “não é apenas em Israel. Há, no momento, um relatório de uma resposta idêntica à mesma vacina na Bélgica e na Itália”.

A Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA define a PTT como "uma doença rara que causa a formação de coágulos sanguíneos (trombos) em pequenos vasos sanguíneos por todo o corpo. Esses coágulos podem causar sérios problemas médicos se bloquearem os vasos e restringirem o fluxo sanguíneo para órgãos como o cérebro, rins e coração."

"As complicações resultantes desses coágulos podem incluir problemas neurológicos (como alterações de personalidade, dores de cabeça, confusão e fala arrastada), febre, função renal anormal, dor abdominal e problemas cardíacos".

Um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde no início de junho concluiu que centenas de casos de inflamação do músculo cardíaco (miocardite) provavelmente foram causados ​​pela vacina contra o coronavírus administrada como parte da campanha de vacinação em massa de Israel.

A grande maioria dos casos foi relatada entre homens jovens e adolescentes. A maioria dos casos foi relatada entre homens de 16 a 30 anos, com a maior proporção encontrada entre adolescentes do sexo masculino de 16 a 19 anos. Noventa por cento de todos os casos de miocardite relacionados à vacina foram relatados em homens.

Fonte: https://www.israelnationalnews.com/