CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pássaros detectam tempestade se aproximando a 900 km de distância

passarochuva12016 - O infra-som pode ter alertado os pássaros canoros sobre a grande tempestade, levando-os a voar mais de mil quilômetros para evitá-la. Um grupo de pássaros canoros pode ter evitado uma tempestade devastadora fugindo de seus criadouros nos Estados Unidos após detectar ondas infra-sonoras reveladoras. Os pesquisadores notaram o comportamento depois de analisar rastreadores anexados às aves para estudar seus padrões de migração. Eles acreditam que é o primeiro caso documentado de pássaros fazendo desvios para evitar sistemas climáticos destrutivos com base em infra-som.

Os toutinegras de asas douradas tinham acabado de retornar da América do Sul para seus criadouros nas montanhas do Tennessee em 2013, quando uma grande tempestade se aproximava. Embora as aves tivessem acabado de fazer uma migração de mais de 2.500km, ainda tinham energia para fugir do perigo. A tempestade, que gerou mais de 80 tornados nos Estados Unidos e matou 35 pessoas, estava a 900 km de distância quando os pássaros, aparentemente agindo independentemente uns dos outros, fugiram para o sul, com um deles embarcando em um vôo de 1.500 km para Cuba antes de fazer a viagem de volta uma vez que a tempestade passou.

“Observamos a pressão barométrica, a velocidade do vento no solo e em baixas elevações e a precipitação, mas nenhuma dessas coisas que costumam fazer os pássaros se moverem mudou”, disse David Andersen, da Universidade de Minnesota. “O que nos resta é algo que lhes permite detectar uma tempestade de longa distância, e a única coisa que parece ser a mais óbvia é o infra-som de tornados, que viaja pelo solo.” Os cientistas colocaram rastreadores em 20 toutinegras de asa dourada em 2013. Apenas nove voltaram ao seu terreno fértil depois de migrar para a América do Sul. Desses nove, os pesquisadores capturaram e analisaram os históricos de voo de cinco. Todos tomaram medidas evasivas para evitar a tempestade.

As aves começaram a deixar seus criadouros em 27 de abril de 2013, quando a tempestade estava provocando tornados em Oklahoma, Kansas e Texas. No dia seguinte, com a tempestade a cerca de 100 km de seu local de reprodução, os pássaros se moveram algumas centenas de quilômetros para sudeste. Quando a tempestade atingiu a área de estudo, atingindo-a com ventos de até 160 quilômetros por hora, os pássaros canoros estavam na costa do Golfo da Flórida. Um voou para Cuba.

Leia também - O maior pedaço de meteorito do mundo

“Em cinco a seis dias, todos eles fizeram uma grande jogada em torno da tempestade”, disse Andersen. “Todos eles foram para o sudeste na frente da tempestade, e então a deixaram passar ou foram para trás dela. Foi um comportamento individual, eles estavam a várias centenas de quilômetros de distância um do outro na maior parte do tempo. ” Os detalhes são relatados na revista Current Biology. Os cientistas não podem ter certeza de que os pássaros pegaram ondas de infra-som da tempestade, mas trabalhos anteriores com pombos sugeriram que os pássaros podem usar o infra-som para ajudá-los a navegar. As ondas infra-sônicas variam de cerca de 0,5 Hz a 18 Hz, abaixo da faixa audível de humanos.

A descoberta da ação evasiva pode ser uma boa notícia, disse Andersen. “Com a mudança climática aumentando a frequência e a gravidade das tempestades, isso sugere que os pássaros podem ter alguma capacidade de lidar com o que não havíamos percebido anteriormente. Essas aves pareciam capazes de fazer movimentos realmente dramáticos em um curto espaço de tempo, mesmo depois de retornar em sua migração para o norte ”, disse ele. Se a tempestade tivesse chegado algumas semanas depois, os pássaros poderiam não ter voado. A essa altura, eles estariam fazendo ninhos, e as fêmeas, especialmente, podem ter menos probabilidade de fugir. “É difícil dizer o que aconteceria. Pode ser mais vantajoso sobreviver do que ficar com um ninho que vai ser destruído de qualquer maneira ”, disse Andersen.

“Os biólogos não estavam observando o uso do infra-som dessa forma, mas certamente faz sentido para mim”, disse Jon Hagstrum, do US Geological Survey, na Califórnia, que estudou o uso do infra-som por pombos. “Podemos descobrir que a acústica é uma forma bastante significativa com que os pássaros em geral veem seu ambiente, assim como os cães usam o olfato e os humanos usam a visão.”

Fonte: https://www.theguardian.com/