CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Elon Musk anuncia o Tesla Bot, um robô humanóide de IA

teslarobo119/08/2021 - Na apresentação do Dia da IA ​​da Tesla, Elon Musk revelou que a empresa está trabalhando em seu próprio robô humanóide orientado por IA. De acordo com Musk, o Tesla Bot foi projetado para “navegar por um mundo construído para humanos e eliminar tarefas perigosas, repetitivas e chatas”. O Tesla Bot terá cerca de 173 cm de altura, pesará cerca de 57 kg e terá uma tela para um rosto, permitindo exibir informações úteis.

Ele terá uma velocidade máxima de cerca de 8 km/h e será capaz de transportar cargas de até 20 kg, levantamento terra de até 68 kg ou segurar um peso de 4,5 kg. -kg) com os braços estendidos.

Ele perceberá o mundo através de oito câmeras e um computador Full Self Driving. Através de 40 atuadores eletromecânicos, ele promete ser capaz de se locomover em espaços que não são projetados para robôs, e suas "mãos de nível humano" e o sensor de feedback de força do mundo ao seu redor prometem torná-lo útil em uma ampla variedade de trabalhos tipicamente humanos. Obviamente, quando você começa a falar sobre a construção de robôs humanóides, você está enfrentando um gigante bem estabelecido no campo: o Asimo da Honda.

Leia também - O fascinante experimento do stimoceiver

Tudo bem, talvez não. Mas também houve uma ou duas coisas acontecendo na Boston Dynamics, agora de propriedade da Hyundai. Então, por que a Tesla acha que tem o que é preciso para atrapalhar um mercado que ainda nem se abriu?

A resposta é dupla. Em primeiro lugar, diz Musk, a Tesla já opera uma enorme frota de robôs inteligentes treinados para ver o mundo, rotular as coisas de forma significativa, entender solicitações de linguagem falada e decidir cursos de ação autônomos em direção a um objetivo solicitado.

teslarobo2

"Nossos carros são robôs semi-sencientes sobre rodas", disse ele. "O computador Full Self Driving, essencialmente o mecanismo de inferência no carro, que continuaremos evoluindo, obviamente, e o Dojo, e todas as redes neurais, reconhecendo o mundo, entendendo como navegar pelo mundo ... para colocar isso em uma forma humanóide."

Em segundo lugar, a Tesla passou por muita dor para ficar boa na fabricação de produtos complexos capazes de atender aos rigorosos padrões de qualidade automotiva.

“Também somos muito bons em sensores, atuadores e baterias”, disse Musk, “então achamos que provavelmente teremos um protótipo no próximo ano que basicamente se parece com isso”.

Tesla vê isso como um robô de uso geral, em vez de um construído para tarefas específicas; daí o fator de forma humanóide. Em um mundo projetado por humanos, para humanos, um bot humanóide será capaz de se locomover mais facilmente do que qualquer coisa sobre rodas ou trilhos, usar ferramentas existentes e potencialmente assumir uma ampla gama de trabalhos atualmente realizados por pessoas.

“Ele pode navegar pelo mundo sem ser explicitamente treinado, com instruções linha por linha”, perguntou Musk. "Você pode falar com ele, e dizer, 'por favor, pegue esse parafuso e prenda-o no carro com aquela chave inglesa.' Deve ser capaz de fazer isso. Você deve ser capaz de dizer, 'por favor, vá até a loja e me traga os seguintes mantimentos.' Esse tipo de coisa. Sim, acho que podemos fazer isso.

Musk, um famoso defensor da visão de que a inteligência artificial generalizada representa uma enorme ameaça à segurança humana, disse que o Tesla Bot não teria esse tipo de inteligência e estaria focado simplesmente em automatizar tarefas chatas, perigosas e repetitivas. Seu formato diminuto e relativamente lento também não é um erro. "Em um nível mecânico, físico", disse Musk, "você pode fugir dele e provavelmente dominá-lo. Então, espero que isso nunca aconteça, mas nunca se sabe. Cinco milhas por hora, se você puder correr mais rápido do que isso, você vai ficar bem."

teslarobo3

A ideia de implantar uma força de trabalho robótica claramente atraiu Musk; presumivelmente, os Tesla Bots não serão capazes de se sindicalizar. Mas o anúncio o fez ficar um pouco filosófico.

"Isso é muito profundo", disse ele. "O que é a economia? Na base, é o trabalho. O que acontece quando não há escassez de mão de obra? É por isso que eu acho que, no longo prazo, será preciso haver uma renda básica universal. Mas não agora, porque este robô não funciona. Vamos precisar de um minuto! Essencialmente, no futuro, o trabalho físico será uma escolha. Se você quiser fazer isso, você pode. Mas você não precisa fazê-lo. Tem implicações profundas para a economia, porque dado que a economia, em seu nível fundamental, é trabalho, e capital é apenas trabalho destilado, então existe algum limite real para a economia? Talvez não.

Leia também - Estados Unidos desenvolvem míssil ‘secreto’ que não gera explosão

Uma economia em expansão infinita; há um pensamento assustador. Musk não se baseou nos planos de comercialização da empresa, dizendo apenas que deveríamos ver um protótipo em cerca de um ano. Outra afirmação louca, de fato, de um dos mais loucos reclamantes do mundo da tecnologia. A Tesla já está ocupada fazendo seus carros operarem efetivamente no ambiente relativamente baseado em regras do tráfego rodoviário. O mundo do trabalho humano geral é muito mais diversificado; será necessário muito mais treinamento de rede neural para que o Tesla Bot se torne útil em uma ampla variedade de cenários.

teslarobo4

E aqui, embora a empresa tenha claramente alguns dos melhores hardwares do mundo para apontar o problema, ela perde um ativo importante que a manteve à frente do mercado de direção autônoma: a frota. Uma das maiores vantagens da empresa até o momento tem sido a quantidade de dados que está coletando constantemente por meio do grande número de carros Tesla na estrada equipados com câmeras e sensores, ligando para casa para adicionar novos casos de borda e soluções ao banco de dados global.

Mas ele tem dinheiro e grandes mentes para jogar no Tesla Bot, então, embora por um lado pareça um dos mais loucos lançamentos da lua no portfólio de Musk, também não ficaríamos surpresos em olhar para este espaço em 2025 e encontrar Tesla dando uma contribuição significativa. Você pode assistir a toda a apresentação do AI Day abaixo. Pule para 2:05:24 para conhecer o Tesla Bot.

Fonte: https://newatlas.com/