CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A carne falsa vai além dos hambúrgueres com dinheiro para imprimir bifes

carnefal116/02/2021 - Bifes suculentos de lombo de uma impressora 3D estão no cardápio este ano, enquanto o mercado de carne falsa em expansão tenta atrair até os carnívoros mais duros. A Redefine Meat Ltd. de Israel tem como alvo churrascarias e outros restaurantes em Israel, Europa e Ásia com seus fac-símiles impressos em 3D de cortes de carne, de filé a alcatra e peito de peito. A startup acaba de arrecadar US $ 29 milhões em financiamento para construir uma fábrica piloto em grande escala e começar as vendas ainda este ano, disse terça-feira. “Queremos mudar a crença de que carne deliciosa só pode vir de animais”, disse o CEO Eshchar Ben-Shitrit.

“Temos todos os blocos de construção no local para tornar isso uma realidade.” A demanda por proteínas alternativas disparou nos últimos anos, à medida que as preocupações ambientais e de saúde levam os consumidores a produtos como hambúrgueres falsos ou pepitas. Isso atraiu investidores de capital de risco e gigantes de alimentos da Nestlé SA à McDonald’s Corp., embora mais precise ser feito para melhorar o sabor dos produtos e reduzir os preços para competir com a carne convencional.

A Redefine está tentando levar produtos à base de plantas para o próximo nível, dando aos clientes a mesma experiência sensorial de comer carne de primeira. Na semana passada, outra startup israelense, Aleph Farms Ltd., apresentou o primeiro bife de lombo sem abate do mundo. A Novameat Tech SL, sediada em Barcelona, ​​planeja começar a vender carne vegana impressa em 3D para restaurantes na Europa neste ano, à medida que levanta fundos para um aumento de produção, disse o CEO Giuseppe Scionti.

Leia também - Antilaser: o novo dispositivo sem fios que um dia poderá carregar celulares e eletrônicos à distância

Enquanto o Redefine ainda está trabalhando no sabor, as impressoras 3D carregadas com “tinta” vegetal podem imprimir a carne inúmeras vezes e fornecer uma camada complexa de músculos e gordura para recriar a textura certa.

“Nossa carne hoje em comparação com alguns outros cortes de carne é a mesma”, disse o CEO da Redefine em uma entrevista. "Você não pode distinguir."

A empresa possui parceiros de distribuição em Israel, Alemanha, Suíça e Cingapura. A rodada de financiamento da Redefine, liderada pela Happiness Capital e Hanaco Ventures, é o financiamento da Série A mais alto para qualquer startup de proteína alternativa, dados do pesquisador Dealroom mostram. O financiamento é “um grande passo para se tornar a maior empresa de carne alternativa do mundo até 2030”, disse Ben-Shitrit.

Fonte: https://www.bloomberg.com/