CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Quem é você de novo? Máscaras faciais reduzem significativamente a capacidade do cérebro de reconhecer pessoas

mascarafaci121/12/2020, por Chris Melore - À medida que a pandemia do coronavírus se arrasta, colocar uma máscara facial se tornou tão natural para as pessoas quanto vestir calças. Embora possa estar ajudando a limitar a propagação do vírus, os cientistas dizem que também tornou muito mais difícil descobrir quem está realmente parado ao nosso lado em público. Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion de Negev dizem que as máscaras faciais estão diminuindo a capacidade do cérebro de reconhecer e distinguir adequadamente entre os diferentes rostos.

“Para aqueles de vocês que nem sempre reconhecem um amigo ou conhecido usando uma máscara, você não está sozinho”, disse a equipe de pesquisa em um comunicado à mídia. “Os rostos estão entre os estímulos visuais mais informativos e significativos na percepção humana e desempenham um papel único nas interações comunicativas e sociais diárias. O esforço sem precedentes para minimizar a transmissão COVID-19 criou uma nova dimensão no reconhecimento facial devido ao uso da máscara. ”

Máscaras faciais "podem levar ao reconhecimento acidental de rostos de pessoas desconhecidas como aqueles que conhecemos"
O Prof. Tzvi Ganel da BGU e o Prof. Erez Freud da York University em Toronto examinaram como o uso de uma máscara interfere na capacidade de uma pessoa de reconhecer rostos. Usando uma versão do Cambridge Face Memory Test, quase 500 pessoas testaram sua percepção facial enquanto olhavam para rostos mascarados e não mascarados.

Os resultados revelam que usar uma máscara diminui a capacidade de uma pessoa de dizer quem é em 15 por cento. “Isso pode levar a muitos erros no reconhecimento correto de pessoas que conhecemos ou, alternativamente, no reconhecimento acidental de rostos de pessoas desconhecidas como pessoas que conhecemos”, diz a Prof. Galia Avidan, especialista em reconhecimento e percepção facial da BGU. “As máscaras podem ser ainda mais desafiadoras para pessoas cujas habilidades de reconhecimento de rosto não são ideais para começar e causam maior prejuízo.”

Leia também - O que é deepfake? Inteligência artificial é usada pra fazer vídeo falso

O estudo também descobriu que as máscaras interferem especificamente na capacidade da mente de processar um rosto inteiro instantaneamente. Os pesquisadores acrescentam que as pessoas agora estão processando recursos individuais para descobrir para quem estão olhando, o que leva mais tempo.

“Em vez de olhar para o rosto inteiro, agora somos forçados a olhar para os olhos, nariz, bochechas e outros elementos visíveis separadamente para construir uma percepção facial inteira do rosto - o que costumávamos fazer instantaneamente”, explica a equipe.

“Dado que o uso de máscaras se tornou rapidamente uma norma importante em países ao redor do mundo, pesquisas futuras devem explorar as implicações sociais e psicológicas do uso de máscaras no comportamento humano”, acrescenta Ganel. “A magnitude do efeito das máscaras que relatamos no estudo atual é provavelmente uma subestimação do grau real na queda de desempenho de rostos mascarados.”

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

Fonte: https://www.studyfinds.org/