Fenômeno natural impressionante dá efeito lisérgico na água do mar

marluza4A natureza por vezes tem dessas coisas. Doug Perrine, um dos mais famosos fotógrafos da fauna marinha, captou um momento de rara beleza em sua viagem a Vaadhoo, uma das ilhas Raa Atoll, nas Maldivas. O encantador mar brilhante, segundo especialistas, é resultado de uma reação química chamada bioluminescência. O fenômeno acontece a partir do fitoplâncton phytoplanktons bioluminescentes, que são criaturas marinhas microscópicas que geram luz como mecanismo de sobrevivência. A luz azul cobre as ondas que ficam mais próximas da areia, gerando esse resultado surreal.Isto de gerar luz das ondas junto ao areal (parecem neóns) é simplesmente um mecanismo de sobrevivência desses seres microscópicos.

O fenômeno pode ser observado principalmente nas ondas que ficam próximas à areia e acontece todos os dias do ano na ilha.

Califórnia

Porque é que a água do mar brilha como luzes de neon quando uma onda rebenta na Califórnia? Um recente relatório do Discovery News forneceu uma resposta a esta pergunta. De acordo com o biólogo marinho Jorge Ribas, a luminosidade é causada por uma maré maciça de algas vermelhas, de fitoplâncton bioluminescente, chamado Lingulodinium polyedrum. Os microrganismos emitem luz em resposta ao stress, como quando uma onda se choca contra a costa, uma prancha de surf passa pelas ondas, ou o remo de um kayaker salpica a água.

Este fenómeno é observado com alguma regularidade, pelo menos desde 1901 ao longo das praias nos arredores de San Diego, na Califórnia.

Leia também - O Carro mais barato do mundo

Para os surfistas que não se importam de apanhar uma onda numa água cheia de papa de microorganismos vermelhos, o oceano brilhante oferece a oportunidade de uma vida. Este fenómeno não acontece apenas nas praias da Califórnia, já foi detetado também nas ilhas Maldivas, onde foi registado pelo fotógrafo Will Ho. Várias espécies de fitoplâncton são conhecidas pela sua capacidade de brilhar, e as luzes podem ser vistas nos oceanos de todo o mundo, disse o biólogo marinho e especialista em bioluminescência Woodland Hastings, da Universidade de Harvard.

marluza california1

marluza1

marluza2

marluza3

Porque é que o mar fica brilhante?

marluza5

Leia também - Não de bobeira com o seu notebook

Os cientistas pensam que a bioluminescência também pode ser uma forma de defesa contra os predadores ou inimigos. De acordo com uma outra ideia, chamada teoria “alarme anti-roubo”, o fitoplâncton brilhante pode usar a sua luz com a intenção de atrair a atenção de predadores secundários, que podem atacar qualquer criatura que o tenta atacar.

 

Fonte: https://www.hypeness.com.br
           Mother Nature Network
           Colossal
           National Geographic

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Precisando de um notebook novo?
LNVACE10

Curta nossa página

Mundo

Publicidade