Cientistas israelenses desenvolvem colírio que repara córneas e cura miopia

colir topoImagina se todas as pessoas que sofressem de miopia ou de algum problema na córnea pudesse tratá-los apenas pingando um colírio, sem precisar fazer uma operação? Daqui a muito pouco tempo isso será possível, já que uma equipe de cientistas israelenses desenvolveram este colírio que já foi patenteado e chama “nanodrops”. A inovação foi desenvolvida por oftalmologistas da Universidade Bar-Ilan e do Centro Médico Shaare Zedeke promete corrigir a miopia e curar córneas danificadas aos poucos, conforme o uso.

O “nanodrops” já foi testado em porcos e o resultado foi positivo, agora é aguardar até o final do ano para que ele possa ser testado em seres humanos também. E a inovação não para aí! O colírio também vai ajudar quem precisa usar óculos multifocais, pois eles também vão poder curar este tipo de problema de visão. O funcionamento seria mais ou menos assim: os pacientes abrem um aplicativo em seu smartphone, medem a refração dos olhos em casa, criam um padrão de laser e um padrão óptico na superfície corneana de seus olhos, para depois começarem o tratamento com o colírio.

Leia também - 'Os celulares já estão mortos', diz Microsoft; entenda o que vem por aí

Um dos médicos envolvidos nesta pesquisa, Dr. David Smadja, disse que ainda não sabem ao certo quanto tempo de uso é necessário para que ele corrija os problemas de visão, mas que se for comprovada sua eficácia o tratamento será um método revolucionário para melhorar a visão das pessoas. Ele, inclusive deu uma palestra em uma conferência médica, em Jerusalém, que contou com a presença de mais de 350 pessoas, entre médicos e enfermeiros, da qual salientou a importância dessa inovação, se for aprovada para ser feita em seres humanos. Nós torcemos para que sim!

 

Colírio com nanotecnologia pode corrigir córnea e substituir óculos

 colir200

26/02/2018 - Um novo colírio desenvolvido por pesquisadores da Universidade Bar-Ilan e Centro Médico Shaare Zedek (Israel) pode melhorar a visão de quem tem miopia e hipermetropia. Até agora, porém, o produto só foi testado nas córneas de porcos.

O colírio promete ser uma nova forma de corrigir problemas de refração da luz na córnea, com ajuda da nanotecnologia. O pesquisador David Smadja, do Shaare Zedek, afirma que o colírio tem potencial de também ajudar em outros problemas na córnea, e até substituir lentes multifocais, permitindo que as pessoas que dependem desse tipo de lente possa focalizar objetos em diferentes distâncias.

A nanotecnologia funciona da seguinte forma: os pacientes usariam um aplicativo no celular para medir a refração dos olhos e criar um padrão de laser. Esse padrão seria “estampado” na superfície da córnea. Smadja não disse por quanto tempo esse colírio teria que ser aplicado para corrigir a córnea de uma pessoa ao ponto de tornar os óculos ou lentes desnecessários.

Antes que o colírio possa passar para a próxima fase de testes e ser usado em humanos, é necessário resolver alguns problemas. Um deles é determinar com segurança se os componentes do colírio não são tóxicos para humanos, e outro é determinar a quantidade necessária que deve ser aplicada para que faça alguma diferença. Os pesquisadores acreditam que até o final de 2018 os testes em humanos serão possíveis.

Leia também - Cientistas do MIT conseguem implantar memórias falsas em ratos

Caso este tratamento seja aprovado, ele poderá mudar a vida de muita gente, já que a estimativa da Academia Americana de Oftalmologia é que metade da população global terá miopia em 2050. A metanálise calcula que em 2020 haverá 27,7% de míopes no Brasil e 42,1% nos Estados Unidos.

Um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de casos no mundo todo é o uso intenso de computadores e outras tecnologias. Outro fator é a vida na cidade, que faz com que a maioria das pessoas passe o dia dentro de salas pequenas e não utilize a visão para longe. Quem vive em ambiente urbano tem mais do dobro de chances de desenvolver o problema.

 

Fonte: http://razoesparaacreditar.com
           https://futurism.com
          https://www.aao.org

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Precisando de um notebook novo?
LNVACE10

Curta nossa página

Mundo

Publicidade