As nuvens coloridas de Rho Ophiuchi

nuvga1Por Natasha Romanzoti, em 25.07.2016 - A imagem acima mostra o complexo de nuvens Rho Ophiuchi, uma nebulosa escura de gás e poeira a 394 anos-luz de distância da Terra. As cores espetaculares das suas nuvens destacam os muitos processos que ocorrem lá. As regiões azuis brilham principalmente pela luz refletida. A luz azul da estrela Rho Ophiuchi e de estrelas próximas refletem de forma mais eficiente nesta porção da nebulosa do que a luz vermelha. O céu diurno da Terra parece azul pela mesma razão.

As regiões vermelhas e amarelas brilham principalmente por causa das emissões de gás atômico e molecular da nebulosa. A luz das estrelas azuis próximas lançam elétrons para longe do gás que, em seguida, brilha quando os elétrons se recombinam com o gás.

As regiões marrons são causadas por grãos de poeira nascidos nas atmosferas de jovens estrelas, o que efetivamente bloqueia a luz emitida por trás delas.

Leia também - Fruta pode ajudar a reduzir custos dos painéis solares

As nuvens de Rho Ophiuchi são ainda mais coloridas do que nós seres humanos podemos ver – elas emitem luz em cada faixa de comprimento, de ondas de rádio a raios gama. [NASA]


Fonte: https://hypescience.com

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Precisando de um notebook novo?
LNVACE10

Curta nossa página

Mundo

Publicidade