CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Caça Chinês J-20 vai superar caças americanos de quarta geração, segundo piloto veterano

cachi topo01/10/2016 - Ele diz também que o avião ameaça os grupos de ataque de porta-aviões dos EUA à medida que a China estreita a lacuna tecnológica furtiva. Nate “Buster” Jaros é um piloto de caça da USAF aposentado com mais de 2.000 horas em F-16C/D/CM e T-38A/C e mais de 500 horas em aeronaves da aviação geral. Atualmente, ele é um piloto de testes, piloto instrutor e LO SME na Lockheed Martin Skunkworks. Nate fornece uma análise detalhada do caça stealth J-20 da China. embora vários outros analistas tenham dito que o J-20 não é um caça de quinta geração. Nate diz que a China terá um caça de quinta geração, e seu desenvolvimento do J-20 (entre outras plataformas de quinta geração) é significativo.

cachi2

O J-20 também é chamado de Águia Negra (Black Eagle);

O J-20 parece uma espécie de F-22 Raptor;

Ele é basicamente uma cópia de terabytes de dados do F-35 que foram roubados pela China, que reuniu os princípios básicos da tecnologia stealth e aplicou aos seus projetos de aeronaves modernas;

Leia também - Acelerador de Partículas (LHC - Large Hadron Collider) é Ativado !

O J-20 é monoposto, bimotor, com canard e asas em delta, em uma plataforma furtiva de caça. Existem apenas quatro protótipos que estão sendo testados agora, com caças plenamente operacionais previstos para estar prontos em 2018. O Águia Negra tem dois motores Saturn AL-31 que produzem cerca de 30.000 libras (13.620 kg) de empuxo cada. Com a possibilidade de receber motores Xian WS-15 mais potentes atualmente em desenvolvimento, que especula-se possam produzir 44.000 libras (19.976 kg) de empuxo cada. O F-22 tem cerca de 35.000 libras (15.890 kg) de empuxo por motor. Novos motores farão com que o J-20 se sai melhor em um “dogfight”.

cachi1

O Águia Negra é grande. Estima-se que o peso vazio seja de 43.000 lbs (19.522 kg) vazio e o MTOW (Max Takeoff Weight) de 80.000 lbs (36.320 kg). O Raptor pesa 43.000 lbs (19.522 kg) vazio / 83.000 lbs (37.682 kg) MTOW. Nate acredita que o J-20 será um pouco mais pesado do que isso, com base apenas no tamanho. Prevê-se que o J-20 vai levar de quatro a seis mísseis de longo alcance e, possivelmente, dois mísseis de curto alcance guiados por calor, todos dentro de baias internas. Muito parecido com o Raptor. O F-22 transporta seis mísseis de longo alcance e dois mísseis guiados por calor, e tem opções ar-terra também. O Raptor também tem um canhão interno, o J-20 provavelmente não.

Analistas especulam que o J-20 terá desempenho semelhante e agilidade como o Raptor, outros acham que vai ser somente um caça-bombardeiro. Nate acredita que o J-20 será mais uma plataforma de ataque noturno, com a capacidade de penetrar rapidamente nas defesas inimigas, lançar as armas e escapar com segurança. Não vai ser um dogfighter excessivamente capaz. O Águia Negra será o melhor avião da China. Ele será capaz de entrar e lançar suas armas incapacitantes contra qualquer adversário nas proximidades. Armado com mísseis ar-ar e pilotos treinados em táticas furtivas, é suficiente para superar qualquer caça americano de quarta geração no combate BVR (Beyond Visual Range) ou capaz de realizar ataques à distância para os líderes da China.


Caça stealth chinês J-20 entra em serviço

cachi3


16/03/2017 - A China colocou em serviço seu caça furtivo de nova geração J-20, um avião de combate que espera reduzir o “gap” militar com os Estados Unidos, disseram oficiais navais seniores, ao mesmo tempo em que os chineses constroem uma Marinha de “primeira classe” e desenvolvem um Corpo de Fuzileiros Navais.

Leia também - Holograma pode ser operado pelas mãos !

O presidente chinês, Xi Jinping, supervisiona uma ampla modernização das forças armadas do país, a maior do mundo, incluindo mísseis anti-satélites e submarinos modernos, buscando projetar poder longe de suas fronteiras.

cachi5

Em um relatório divulgado na semana passada, o canal militar da televisão estatal chinesa confirmou que o caça J-20 havia entrado em serviço, embora não desse outros detalhes. A aeronave foi exibida em público pela primeira vez em novembro no Airshow de Zhuhai e foi revelada pelos spotters chineses em 2010. No entanto, questões permanecem se o novo caca chinês pode igualar as propriedades de evasão de radar do avião de combate Lockheed Martin F-22 Raptor, ou o último jato de ataque no arsenal americano, o Lockheed F-35. O F-22, desenvolvido para a Força Aérea dos EUA, é o mais parecido com o J-20.

A China revelou outro caça furtivo que está desenvolvendo, o J-31, no último show aéreo de Zhuhai em 2014, uma exibição de força que coincidiu com a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para uma cúpula da Ásia-Pacífico. A China espera que o J-31, ainda em desenvolvimento, venha a competir com os aviões stealth F-35 fabricados nos EUA no mercado internacional, de acordo com reportagens da mídia estatal.

Leia também - Equipamento usa tecnologia que faz paraplégico andar !

A Marinha é outro foco-chave para a China. A Marinha Chinesa tem assumido um papel cada vez mais importante nos últimos meses, com um almirante em ascensão assumindo o comando, seu primeiro porta-aviões navegando em torno do auto-governado Taiwan e novos navios de guerra chineses aparecendo em lugares distantes.

cachi4

Com o presidente Donald Trump prometendo uma onda de construção naval nos Estados Unidos e enfurecendo Pequim com sua abordagem imprevisível em questões de “hot buttons”, incluindo Taiwan e os Mares do Sul e do Leste da China, a China está se esforçando para diminuir a distância com a Marinha dos EUA.

Fonte: Next Big Future
Fightersweep
Reuters