Caça Chinês J-20 vai superar caças americanos de quarta geração, segundo piloto veterano

cachi topo01/10/2016 - Ele diz também que o avião ameaça os grupos de ataque de porta-aviões dos EUA à medida que a China estreita a lacuna tecnológica furtiva. Nate “Buster” Jaros é um piloto de caça da USAF aposentado com mais de 2.000 horas em F-16C/D/CM e T-38A/C e mais de 500 horas em aeronaves da aviação geral.

Atualmente, ele é um piloto de testes, piloto instrutor e LO SME na Lockheed Martin Skunkworks. Nate fornece uma análise detalhada do caça stealth J-20 da China. embora vários outros analistas tenham dito que o J-20 não é um caça de quinta geração. Nate diz que a China terá um caça de quinta geração, e seu desenvolvimento do J-20 (entre outras plataformas de quinta geração) é significativo.

cachi2

O J-20 também é chamado de Águia Negra (Black Eagle);

O J-20 parece uma espécie de F-22 Raptor;

Ele é basicamente uma cópia de terabytes de dados do F-35 que foram roubados pela China, que reuniu os princípios básicos da tecnologia stealth e aplicou aos seus projetos de aeronaves modernas;

O J-20 é monoposto, bimotor, com canard e asas em delta, em uma plataforma furtiva de caça. Existem apenas quatro protótipos que estão sendo testados agora, com caças plenamente operacionais previstos para estar prontos em 2018. O Águia Negra tem dois motores Saturn AL-31 que produzem cerca de 30.000 libras (13.620 kg) de empuxo cada. Com a possibilidade de receber motores Xian WS-15 mais potentes atualmente em desenvolvimento, que especula-se possam produzir 44.000 libras (19.976 kg) de empuxo cada. O F-22 tem cerca de 35.000 libras (15.890 kg) de empuxo por motor. Novos motores farão com que o J-20 se sai melhor em um “dogfight”.

cachi1

O Águia Negra é grande. Estima-se que o peso vazio seja de 43.000 lbs (19.522 kg) vazio e o MTOW (Max Takeoff Weight) de 80.000 lbs (36.320 kg). O Raptor pesa 43.000 lbs (19.522 kg) vazio / 83.000 lbs (37.682 kg) MTOW. Nate acredita que o J-20 será um pouco mais pesado do que isso, com base apenas no tamanho. Prevê-se que o J-20 vai levar de quatro a seis mísseis de longo alcance e, possivelmente, dois mísseis de curto alcance guiados por calor, todos dentro de baias internas. Muito parecido com o Raptor. O F-22 transporta seis mísseis de longo alcance e dois mísseis guiados por calor, e tem opções ar-terra também. O Raptor também tem um canhão interno, o J-20 provavelmente não.

Analistas especulam que o J-20 terá desempenho semelhante e agilidade como o Raptor, outros acham que vai ser somente um caça-bombardeiro. Nate acredita que o J-20 será mais uma plataforma de ataque noturno, com a capacidade de penetrar rapidamente nas defesas inimigas, lançar as armas e escapar com segurança. Não vai ser um dogfighter excessivamente capaz. O Águia Negra será o melhor avião da China. Ele será capaz de entrar e lançar suas armas incapacitantes contra qualquer adversário nas proximidades. Armado com mísseis ar-ar e pilotos treinados em táticas furtivas, é suficiente para superar qualquer caça americano de quarta geração no combate BVR (Beyond Visual Range) ou capaz de realizar ataques à distância para os líderes da China.


Caça stealth chinês J-20 entra em serviço

cachi3


16/03/2017 - A China colocou em serviço seu caça furtivo de nova geração J-20, um avião de combate que espera reduzir o “gap” militar com os Estados Unidos, disseram oficiais navais seniores, ao mesmo tempo em que os chineses constroem uma Marinha de “primeira classe” e desenvolvem um Corpo de Fuzileiros Navais. O presidente chinês, Xi Jinping, supervisiona uma ampla modernização das forças armadas do país, a maior do mundo, incluindo mísseis anti-satélites e submarinos modernos, buscando projetar poder longe de suas fronteiras.

cachi5

Em um relatório divulgado na semana passada, o canal militar da televisão estatal chinesa confirmou que o caça J-20 havia entrado em serviço, embora não desse outros detalhes. A aeronave foi exibida em público pela primeira vez em novembro no Airshow de Zhuhai e foi revelada pelos spotters chineses em 2010. No entanto, questões permanecem se o novo caca chinês pode igualar as propriedades de evasão de radar do avião de combate Lockheed Martin F-22 Raptor, ou o último jato de ataque no arsenal americano, o Lockheed F-35. O F-22, desenvolvido para a Força Aérea dos EUA, é o mais parecido com o J-20.

A China revelou outro caça furtivo que está desenvolvendo, o J-31, no último show aéreo de Zhuhai em 2014, uma exibição de força que coincidiu com a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para uma cúpula da Ásia-Pacífico. A China espera que o J-31, ainda em desenvolvimento, venha a competir com os aviões stealth F-35 fabricados nos EUA no mercado internacional, de acordo com reportagens da mídia estatal. A Marinha é outro foco-chave para a China. A Marinha Chinesa tem assumido um papel cada vez mais importante nos últimos meses, com um almirante em ascensão assumindo o comando, seu primeiro porta-aviões navegando em torno do auto-governado Taiwan e novos navios de guerra chineses aparecendo em lugares distantes.

cachi4

Com o presidente Donald Trump prometendo uma onda de construção naval nos Estados Unidos e enfurecendo Pequim com sua abordagem imprevisível em questões de “hot buttons”, incluindo Taiwan e os Mares do Sul e do Leste da China, a China está se esforçando para diminuir a distância com a Marinha dos EUA.

Fonte: Next Big Future
Fightersweep
Reuters

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Precisando de um notebook novo?
LNVACE10

Curta nossa página

Mundo

Publicidade