CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Como funciona a bioimpressão 3D de órgãos?

impre3d topoDe Vladimir Stakheev, Gazeta Russa - Laboratório 3D Bioprinting Solutions, em Moscou, está implementando um projeto inovador para desenvolver métodos de bioimpressão 3D de órgãos. O trabalho na criação de técnicas de bioimpressão 3D, bem como a bioimpressão de órgãos e tecidos humanos, é uma das tendências mais modernas da bioengenharia e medicina. O uso da tecnologia de bioimpressão 3D para fazer órgãos a partir de células-tronco do próprio paciente poderia ser a solução para problemas de incompatibilidade do sistema imunológico. Com o tempo, essa tecnologia abre a possibilidade de se transplantar protótipos de órgãos e criar métodos efetivos de substituição de tecidos.

O grupo de cientistas liderados pelo professor Vladímir Mironov definiu a tarefa de produzir um rim como meta a longo prazo. A curto prazo, eles estão se empenhando em criar construtos (conceito teórico não observável) universais de tecidos.

impri3d1

"A impressão de ógãos é uma variante biomédica da tecnologia de prototipagem rápida ou um termo moderno seria manufatura adjetiva. Basicamente, são posicionadas camada por camada usando o computador. Essa tecnologia foi desenvolvida em 1985, portanto, ja tem 30 anos de idade. Para aplicação médica - não para células de plástico, mas para células reais. Publicamos nossos resultados na "The Proceedings of the National Academy of Science", uma das maiores revistas científicas dos EUA.

Leia também - Cientistas descobrem como fazer “upload de conhecimento” para o cérebro

Depois, criei um centro de bioimpressão na Carolina do Sul. Logo, obtive 20 milhões de dólares concedidos pela National Science Foudation e criamos um centro de biofabricação avançada de tecidos na Carolina do Sul. Durante esse período, construi 3 bioimpressoras."

impr3d2

"Qual é a idéia básica? A idéia é pegarmos as células de um paciente e colocarmos dentro de um embrião, ou seja, as transformamos em células-tronco. Depois disso, nós dirigirmos a embrionização dessas células-tronco para essa ou aquela finalidade. Se estarmos falando especificamente sobre a impressão de um rim, obtendo céluls renais, fazemos um esferóide fora delas, e as colocamos dentro de uma bioimpressora que nós usamos para imprimir o construto do tecido, ou seja, o que procede o órgão, de acordo com o projeto no computador. Depois, esse construto de tecido é colocado no reator, onde ele amadurece e se torna finalmente pronto para o transplante."

impri3d2a

impri3d3a


Curiosidade: Bioimpressão de órgãos a 3D… é possível

 

impri3d4


Por Ricardo Pereira, 14/03/2015 - Uma empresa Americana ligada a biologia, chamada “Organovo”, de San Diego, prepara-se para a primeira do mundo a realizar uma impressão de órgãos a 3D, já este ano. A impressão vai ocorrer da mesma maneira que qualquer outra impressão em 3D : a bioimpressao estabelece camada após camada de material, neste caso células vivas, de forma a criar uma entidade física sólida, sendo esta o tecido humano.

Leia também - O que é criogenia humana?

O maior desafio deste projecto é a criação dos sistemas vasculares que garantem a oxigenação e nutrientes necessários para sustentar vida. Caso contrario, as células morreriam antes do tecido sair da mesa da impressora. A Bioimpressão, uma ramificação da biofabricação, consiste da aplicação da prototipagem rápida para a fabricação aditiva e automatizada de tecidos e órgãos humanos. A bioimpressão vem revolucionar a medicina reconstrutiva e são muitos os desafios, especialmente na espessura dos órgãos impressos.

impri3d5

No entanto, a empresa americana parece ter superado isso mesmo – “conseguimos espessuras de 500 microns e conseguimos manter o tecido hepático num estado totalmente funcional com o comportamento fenotipico nativo de pelo menos 40 dias“, afirma Mike Renard, vice presidente executivo de operações comerciais da Organovo. A empresa não comentou ainda a futura implantação deste tipo de órgãos, o que teria que passar por uma bateria de avaliações governamentais, antes de ser aprovado para fins clínicos.

impri3d6

De qualquer maneira, a criação de um fígado viável representa uma grande mudança para a industria de bioimpressao e da medicina, pois um tecido criado por um a impressão 3D poderá manter-se vivo por tempo suficiente para testar os efeitos de medicamentos sobre ele, ou mesmo implanta-lo num corpo humano, onde ele se poderá desenvolver ainda mais.

impri3d7

Segundo Mike Renard “ainda é muito cedo para se especular sobre a amplitude de aplicações que a engenharia de tecidos vai possibilitar, ou sobre a eficácia alcançada”. O futuro deste tipo de aplicações poderá demorar entre 3 a 10 anos, pois terá que passar por uma revisão pela Food and Drog Administracion (FDA), após o desenvolvimento bem sucedido de tecidos e a conclusão dos estudos clínicos.


Impressão 3D de órgãos humanos: uma realidade cada vez mais próxima


Junho de 2015 - Nas próximas décadas, a relação entre a medicina e a engenharia terá atingido um marco histórico quando órgãos humanos puderem ser fabricados com o uso de impressoras 3D e implantados em pacientes debilitados que aguardam por doações de órgãos. Atualmente, a situação mundial é de escassez de órgãos saudáveis para doação, além dos problemas relacionados à imunossupressão, causada por drogas, e os riscos da transmissão de doenças nos transplantes. No futuro, com a bioimpressão, os pacientes poderão ser reintegrados à sociedade em tempo mais curto, com qualidade de vida maior e menor custo para a saúde pública.

As pesquisas em bioimpressão de órgãos são altamente relevantes, estratégicas e completaram pouco mais de uma década. Os desafios são grandes, envolvendo diversas áreas do conhecimento que vêm interagindo cada vez mais para buscar soluções viáveis, com progressos em várias partes do mundo. Espera-se que no futuro seja possível produzir estruturas para a substituição parcial ou total de tecidos e órgãos humanos danificados. No momento, o primeiro e mais promissor estágio da pesquisa é o desenvolvimento de microestruturas que possam replicar ou, pelo menos, simular o comportamento dos tecidos ou órgãos reais. Estas microestruturas poderão em breve ser usadas para testar novas drogas.

No Brasil, a pesquisa em bioimpressão 3D de órgãos vem sendo desenvolvida por pesquisadores da Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D), do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), uma das unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, localizada em Campinas (SP). O CTI possui modernas impressoras 3D, com as quais podem ser gerados modelos, moldes e estruturas relacionadas à bioimpressão. O Centro também desenvolve impressoras 3D e bioimpressoras experimentais para testes com biomateriais, que podem incluir materiais biológicos. Como a área de bioimpressão está diretamente relacionada a estruturas e fatores biológicos, é fundamental que grande parte das soluções em desenvolvimento seja analisada na perspectiva do comportamento celular, ou seja, a interação entre a estrutura tridimensionalmente fabricada e o comportamento da célula. Assim, as análises são realizadas em colaboração com diversas instituições nacionais e internacionais.

Como é feita a pesquisa?

A bioimpressão de órgãos é uma aplicação biomédica da impressão 3D (também conhecida como manufatura aditiva), que permitirá, automaticamente, sob o controle de um computador, a reconstrução de tecidos e órgãos humanos. Para isso é necessário uma forte integração interdisciplinar envolvendo a Engenharia e a Biologia, além de outras áreas do conhecimento. O órgão ou tecido deverá ser estruturado a partir de elementos construtores básicos que funcionam como blocos de montar, chamados de esferoides teciduais, capazes de fundirem-se uns aos outros. Esses elementos, obtidos de células do próprio paciente, serão armazenados por uma bioimpressora 3D que fabricará o órgão ou tecido, camada-a-camada, seguindo um conjunto de instruções da bioimpressora, com detalhes complexos da estrutura a ser construída.

impri3d8

Primeiramente, são desenvolvidos softwares para desenho e tratamento de imagens médicas, bem como simuladores que ajudam os pesquisadores a encontrar soluções. Uma das etapas desafiadoras da pesquisa é a representação matemática do tecido ou órgão a ser produzido. O uso em larga escala de uma bioimpressora 3D somente será possível se um projeto ou design detalhado for produzido anteriormente à etapa da impressão, o que não é possível com os softwares atuais. Assim, o desafio é complexo e requer a contribuição de anatomistas, biólogos e matemáticos, além de cientistas da computação. Em relação à bioimpressão propriamente dita, são necessários engenheiros de automação, de robótica, de computação, mecânicos e eletrônicos que deixem o equipamento apto a processar o design ou projeto gerado e fazer a impressão controlada do material vivo (esferoides teciduais), de maneira organizada, rápida e segura.

Esse material, por sua vez, exige que profissionais da área biológica atuem previamente na produção em larga escala. O passo seguinte à fabricação do órgão é a sua maturação em um equipamento conhecido como biorreator. Esse equipamento, assim como a impressora, requer a atuação de engenheiros, químicos e físicos. Por último, supondo que todas as etapas anteriores sejam bem sucedidas, segue-se a etapa de implantação do órgão no paciente, realizada por cirurgiões especialistas. Esta será uma etapa altamente dependente de discussões no campo da ética e da definição de regulamentos que garantam a segurança do paciente, o que já vem acontecendo em muitos países.

Qual a importância da pesquisa?

A população humana tem aumentado e as gerações têm vivido cada vez mais tempo, e alternativas na área da saúde precisam ser desenvolvidas para que pessoas portadoras de doenças ou acidentadas possam aumentar suas chances de recuperação e reintegração à sociedade. O objetivo da bioimpressão é produzir substitutos naturais, isto é, partes humanas com material biológico retirado do próprio paciente a partir da impressão 3D.

Tem crescido, no mundo todo, o número de pesquisadores e de investimentos em bioimpressão. Ainda não existem aplicações completas e de larga escala dela, mas os resultados das pesquisas são promissores. Os países com maior atuação na área são os Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul, China e Holanda. Na América Latina, o Brasil participou como um dos membros fundadores da Sociedade Internacional para Biofabricação (em inglês, International Society for Biofabrication) em 2010. A Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D) do CTI vem contribuindo para o desenvolvimento da bioimpressão por meio da pesquisa e aplicação da tecnologia da informação e impressão 3D. O CTI tem participado dos principais eventos mundiais da área, apresentando seus resultados tanto na forma de artigos em congressos quanto de palestras convidadas.

Leia também - Em busca das super civilizações

Como um exemplo específico desse estudo no CTI, foi desenvolvida uma estrutura de 200 micrômetros de diâmetro, denominada lockyball, cuja função é abrigar os esferoides teciduais, dando-lhes proteção mecânica e maior capacidade de interconexão. Adicionalmente, essa estrutura poderá garantir um maior tempo de hospedagem dos esferoides teciduais na região em que for instalado no organismo humano, nos casos das chamadas terapias celulares em que é necessária a manutenção de células específicas em um local determinado. Elas funcionariam como um ‘carrapicho’, prendendo-se umas as outras, gerando uma estrutura 3D com grande concentração de células. As Lockyballs foram produzidas em parceria com os países da Lituânia, Grécia e Áustria.

Na área de pesquisa aplicada, a Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D) do CTI tem trabalhado em cooperação com o Ministério da Saúde para aplicações de tecnologias tridimensionais na saúde, o que confere uma rica experiência e conhecimentos na solução real dos problemas em uma rede que conta com mais de uma centena de hospitais. No âmbito desse projeto, nas próximas semanas, a DT3D deverá alcançar o número de 4.000 casos atendidos.

Fonte: http://gazetarussa.com.br/
           http://pplware.sapo.pt/
           http://www.canalciencia.ibict.br/