CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Podcycle: conheça o projeto brasileiro de minicarro elétrico compartilhado

carele5Por Dyogo Fagundes, 29/09/2015 - Uma startup de Santa Catarina inicia na internet uma campanha de financiamento colaborativo para viabilizar o projeto de um veículo elétrico compartilhado. Batizado de Podcycle, o modelo acomoda duas pessoas e fará parte de uma rede intermodal de mobilidade. Engenheiro mecânico e co-autor do projeto, Rodrigo Magri explica que o objetivo é discutir o conceito do uso compartilhado de automóveis como uma das soluções para os problemas de trânsito das grandes cidades. Na campanha lançada através da Catarse, plataforma de financiamento colaborativo na ...

internet, o projeto tem como meta inicial a arrecadação de R$ 68 mil até o dia 22 de novembro, sendo que R$ 13 mil já foram levantados em menos de uma semana. Interessados podem contribuir com cotas de R$ 15 a R$ 900. A recompensa pelo apoio vai desde a gravação a laser do nome do apoiador no chassi do carro até uma miniatura em 3D do veículo.

O montante arrecadado será usado para custear a finalização da construção do minicarro e para a realização de um tour com a primeira unidade pelas principais cidades brasileiras. Para doar para o projeto basta acessar catarse.me/evpodcycle.


Projeto brasileiro de carro elétrico precisa de sua ajuda para se tornar realidade

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Por Felipe Ventura, 02/10/2015 - Uma equipe de Santa Catarina quer tirar do papel um projeto bem bacana: um carro elétrico chamado PodCycle, feito para carsharing e fabricado no Brasil. O Gizmodo Brasil conversou com Brener Martins, idealizador do veículo, para conhecer mais sobre o projeto. O PodCycle é um veículo elétrico urbano para duas pessoas, e pensado para ser usado em carsharing – isto é, em um serviço no qual você aluga o carro temporariamente. O carro chega a até 100 km/h e tem autonomia de 100 km. A bateria leva 4h para ser carregada em uma tomada comum – ou seja, não é preciso ter uma base dedicada de recarga. Mas se tiver, tanto melhor: um posto de recarga, que pode ser tanto fixo como móvel, enche a bateria em 1h.

Para finalizar a construção do primeiro carro, uma campanha do Catarse está arrecadando R$ 68.000. Para cada valor de contribuição – que vai de R$ 15 a R$ 900 – o apoiador recebe uma recompensa, seja um cartão postal, camiseta, ou até um modelo do PodCycle feito em impressão 3D. Com o dinheiro, a equipe também planeja realizar um tour que exibirá o veículo em Florianópolis, Curitiba, São Paulo e talvez mais cidades – depende de quanto dinheiro eles conseguirem. “O objetivo do tour é apresentar o veículo e o conceito de carsharing no maior número possível de cidades”, diz Brener. Ele nota que “não colocaremos o carro na estrada, já que ele foi desenvolvido para as cidades” – ele será transportado de outra forma.

O custo estimado do carro é maior, de R$ 95.000. Para chegar a esse valor, a equipe do PodCycle – composta por cerca de 20 integrantes, incluindo designers, engenheiros e cientistas da computação – investiu dinheiro do próprio bolso. Eles também conseguiram auxílio financeiro do programa Sinapse da Inovação, apoiado pelo governo de Santa Catarina – no total, foram cerca de R$ 40.000 antes da campanha no Catarse. Com esse dinheiro, já foram adquiridos alguns componentes do carro, como motor elétrico, inversor e carregador. Todos foram importados dos EUA, “devido à inexistência no mercado nacional de componentes nos parâmetros necessários”, explica Brener. Por exemplo, eles não conseguiram encontrar por aqui um motor elétrico que fosse compacto e que oferecesse uma potência de 50kW com uma curva de potência adequada para a propulsão do carro.


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O PodCycle em seu estágio atual

O PodCycle está sendo fabricado na oficina da equipe, na Cidade Criativa Pedra Branca, em Palhoça (SC). “O chassi está praticamente pronto e estará 100% funcional em novembro; a carenagem será produzida por parceiros e montada também em Pedra Branca”, afirma Brener. Para usar o carsharing do futuro serviço PodShare, será necessário pagar uma mensalidade de R$ 10, mais R$ 16 por meia hora de uso. “Com o custo de produção que temos hoje com o protótipo, um investidor teria retorno a partir do 18º mês de operação”, diz Brener. Ele também lembra que há outros possíveis retornos para o projeto. Pense no aluguel de bicicletas do Itaú, por exemplo: a ideia não é simplesmente ganhar dinheiro – o banco já fatura bilhões com sua atividade principal – e sim obter uma imagem positiva junto ao público. “Ser patrocinador de iniciativas como a nossa poderia colocar um banco mais próximo do público jovem”, diz Brener.

O projeto do PodCycle já foi apresentado no MIT e também em Ingolstadt, na Alemanha. Eles têm uma parceria com o AWARE, programa de cooperação entre a Technische Hochschule Ingolstadt, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a UFPR (Universidade Federal do Paraná). “Nós trocamos expertise; eles são especialistas em powertrain elétrico e eletrônica para veículos elétricos”, diz Brener.

O PodCycle foi idealizado no final de 2012, e ficou mais concreto a partir de 2014: “a ideia surgiu depois de alguns anos trabalhando na E3 – Equipe UFSC de Eficiência Energética – na qual construíamos protótipos veiculares para fazer a maior quilometragem com um litro de gasolina ou o equivalente em energia elétrica”. (Inclusive, em 2012 e 2013, Brener e sua equipe participaram do projeto Shell Eco-marathon de eficiência energética nos EUA.)

Antes de começar o projeto, a equipe entrou em contato com quem já estava fazendo algo semelhante no Brasil – por exemplo, o Vez do Brasil, DirijaJa e Wake Motors. O custo do PodCycle tornaria difícil vendê-lo de forma tradicional, segundo Brener, por isso ele passou a buscar alternativas – daí a ideia do carsharing. Com o PodCycle, Brener quer evitar falhas que sua equipe identificou nas iniciativas de veículos elétricos que existem no Brasil. Alguns têm caráter artesanal, projetados sem pensar em como se encaixariam no mercado; outros têm preço de venda muito alto. Além disso, alguns dependem de processos caros e complexos para serem fabricados; enquanto outros dependem muito do apoio do governo, que vem cortando custos.

Por isso, o PodCycle é projetado para o uso urbano e para ser usado dentro de um serviço – o carsharing – em vez de pertencer a uma só pessoa. O processo de produção é pensado para usar um número reduzido de ferramentas, através da colagem dos elementos estruturais, e para ser feito até mesmo em microfábricas: O PodCycle é um veículo totalmente modular e pode ser montado em micro fábricas na região onde será comercializado… O que permite esta estrutura é o conjunto de processos inovadores usados na concepção das partes do PodCycle. Na microfábrica não será necessário investimento em planta de soldagem, por exemplo, pois o PodCycle faz amplo uso de adesivo estrutural ao invés de solda. O chassi não requer pintura nem tratamento anticorrosivo, dispensando o investimento em cabines.

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Brener diz que, no estágio atual, não queria depender muito de recursos do governo. “Quando uma ideia ou um produto é validado e financiado pelo seu potencial consumidor, isso traz uma agilidade e maiores chances de sucesso. Entendo que o momento correto para a participação governamental seja na hora de aumentar a produção e massificar a adoção”, explica. E por que não arrecadar dinheiro com a iniciativa privada, em vez do crowdfunding? Brener explica que, “pensando na ótica de investidor e não na de entusiasta, o PodCycle é visto como uma iniciativa de alto risco e complexidade”.

É de se esperar que um novo veículo tenha que passar por muita burocracia. Brener diz que “as exigências no Brasil são um tanto confusas e certamente caras”, mas o PodCycle foi desenvolvido prevendo as exigências regulatórias. Mesmo se a campanha do Catarse não chegar ao objetivo, Brener afirma que o projeto vai continuar: “terminaremos o ano com o chassi funcional e teremos etapas mais longas para finalizar o veículo”. Ele diz, no entanto: “tudo leva a crer que vamos conseguir”.


PodCycle: Um chassi, muitas possibilidades!

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O PodCycle é um veículo elétrico urbano para duas pessoas, desenvolvido exclusivamente para a nova economia inteligente compartilhada. Baseado em um chassi skate modular que permite diversos projetos veiculares distintos, um baixo custo de manutenção e grande possibilidade de customização. Foi desenvolvido por jovens brasileiros e alemães de acordo com a regulamentação vigente, pensado para as nossas cidades e exclusivo para o uso em serviços de compartilhamento. Vem carregado com o desenvolvimento de novas tecnologias para o Brasil, como o design inteligente e o sistema de compartilhamento e rastreamento. O PodCycle é apenas o primeiro de muitos designs possíveis, foi desenvolvido com o objetivo de ser funcional, viável e dentro dos moldes internacionais de carsharing. Já que tem que atender a diversos usuários e uso diário intenso.


PodCycle: Carro elétrico brasileiro consegue financiamento para virar realidade

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05/12/2015 - O PodCycle, um projeto brasileiro de veículo elétrico para compartilhamento conseguiu obter o financiamento para tornar realidade o primeiro protótipo. A ideia foi submetida a uma campanha de “crowdfunding” na internet para conseguir levantar R$ 68 mil. A fim de finalizar o primeiro carro, os idealizadores do PodCycle colocaram o projeto na internet e faltando dois dias para encerrar o prazo de captação de doações, conseguiram finalmente chegar ao valor necessário para terminar o protótipo. No total, o PodCycle conseguiu arrecadar R$ 75 mil por meio de 345 pessoas, que serão recompensadas com brindes e até volta no veículo de demonstração, que deve começar a rodar já em 2016. Carroceria e chassi serão finalizados com o dinheiro arrecadado, que ainda terá 18% consumido na aquisição da bateria.

Liderado pelo engenheiro mecânico Mahatma Marostica, o projeto do PodCycle está sendo executado em Florianópolis e prevê início de produção em 2017. A plataforma modular “skate” do carro deverá receber outras carrocerias no futuro, pois os projetistas pretendem liberar sua produção a terceiros através de franquia. A ideia é ter uma fábrica para produção dos componentes principais, que seriam então adquiridos por terceiros, que finalizariam o veículo. Fornecedores da empresa também venderiam as demais partes do carro para os franquiados. O PodCycle pode assim dar origem a outros tipos de carro, tais como buggy ou utilitário esportivo, por exemplo. Para atender à legislação brasileira e de testes de colisão, o PodCycle terá airbag duplo e ABS, além de estrutura deformável. O custo estimado do veículo pronto é de R$ 95 mil.

Fonte: http://carplace.uol.com.br/
http://gizmodo.uol.com.br/
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