VERDADES INCONVENIENTES

THRIVE: Porque o mundo não prospera? Parte 8

prosperar homem livreEu vejo todo esse processo como nada menos do que uma luta pela alma humana. Começa com uma mudança na forma de enxergar o mundo, fazendo-nos perguntas como: Quem somos nós na realidade? O que é a natureza humana? Nós somos o que a elite acha que somos? Criaturas estúpidas e gananciosas que, se forem deixadas soltas, criam a violência e o caos, e que, para o nosso próprio bem, devemos ser controlados poruma autoproclamada elite? Ou somos naturalmente cuidadosos e criativos? Eu acredito que quando o povo esta saudável e temo que precisa para sobreviver, pode criar um mundo baseado na integridade, liberdade e compaixão. Um mundo onde todos podem prosperar! Qual dessas duas visões irá moldar o nosso futuro? Essa é a nossa decisão...AGORA !

A agenda de controle da elite global é produto de uma visão destrutiva do mundo, baseada na crença de que não há o suficiente para todos, que algumas pessoas merecem mais do que as outras; e que a sua segurança depende do controle que mantém sobre o resto de nós. Em poucas palavras, sua visão de mundo esta baseada em escassez e medo. Mas apesar de seu poder, os arquitetos dessa Nova Ordem Mundial não podem criar essa visão terrível sem o nosso apoio. Para dete-los, para tomar a sua agenda obsoleta, nós temos que acordar! Devemos tomar uma atitude.

prosperar Elisabet Sahtouris

"Este é o último esforço, de uma fase muito particular da nossa civilização. É o último suspiro. Eu gosto da matáfora da lagarta que se transforma em borboleta, porque a lagarta vai crescendo através do ecossistema. Ela é muito destrutiva, come cerca de 300 vezes o seu peso por dia, até que fica tão inchada, que vai dormir e sua pele se transforma numa crisálida endurecida. Depois, no seu corpo, aparecem essas "células imaginárias". Os biólogos realmente as chamam assim, formando-se dentro do corpo da lagarta, que depois se torna uma sopa de nutrientes para essas células. Mas o que importa nessa metáfora, é que o velho e o novo convivem por um tempo, e a função da lagarta é preservar a sua vida. É um governo deseperado o que temos agora, tentando controlar o petróleo do Oriente Médio, e agora querendo promover a energia nuclear e tudo mais. Sabem que não é bom, mas eles tem que desempenhar o papel de se protegerem. É a sua função. E se você adora borboletas, você não pode sair por ai pisando em lagartas. Então, odiá-los não vai trazer nenhum bem! Mas se você deseja uma energia alternativa, não pode pedir a um sistema econômico baseado em petróleo que produza isso para você! Nós temos que produzi-la. Nós temos que nos dar conta de que é mais eficiente e mais barato produzi-la. Nosso trabalho é construir o novo mundo."

prosperar Barbar Marx

"Se tivermos uma visão de mundo que diz: não ha crise, todos tem o que necessitam, todos tem até mais do que necessitam, você pode dar uma guinada neste mundo desesperado para um renascimento de criatividade humana e amor"

Pode até parecer que a elite controladora possui todas as cartas, mas nós também temos muitas vantagens. Primeiro vamos falar de números. Muito poucas pessoas estão conscientes de que estão desempenhando um papel nesse plano. Muitos daqueles que estão ajudando a implementar o plano, ainda não entendem realmente o que está acontecendo. Pelos meus cálculos, somos muito mais numerosos do que os que estão organizando o plano, talvez até em 1 milhão para um, só nos Estados Unidos. O empresário e ecologista Paul Hawken estima que, atualmente, ha mais de 1 milhõa de organizações em todo o mundo, lutando a favor da justiça social e ambiental, totalizando o maior movimento social na história da humanidade.

prosperar rede ativista

Este movimento, quando conectado eletronicamente, pode se converter na rede das redes se tornando a força ativista mais poderosa para que haja uma mudança da Terra.

prosperar paul hawken

"Se você olhar para as pessoas que estão envolvidas com a retauração da terra, parando o dano, resistindo a depredação, nutrindo, trocando e reimaginando o significado de ser humano, se você não estiver inserido nesse gurpo, deveria verificar o seu coração, pois ha uma beleza extraordinária e magnifica cercando esse grupo de pessoas ao redor do mundo. Que querem cumprir esse papel."

A segunda vantagem importante que temos, é que todos os centros de poder que da elite controladora, requerem a nossa participação. Se tirarmos da jogada a nossa ajuda, seu plano não tem como funcionar. Isso é realidade nos bancos centrais, no meio militar, nos meios de comunicação, no governo e nos outros. Se seguirmos os exemplos de Mahatma Gandhi e Martin Luther King Jr, nós temos o poder de não participar de uma forma não violenta. É precisa muita energia, recursos e mentiras para tentar dominar a vida dos outros. Por outro lado, no caminho da liberdade, nós temos donosso lado a força vital da evolução que Gandhi chamava de "Satyagraha", o simples poder da verdade.

Vandana Shiva, phd: "Na Índia nós temos milhares de cidades que agora são chamadas de zonas de liberdade, então nós não aceitamos patentes, nós não cooperamos com elas, assim como Gandhi não cooperou. Não aceitamos tóxicos ou sementes alteradas geneticamente em nossas plantações, em nosso ecossistema, pois são uma ameaça a biodiversidade. E este movimento pela liberdade, que é um movimento pela liberdade de todas as espécies, não só a dos humanos, é algo que esta crescendo tão rápido que esta refletindo na criação dessas mesmas zonas livres na europa. Eu olho em volta e existem mais 1000 zonas livres, em 90% da Itália e 90% da Áustria. As zonas de liberdade ao redor das sementes, ao redor dos alimentos, estão criando transformações em massa."

Na Bolívia, um movimento emergiu nas ruas e sem descansar, batendo em potes e panelas, conseguiu encerrar as atividades de uma croporação estrangeira que estava sugando seus recursos hídricos. Muito pouco é mostrado pela mídia corporativa, mas existem histórias similares acontecendo todo o dia, em todo o mundo.

"O povo do Havaí aprovou a resolução contra a vacinação forçada"

"Um homem inventou uma máquina que converte plástico em petróleo"

"Estudantes de medicina de Harvard se rebelam contra a relação com a Big Pharma"

"Um pequeno produtor ganha uma batalha moral contra a Monsando"

"União Européia se frustra ao tentar obrigar a França e a Grécia a entrar na produção de transgênicos"

"Bayer é condenada a pagar 138 milhões de Euros a respeito do caso do arroz"

"Agricultura orgânica: mais agricultores mudam para métodos convencionais de extração de leite"

Eu não estava disposto a fazer esse documentário até saber que existem respostas corretas para resolver estas crises. E agora, o poder da internet nos permite compartilhar a profundidade dessa pesquisa. Nós passamos anos criando um vasto website:

www.thrivemovement.com

Que consegue reunir tudo, trazendo toda essas informações e tudo o que podemos fazer a respeito, acessível a todos. Aqui você terá um módulo próprio de navegação, que permite que você vá a fundo nos temas abordados no documentário: código, problema e solução. Voce pode estudar estratégias e táticas conectando-se a outras pessoas para conseguir um maior impacto em suas ações. Cada fato citado neste documentário foi verificado de forma independente e as referências estão em nosso site. Este navegador por setores facilita todo o sistema de pensamento, que reconhece como as ações feitas em uma área impactam as outras. O centro desse navegador por setores é a "Visão Mundial" porque ele determina a forma como experimentamos tudo o que se passa conosco e ao nosso redor.

Em cada setor você encontrará temas cruciais, recursos, estratégias em grupo e ações individuais, para que pacifica e produtivamente se obtenha uma mudança verdadeira. Nossa árvore de recursos irá te concetar a pessoas, organizações, e a mídia que mais recomendamos, para te ajudar a estar completamente educado e comprometido com a causa. Fui compelido a analisar que há um número mínimo de ações, nas quais, trabalhadas em conjunto, podem nivelar a balança. Isso não é eterno. Assim que enxergarmos o panorama total das coisas, iremos ver o que cada um de nós pode fazer para concluir a missão. Vamos dar um aolhada nesses antídotos estratégicos para o domínio encoômico.

Nós precisamos: parar os resgates aos bancos e corporações; acabar com o Federal Resrve (FED); retirar o apoio dos contribuintes as agencias relacionadas aos bancos centrais, como FMI e Banco Mundial; permitir a criação de moedas alternativas e bancos independentes; e nos recusar a pagar impostos internacionais.

Meu foco é dar solução aos problemas dos Estados unidos, pois é onde eu mais tenho conhecimento, mas como as previsões são globais, também são princípios nos quais se baseiam as soluções e estratégias. Seguem algumas ações táticas que você pode fazer como indivíduo, que não gastam muito tempo ou dinheiro, para fazer uma diferença real agora mesmo. O que posso fazer? Mantenha-se informado, converse mais sobre utod isso com as outras pessoas. Use bancos locais. Quando tiramos nosso dinheiro das grandes instituiçoes bancárias, e passamos a investi-los em bancos locais e uniões de crédito, nós paramos o fluxo do problema e encontramos a solução em apenas um movimento. Compre e invista de forma responsável. Cada célula que você gasta envia uma mensagem. Una-se a algum movimento que visa auditar e fechar o FED. Ele esta nos roubando. Una-se a algum movimento on-line que visa manter a internet aberta e livre. Não deixe que ninguem consiga obter o controle da Internet.

Apoie os meios de comunicação independentes. Consiga informações de fontes diversas e tente imaginar quem esta pagando as notícias que chegam até você. Apoie a agricultura orgânica, e não a modificada geneticamente. Una-se a movimentos que visam promover eleições honestas, que incluam cédulas de votos de papel rastreáveis, e reformas nos financimamentos de campanha. Os políticos só conseguirão ser fiéis a nós quando as empresas pararem de financiá-los. Seja a favor de novs fontes de energia renováveis. Debata mais abertamente com as pessoas sobre as formas de se conseguir energia livre. Isso transformará a dinâmica de poder nesse planeta, mais rápido do que qualquer outra coisa na história.

Assine petições para ações em massa. Essa é uma estratégia para reaver o nosso poder, tendo esperança de que uma grande parcela do povo aceite participar antes de tomar alguma decisão. Imagine 1 milhão de pessoas agindo em conjunto. E ainda mais pessoas!

Estou inspirado pelo número de soluções palpáveis e solucionadores de problemas que existem por ai! Aqeela Sherrills é uma pessoa cujo trabalho me comoveu. Ele estudou as guerras entre as gangues "Crips" e "Bloods".

prosperar aqeela

"Uma das coisas que descobrimos no processo de conseguir a paz na vizinhança, é que um conflito é saudável, é a falta de solução para o conflito que conduz a violência. Quando lançamos o tratado de paz, tivemos um grande sucesso no primeiro ano. A taxa de homicídios baixou 44% por causa das nossas ações na vizinhança."

Aqeela descreve o que aconteceu quando 2 chefes de gangues rivais, finalmente se encontraram depois da trégua. "O irmão se dirigiu ao outro e falou: eu sei que você me odeia, talvez eu te odeie também, mas, por essa trégua, eu estou disposto a deixar tudo isso de lado. Ele estendeu sua mão, abraçou e fechou os olhos, pois disse que ja estava se preparando para uma facada nas costas. Estava esperando por uma bala, um tiro na barriga. Mas depois de alguns momentos, com aquele abraço, ele se deu conta que aquilo era genuíno."

Eu acredito que possuir uma imagem clara do nosso potencial, é tão importante quanto descobrir os obstáculos no caminho. Então quero leva-lo a um possível cenário futuro. É um mundo que a elite considera uma utopia, um sonho impossível. Mas eu estou convencido que é um mundo que esta absolutamente ao nosso alcance. Nós podemos criar um mundo onde as pessoas podem prosperarl, onde possamos nos sentir seguros. Onde o ar, a água e os alimentos estão limpos. Um mundo onde as comunidaes sejam capazes de produzir seu próprio alimento e energia, e o intercâmbio seja aberto e justo.

Ao invés de focar na punição, concentrar os esforços para restaurar vidas e perdas. Os seguros pagariam aos médicos para manter as pessoas sãs. A educação seria voluntária e as necessidades dos indivíduos estariam acima das corporações. Teríamos uma resposta honesta dos meios de comunicação independentes. Não haveria subsídios ou resgates. Imagine um sistema financeiro honesto, com impostos baixos ou até mesmo sem impostos, e contas de luz e de combustível baratas, sobrando dinheiro suficiente para pagar seu carro, casa, podendo poupar mais e investir. Você teria mais riqueza, liberdade e segurança, com todos trabalhando igualmente ou até mesmo menos.

Catherine Austin Fitts: "Digamos que eu abra um fundo mútuo na minha vizinhança e que todos os vizinhos tenham ações. E logo eles melhoram seu meio ambiente, e suas ações sobem de valor. Então em vez de faerem um investimento que suga, estão ganhando dinheiro. Estão ganhando dinheiro com coisas que permitem que seus filhos tenham mais segurança e que evitam que o planeta morra. Então você pode comer todo o bolo, ao invés de trabalhar 5 dias na semana e tentar salvar o planeta apenas nos fins de semana, você poderá pássar a semana ganhando dinheiro salvando o planeta.E depois quem sabe, ir a praia!"

Esta visão de um mundo próspero, esta baseada no que poderia ser chamado de Liberdade em Perspectiva. Existe um princípio simples que fundamenta esse enfoque. A não violação. Ninguém pode violar você ou sua propriedade. E você não poderá violar a de ninguém, exceto em genuína autodefesa. Essa é a única regra que eu encontrei e todas as pessoas concordam. Pelo menos para elas. Eu acredito que a não violação é o verdadeiro norte, na bússula moral da humanidade e é o nosso Núcleo de navegação. Essa idéia pode guiar e proteger todos os indivíduos, enquanto configuramos sistemas voluntários de auto-sustentação. É uma forma de se viver que eu defendo de todo o coração e sem nenhuma ressalva.

Eu tenho sido profundamente influenciado pelo trabalho do economista austríaco Ludwig Von Mises, que desenvolveu uma filosofia econômica completa baseada na étia e não na agressão. Motivado por ter testemunhado o estrago do Comunismo e do Fascismo na Europa, ele dedicou a sua vida em encontrar um caminho justo. Ele entendeu que esses sistemas, assim como o Socialismo e até mesmo a Democracia, assumem erroneamente que os direitos do grupo, são mais importantes que o dos indivíduos. Eu sempre concordei que mais gente iria prosperar se realmente tomarmos a necessidade do grupo acima da dos indivíduos. Mas quando olhei mais de perto esse pensamento, eu vi na prática, não funciona muito bem dessa forma.

Em nome do que é melhor para um grupo, os governos tem sido responsáveis pela maioria das guerras, mortes e destruição do planeta. Mais de 200 milhões de pessoas foram assassinadas durante o século 20. Então, com o princpio da nao violação muda essa dinâmica? Teria que nos levar a uma mudança gradual de um sistema fundamentalmnte defeituoso, para uma transformação completa, onde não só alguns, e nem a maioria, mas TODOS teriam que ter uma oportunidade de prosperar.

prosperar Daniel Sheehan

"Para poder implementar o princípio da não violação, para mim, faz sentido examinar honestamente o nosso passado, pois de nada serve tentar construir um sistema saudável em cima de um doente. Devemos olhar profundamente para os mais fundamentais atos de injustiça, em que esse país foi fundado. O roubo das terras das pessoas e a matança de suas mulheres e crianças, na destruição de povos inteiros, um mal tão doloroso. Acreditamos que temos que lidar com isso, lutar contra isso de uma forma fundamental. Entendo que não são erros que foram executados e completados ha 150 anos. São erros cometidos atualmente, todos os dias."

prosperar Evon peter

"Pegando a história da América do Norte, dos EUA, existem mais de 500 tratados assinados com as nações indígenas e cada um deles foi violado. Na verdade, uma imensa fortuna foi gerada a partir das terras e recursos dos povos indígenas e bilhóes de dólares são gerados anualmente por corporações da Europa com base na exploração de terras e dos recursos indígenas. Se nós não tivéssemos grandes corporações, se nós não tivéssemos os governos definindo como nos relacionamos, como seriam nossos relacionamentos? Como faríamos a diferença?"

Levará tempo e esforço para transformar consciências e realizar as tarefas que nos levarão para o mundo o qual eu estou falando. E mesmo assim, não conheço outra dádiva maior do que a que estamos dando a futuras gerações. Não podemos fazer tudo de uma vez, visualizo 3 etaps superposicionadas para o processo de solução:

1ª Etapa - Temos que alcançar o máximo de integriade para os nossos sistemas atuais. Se cortarmos os investimentos militares pela metade, seria igual ao mesmo valor gasto para defesa por todo o resto do mundo. Fazendo isso e se livrando do Federal Reserve, mais de um trilhão de dólares seriam liberados imediatamente. Isso é o suficiente para alimentar a todos do planeta, lidar com problemas sociais e curar o meio ambiente. Muita gente acha que a pobreza e a fome são inevitáveis, mas se comparadas a guerra, eliminar a pobreza e proteger o meio ambiente é mais barato. De acordo com o Instituto de Políticas da Terra de Lester Brown, custaria menos de 200 bilhões de dólares por ano restaurar o meio ambiente e alcançar as metas sociais globais. Mas esta não é a etapa final para a liberdade em perspectiva, enquanto aprimeira etapa requer bastante compaixão, tipicamente associada com programas liberais democratas, a segunda etapa reflete muito da sabedoria da visão de mundo tradicional e conservadora.

2ª Etapa - Reduziríamos o papel do governo na proteção da liberdade individual, em cuidar das coisas que compartilhamos, como o eco-sistema e as nossas formas de comunicação. Assim que o sistema começar a ganhar integridade e passarmos para uma moeda mais sólida, as pessoas terão mais dinheiro para poder controlar a tudo que as afeta.

3ª Etapa - A terceira etapa cresce com o aumento da liberdade que ganhamos nas etapas 1 e 2, ja teremos mais dinheiro e mais tempo. Não haverá mais impostos involuntários e nenhum governo involuntário. Não haverá mais monopólios baseados na força. Haverá regras, mas não legisladores. Proteger os direitos dos indivíduos torna-se um ponto chave para honrar a nossa interdependência. podemos ser distintos e unidos ao mesmo tempo. Tão utópico quanto possa soar, a princípio eu me surpreendo ao ver a diversidade de pensamentos práticos que se apresentaram para lidar com nossos problemas de saúde, crime e educação.

Essas tres etapas validam as perspectivas liberais e conservadoras que tem nos dividido há tanto tempo, e as reconciliam em um novo nível: o da não violação. Um núcleo ético que todos compartilhamos. A terceira etapa honra o incentivo humano e finalmente inclui o direito, não só de muitos, não só da maioria, mas o de TODOS!

O toro proporciona um modelo para uma sociedade baseada em integridade e totalidade. Conserva o que funciona. É composto de uma forma de retro-alimentação par que se autocorrija e se inove. mantendo-se em equilíbrio. Podemos aplicar estas e outras características da dinâmica do toro em nossas sociedades humanas. E realmente acredito que alinhar a nossa consciência com o modelo fundamental da vida e energia em todos os níveis, físico, emocional, interpessoal, mental e no meio ambiente e ultimamente nas artes, ciência e na celebração do amor. Esse é nosso objetivo aqui.

prosperar aikido 2 morihei ueshiba

Entender e sentir a nossa interconcetividade, mudou a minha forma de enxergar tudo. Na minha própria vida, eu encontrei uma expressão prática dessa filosofia, em uma moderna e não violenta forma de arte marcial, o AIKIDO. Oferece um guia poderoso de como reponder efetivamente e sem violência, a esse plano de dominação global. Morihei Ueshiba, seu fundador, diz que para poder praticar o Aikido, deve-se imitar os movimentos dos átomos e galáxias. Assim como a tecnologia de energia livre se funde ao padrão do toro para conseguir poder ilimitado, o Aikido, o "Caminho da Harmonia", mescla a energia de um atacante, redirecionando-a para uma resolução pacífica.

prosperar aikido 1

"O AIKIDO NÁO É UMA TÉCNICA PARA LUTAR E DERROTAR UM INIMIGO. É UMA FORMA DE RECONCILIAÇÃO DO MUNDO, FAZENDO DOS SERES HUMANOS UMA SÓ FAMÍLIA.!
Morihei Ueshiba, Fundador do Aikido.

Ganhi e King aplicaram estes princípios de poder não agressivo a níveis sociais e econômicos. Se respondermos com violência ao Plano de Dominação, sem ser em legítima defesa, apenas continuaremos o velho paradigma de "nós contra eles". Provavelmnte, isso seria usado como mais uma desculpa para aumentar o estado policial. Eu acredito que, tanto moral quanto estartegicamente, nós devemos escolher o caminho da não agressão.

prosperar conectados

Existe outro aspeco do toro com profundas implicações em como devemos responder aos desafios que se apresentam. É a calma absoluta ao "ponto zero", que se encontra em cada sistema toroidal existente. Eu acredito que você e eu, assim como todo ser humano, somos campos de energia em forma de toro, e conectados entre si formando uma grande consciência através de um universo vivo. Por ais que eu me beneficie com a experiência dos outros, como nos indica o Navegador de idéias, é tão valioso quanto o feedback diário é sobre o que realmente esta acontecendo no mundo, como podemos ver nos "sinais Vitais", devo admitir que nossa bússula mais importante é nosso guia interior.

prosperar guia interior 1

prosperar guia interior 2

prosperar guia interior 3

prosperar guia interior 4

Assim que aprendemos a silenciar o barulho e amplificar nosso sinal interno, escutamos melhor a voz interior que sabe naturalmente o caminho e oferece a melhor direção.

prosperar angel kyodo

"Nós temos toda uma vida interior, uma vida interior vibrante, que é a verdadeira bússula do caminho que tomamos no exterior. Se sua vida interior é o seu condutor, que te mostra o mundo, faz muito sentido que, se você quer ter alguma coisa a ver com o caminho percorrido, precisa manter um relacionamento com o seu interior, com o seu condutor. Assim começamos a aumentar o relacionamento com o condutor, ocorre uma sinergia, uma relação simbiótica, onde nossas vidas interiores são realmente capazes de estar mais em conjunto com nossas escolhas do caminho, e seremos capazes de chegar lá! Nós não somos tão insignificantes quanto pensamos"

Deepak Chopra: "Para curar o mundo, devemos começar a contar uma história diferente para nós mesmos. Temos que começar a participar de uma história diferente com os demais. É uma história coletiva que manifesta com o mundo."

Elisabet Santouris, phd: "A humanidade esta agora em um período evolutivo muito interessante, no qual nos movemos de uma competição hostil e agressiva, que é a natureza de espécies jovens, para um modo mais maduro de cooperação e colaboração."

prosperar amy goodman

"Não ha dúvidas de que o dinheiro e o capital estão concentrados nas mãos de poucos. E aqueles que são tão poderosos estão se concentrando ainda mais. Mas ha um poder maior: o oder das pessoas."

Barbara Marx Hubbard: "Quando vemos a crise agora, é tão facil se desprender da vida. É tão facil ficar pessimista ou desesperado. Mas, da minha perspectiva, a crise amadureceu a um ponto de estar no limiar de um despertar em massa. E esse sentimento dentro de mim, me da vitalidade para saber que mesmo que as ações que eu tome sejam pequenas, em meio a problemas tão grandes, o impulso da evolução não é pequeno. E quando esta em todos os que estão acordando, é enorme!"

E cada vez mais há tantos de nós acordando, nos reunindo e se atrevendo a falar em público, que o esquema de dominação global finalmente esta sendo exposto. E estamos descobrindo soluções para criar o mundo que tanto ansiamos e merecemos. Diversas vezes na história, quando as pessoas reconhecem a crueldade de uma tirania, elas se juntam e lutam pela liberdade. Tenho certeza que a humidade olhará para essa época e ficará orgulhosa de que, quando vimos nós agimos.

Obrigado por nos acompanhar nessa jornada. Estou convencido de quetemos o necessário para prosperar. Vamos fazer acontecer!

"EM HOMENAGEM A VONTADE IRREPRIMÍVEL DE VIDA PARA PROSPERAR E EM MEMÓRIA DAQUELES QUE FORAM PERSEGUIDOS OU MORTOS POR SEU COMPROMISSO COM A VERDADE E A JUSTIÇA, EM RECONHECIMENTO A SUA CORAGEM, ENQUANTO NOS UNIMOS PARA DEFENDER NOSSAS VIDAS."


TODOS OS FATOS DESTE TEXTO FORAM DOCUMENTADOS DE FORMA INDEPENDENTE.
FONTES DOCUMENTADAS: www.thrivemovement.com


Fonte: Documentário "THRIVE, WATH ON EARTH WILL IT LIKE?"(2010). Compilação em forma de texto e imagens, Renato Corrêa Bicca, gestor de conteúdo do Portal "O Arquivo"