RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Templo Satânico processa a cidade de Boston para obter 'oportunidade igual' para 'invocar Satanás' nas reuniões do conselho

templsata127/01/2021 - O Templo Satânico (TST) entrou com uma ação contra a cidade de Boston para contestar sua prática de permitir que os membros do conselho escolham aqueles que apresentam a invocação durante as reuniões públicas, em vez de aceitar pedidos de membros da comunidade. A contestação legal do grupo ocorre depois que os pedidos de participação foram negados em 2016 e 2017. “Este caso não é um desafio às orações legislativas, em geral; e não é um desafio às orações ofensivas, particularmente”, ...

afirma a queixa, apresentada no domingo. “Não temos problemas com o fato de que a cidade permite que muitas congregações invoquem Jesus antes do conselho
Encontros. Nós apenas queremos uma oportunidade igual – uma garantida pela Constituição – para invocar Satanás.”

Ele explica que a cidade permite que seus membros do conselho selecionem aqueles que vão orar durante as reuniões do conselho, mas ao fazê-lo, a maioria das invocações apresentadas são cristãs, muçulmanas ou judias.

“Como resultado, a cidade transmite duas mensagens constitucionalmente inadmissíveis: aquelas religiões que fazem o corte são endossadas e, portanto, são membros da comunidade politicamente favorecida; aqueles que não fazem o corte não são endossados ​​e, portanto, são pessoas de fora da comunidade politicamente favorecida”, afirma o processo.

O capítulo de Boston do TST havia solicitado em 2016 e 2017 para poder apresentar uma invocação em uma próxima reunião, mas foi informado de que faltava o patrocínio de um conselheiro.

Em 2018, o cofundador do TST, Malcom Jarry, enviou um e-mail à então presidente do Conselho Andrea Campbell para exigir a inclusão, mas foi novamente informado de que os palestrantes devem ser convidados por um membro do conselho, pois não há lista de espera.

Jarry expressou objeção, observando que o grupo teve sua participação negada em outros eventos em cidades e estados de todo o país devido ao clamor público, principalmente de cristãos e católicos. Diz que não tem “influência política” para ser convidado.

O TST, portanto, apresentou uma queixa à Comissão Contra a Discriminação de Massachusetts (MCAD). Enquanto o MCAD investigava o assunto, concluiu que não poderia ser útil, pois a situação não é de “acomodação pública”, pois os apresentadores devem ser convidados pelos vereadores. Também carece de autoridade para tratar da constitucionalidade da questão.

O Templo Satânico, portanto, entrou com uma ação para obter uma decisão judicial na esperança de que um juiz ordene sua exclusão inconstitucional.

“A cidade se recusou a fornecer um convite ao TST por causa da natureza das crenças do TST: exaltamos as virtudes de Satanás, que é decididamente impopular entre o considerável (e politicamente poderoso) eleitorado cristão da cidade”, afirma o desafio legal. “Ao se recusar a convidar o TST, a cidade está enviando uma mensagem de que o TST e sua congregação são estranhos, não membros plenos da comunidade política”.

“O Tribunal deve ordenar a Boston que forneça ao TST acesso igual para oferecer a oração legislativa, deve proibir permanentemente Boston de recusar ao TST ou qualquer outra religião uma oportunidade de oferecer a oração legislativa e deve ordenar que Boston crie um processo para as religiões se inscreverem para a oportunidade de oração”, afirma.

Como relatado anteriormente, em 2016, quando um membro do Templo Satânico em Pensacola, Flórida, subiu ao pódio para apresentar uma invocação – enquanto vestia um manto preto com capuz – vários participantes começaram a recitar a Oração do Senhor para abafá-lo.

Em 2019, alguns funcionários e participantes saíram da sala enquanto um membro do TST apresentava a invocação durante a reunião da Assembleia Municipal da Península de Kenai no Alasca. Aproximadamente duas dúzias também ficaram do lado de fora para protestar.

“Queremos as bênçãos de Deus sobre a América, não as maldições de Satanás”, disse um homem que voou da Pensilvânia à KSRM Radio, segundo a Fox News. “Lúcifer é o eterno perdedor. Vamos mantê-lo fora.”

Como relatado anteriormente, o Templo Satânico, que se identifica como uma “organização religiosa não-teísta”, não acredita em Satanás, mas vê o anjo caído rebelde como uma metáfora.

“Não promovemos a crença em um Satanás pessoal”, explica a seção de perguntas frequentes do site principal do grupo. “Adotar o nome de Satanás é abraçar a investigação racional afastada do sobrenaturalismo e das superstições arcaicas baseadas na tradição.”

O Templo Satânico também não se reúne em um templo real. Sua sede nacional está localizada na Salem Art Gallery, em Massachusetts.

Fonte: https://christiannews.net/