HISTÓRIA E CULTURA

Cancha Reta

ZCX03Série Mala de Garupa, por Luiz Carlos Félix de Oliveira - Em Timbaúva, a corrida de cavalos era sempre motivo de muita expectativa. Era o esporte preferido da gauchada, nem sempre ordeira nestes acontecimentos.  O prado Coronel Honório Lemes era o local dos grandes desafios.

Barracas e ramadas eram armadas, onde vendiam suas quitandas e muita bebida. Antes dos páreos importantes, muitos faziam escaramuças em seus pingos desafiando aos gritos: “Sem Reservas”, pagava em dobro se perdesse. Lalau Curonilha, mais lasqueado que urubu em carniça, fazia o desafio e Seu Maçaroca aceitou. Feita a aposta, o matungo do Lalau perdeu por três corpos e lá se foram 10 sacos milho apostados. Enquanto isto a festa continuava, ante a fumaça dos fogões e assados.

Na frente da ramada do Rei Azul formavam-se filas para provarem as apetitosas linguiças campeiras do Alegrete.  As pencas “Sem Reserva”, continuavam, e, muitas vezes o policiamento tinha que intervir para separas os brigõese desarmar alguns valentes.  Apaziguado os ânimos a festa continuava calma e serena, com presença das autoridade, senhoras e lindas moças da sociedade local de Sanga Funda e Catimbau.
 
Cada corrida tinha muitos apostadores que por segurança, “casavam” o dinheiro na mão de um conhecido que se encarregava de pagar o vencedor sem desavenças. 
Ao fim da tarde seria o “Grande Páreo Prefeito Gregório Rivera”, tendo como prêmio maior cem sacos de milho.
 
Os parelheiros: - Por Timbaúva o Lindo Choco (propriedade do filhodo temido Prefeito), por Sanga Funda a potranca Loira Clara e por Catimbau o famoso Chacabuco.
 
Dada a partida dos 300 metros, as torcidas deliravam eo jogo, por fora, era grande.
 
Os três juízes de chegada ficaram em dúvidas. O tira teima seria a foto feita pelo Eufrásio. O resultado num envelope fechado é entregue ao Prefeito Gregório Rivera, que sobe num engradado de cerveja e proclama os resultados. Em voz alta leu o nome do primeiro colocado: - Lindo Choco...
 
O resultado oficial seria: -Primeiro lugar Chacabuco, segundo Loira Clara e terceiro Lindo Choco. 
 
Chimangos não aceitam resultados contrários, sentenciou o Juiz de chegada Eufrásio, um antigo Maragato.