HISTÓRIA E CULTURA

Congelamento para a agenda global: ONU exige que nações europeias não retornem aos combustíveis fósseis por causa da crise de energia

freezeagenda12/09/2022 - O mundo está enfrentando a pior crise de energia em gerações, mas a ONU alertou a Europa que um retorno aos combustíveis fósseis em resposta ao aumento dos preços e à escassez de inverno não deve ser considerado sob nenhuma circunstância. A Rússia reduziu o fornecimento de gás para a Europa desde a invasão da Ucrânia, elevando os preços dos combustíveis, enquanto os problemas da cadeia de suprimentos após a pandemia de coronavírus também afetaram as entregas.

Apesar dessas dificuldades, “não há espaço para retroceder diante da atual crise climática”, disse a vice-chefe de direitos humanos da ONU, Nada Al Nashif, ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Ela afirmou que as inundações devastadoras que afetam mais de 33 milhões de pessoas no Paquistão são um exemplo do que acontecerá com o clima do mundo se houver um retorno em massa aos combustíveis fósseis em vez de buscar alternativas.

“De quantas tragédias desse tipo precisamos antes que a urgência do momento nos faça entrar em ação?” ela implorou. Falando na abertura da 51ª sessão do conselho em Genebra, Al Nashif reconheceu que o aumento dos preços da energia na Europa “ameaça impactar os mais vulneráveis ​​à medida que o inverno se aproxima”.

Al Nashif apontou “algumas U.E. os estados membros estão se voltando para investimentos em infraestrutura e suprimentos de combustíveis fósseis” e declararam que devem parar.

“Embora esse impulso seja compreensível, exorto a U.E. e seus estados membros a considerar as consequências de longo prazo de bloquear mais infraestrutura de combustíveis fósseis”, declarou ela.

Leia também - Super-soldados

“É essencial acelerar o desenvolvimento de projetos de eficiência energética e renováveis.”

Al Nashif exortou todos os países a “buscar um resultado ambicioso” na próxima conferência climática da ONU, COP27, marcada para o Egito em novembro.

Eles devem procurar “lidar com perdas e danos e cumprir e aumentar os compromissos de financiamento climático”, disse ela, observando que os pedidos de reparação financeira estarão na mesa. Mesmo enquanto a ONU olha para a Europa e repreende qualquer potencial retorno ao combustível fóssil como fonte de energia, em outros lugares nada mudou.

Como noticiou o Breitbart News, um artigo conjunto divulgado em janeiro do ano passado pelo Global Energy Monitor (GEM) com sede nos EUA e o Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (CREA) com sede em Helsinque descobriu que a China construiu três vezes mais energia a carvão capacidade de energia elétrica em 2020 como o resto do mundo combinado. A expansão desenfreada da energia a carvão da China não deve terminar tão cedo – demandas da ONU ou não.

Fonte: https://www.breitbart.com/