TEMAS INEXPLICADOS

Mistério: Banco Central Suíço transferiu seu ouro de Berna para um bunker federal em Kandersteg

bankouro113/07/2022 - Na Suíça é segredo de Estado onde o banco central armazena seu ouro no mercado interno. De todas as informações que pude reunir, concluo que o banco central suíço armazena principalmente seu ouro – e o dos bancos centrais estrangeiros e do Banco de Compensações Internacionais – na Bundesplatz 1 na capital Berna. Este cofre pode ser um dos maiores do mundo. No entanto, devido a uma reforma, o cofre agora está vazio. O metal foi temporariamente transferido para um bunker federal perto de Kandersteg, nas profundezas das montanhas suíças. O que me levou a pesquisar este tópico é um atraso de vários anos de uma remessa de ouro pelo banco central austríaco (OeNB) de Londres para a Suíça. Ao ler meu artigo anterior sobre esse assunto, alguns podem ficar tentados a pensar que o ouro do OeNB se foi, ...

ou que o Banco da Inglaterra está obstruindo a transferência. De acordo com minha análise, porém, Londres não é o problema. A remessa do OeNB deveria estar em Berna agora, mas devido a um atraso na reforma do cofre, o ouro ainda não foi transferido.

Para chegar ao fundo disso, examinaremos os cofres do banco central suíço neste artigo. Em um artigo a seguir, apresentarei mais provas do adiamento do OeNB para enviar metal para o cofre em Berna. Os dois primeiros capítulos servem como introdução. Se você estiver com pouco tempo, pode pular para o terceiro.

Os suíços cavam cavernas há séculos

Se há um país que se destaca na construção de túneis e cavernas, é a Suíça. Berna foi fundada por volta de 1200 em uma península no rio Aare. A península tem a forma de uma colina devido ao desgaste da água. Cercada pelo Aare, a Cidade Velha poderia ser facilmente defendida por uma muralha a oeste. A segurança dentro desta fortaleza natural permitiu que a cidade florescesse. Muitos dos primeiros habitantes de Berna tinham vinhas fora da cidade. Já no século XIII, as adegas estavam sendo construídas abaixo dos prédios da cidade, para mais espaço e clima adequado para preservar o vinho. O solo em Berna, composto principalmente de cascalho e areia colocado lá pelas geleiras durante a última Idade do Gelo, é adequado para a construção de adegas. O peso do gelo fez com que o solo se comprimisse¹. Hoje, muitas das adegas estão sendo usadas como bares, restaurantes, lojas e muito mais.

Desde 1983, a Cidade Velha de Berna é patrimônio mundial da UNESCO por seu conceito de planejamento excepcionalmente coerente. Berna sempre manteve seu caráter histórico, apresentando variações do período barroco tardio e da Idade Média tardia. A Cidade Velha continua a ser um local de habitação, trabalho e comércio. O primeiro túnel na Suíça foi construído em 1707 para facilitar a passagem sobre o Maciço de São Gotardo, nos Alpes. Desde então, mais túneis rodoviários, ferroviários, hidroviários e de manutenção foram construídos, totalizando agora surpreendentes 2.000 quilômetros de extensão. Na década de 1880, os suíços começaram a construir uma linha de fortificações nos Alpes para o exército recuar e defender seu país contra uma invasão estrangeira. Na Segunda Guerra Mundial, foi adicionada uma rede de túneis e bunkers militares. Durante a Guerra Fria, em 1963, a Suíça se comprometeu a fornecer bunkers para todos os cidadãos se abrigarem em caso de ataque nuclear. Em um ponto, havia cerca de 300.000 abrigos radioativos. Após a Guerra Fria, muitos dos bunkers nos Alpes foram considerados obsoletos. Alguns foram reabertos como hotéis e museus, ou encontraram outros usos.

O vasto mercado de ouro da Suíça

A Suíça é um dos maiores mercados físicos de ouro do mundo. No entanto, não se sabe muito sobre isso, pois a discrição é um dos serviços que tornam esse mercado atraente. Antes da década de 1930, o sigilo bancário era uma regra não escrita na Suíça. Essa regra foi consagrada na legislação de 1935, que, juntamente com a neutralidade política, tornou os bancos suíços atrativos para o capital estrangeiro: moeda, depósitos bancários e ouro. Quando, em 1968, o Gold Pool entrou em colapso e o London Bullion Market fechou por duas semanas, os bancos suíços reagiram agressivamente, tentando assumir a participação de mercado de Londres. A capacidade de refino começou a mudar de Londres para a Suíça. Atualmente, não há refinarias credenciadas pela London Bullion Market Association (LBMA) no Reino Unido, enquanto na Suíça existem quatro gigantes: Valcambi, PAMP, Argor-Heraeus e Metalor.

Todos os anos, cerca de 2.000 toneladas de ouro passam pelas refinarias suíças, medidas pela importação e exportação não monetária de ouro. Junto aos cofres das refinarias, encontram-se os cofres dos bancos comerciais², das empresas de logística segura (Brinks, Loomis, Malca-Amit, etc.) e do banco central suíço. Além disso, após a Guerra Fria, vários bunkers militares nos Alpes foram vendidos para empresas de nicho que construíam depósitos de metais preciosos e outros objetos de valor nas cavernas profundas.

Não há troca de ouro centralizada na Suíça, então todo o comércio é feito no balcão. Como alguns grandes bancos suíços de ouro têm sua sede no centro de Zurique, uma referência abreviada frequentemente usada para o mercado de ouro suíço é “Zurique”. No entanto, isso pode ser enganoso, pois nem todas as negociações físicas estão concentradas em Zurique. Por exemplo:

Existem refinarias no extremo sul da Suíça e no oeste.

Brinks tem cofres de ouro em Zurique, Genebra e Chiasso. Malca-Amit tem cofres em Zurique e Genebra. Loomis me disse que “pode armazenar ouro em toda a Suíça”.

Numerosos outros cofres podem ser encontrados em antigos bunkers militares nos Alpes do sul.

Revendedores de varejo e cofres estão por todo o país.
Muitos relojoeiros estão no Ocidente.

E, como veremos abaixo, o ouro monetário é (normalmente) armazenado em Berna.

Oficialmente, os locais de armazenamento de ouro doméstico do banco central suíço (Schweizerische National Bank, SNB) são um segredo de Estado. Em abril de 2013, o SNB revelou que 20% de suas 1.040 toneladas de ouro estão armazenadas no Banco da Inglaterra, 10% estão no Banco do Canadá e 70% são mantidas internamente “em seus próprios cofres”. As perguntas no parlamento sobre os locais de armazenamento doméstico não são respondidas por razões de segurança. Independentemente da localização dos cofres, o SNB confirma que armazena ouro para bancos centrais estrangeiros.

bankouro3

O principal cofre de ouro do Banco Central Suíço está em Berna

Há uma quantidade considerável de evidências de que a maior parte do ouro do SNB sempre foi armazenado em Berna. Uma importante fonte que usei para minha pesquisa é um livro publicado pelo SNB em 2012, comemorando o 100º aniversário de sua sede em Berna. O título do livro é “Die Schweizerische Nationalbank em Bern Eine illustrierte Chronik” (DSN a seguir).

Quando o SNB foi erguido em 1907, decidiu-se construir duas sedes para distribuir o equilíbrio de poder. Um em Berna, o centro político e capital da Suíça, e outro em Zurique, o centro financeiro. O SNB foi dividido em três departamentos, dos quais os Departamentos I e III se estabeleceram em Zurique. O Departamento II em Berna assumiu a responsabilidade por todas as questões relativas às notas bancárias, à gestão das reservas de ouro (recebimento, expedição e armazenamento de barras e moedas de ouro) e às relações com a administração federal.

A sede em Berna na Bundesplatz 1, com sua abóbada de ouro no subsolo, foi concluída em 1912. Está localizada na Cidade Velha, ao lado do Palácio Federal que abriga o Parlamento Federal e o Conselho Federal. Depois que o SNB se estabeleceu na Bundesplatz, atraiu bancos comerciais com interesses políticos e financeiros para a área. No Google Maps, mostra que o SNB ainda está cercado por bancos comerciais. Ter bancos próximos pode ter facilitado as negociações de ouro do SNB em Berna.

Até e durante a Segunda Guerra Mundial, Berna manteve sua posição como um centro monetário de ouro. Na década de 1990, uma comissão investigou o papel do SNB na Segunda Guerra Mundial em relação às transações de ouro com o banco central alemão (Reichsbank). O relatório final revela que durante a guerra muitos bancos centrais usaram o cofre do SNB. As tabelas a seguir mostram os depósitos do Reichsbank no SNB e para quais entidades o Reichsbank vendeu. Claramente, esses depósitos e negociações foram feitos no cofre do SNB em Berna. Durante e após a Segunda Guerra Mundial, as reservas de ouro do SNB aumentaram significativamente. O que não é mencionado no DNS é que logo após a guerra o prédio principal passou por duas reformas.

m 1946, o primeiro andar do subsolo foi modificado, de acordo com o arquivo predial da cidade de Berna. Nenhum detalhe da renovação está disponível ao público, mas como as reservas de ouro do SNB estavam aumentando e o cofre estava no porão do prédio, podemos supor que o cofre foi renovado. Em 1951 e 1952 foi construído um abrigo antiaéreo subterrâneo (luftschutzkeller). O mesmo arquiteto que renovou a abóbada em 1946, Otto Brechbühl, foi contratado para construir o abrigo.

Mas ele construiu um abrigo ou adicionou andares extras ao cofre?

Os autores do DSN State Department II precisavam de espaço na década de 1950. “Novos cofres foram instalados no início dos anos 1950”, eles escrevem, o que pode se referir ao trabalho de Brechbühl. No final da década de 1950, “o caixa principal também solicitou um escritório subterrâneo de ouro entre o prédio principal e o Bundeshaus Nord [o prédio no lado leste do prédio principal onde o SNB alugava escritórios] para enviar e embalar o ouro”. Os autores do DSN, é claro, não podem ser totalmente verdadeiros. Detalhes de segurança e outras informações sobre o cofre devem ser ocultados. Acima está um desenho do prédio de 1960 tirado do DNS. Ele exibe o edifício principal à direita, um segmento do Bundeshaus Nord à esquerda e (em azul) o recém-planejado escritório de ouro. Também podemos ver o abrigo (luftschutzturm) em linhas pontilhadas.

No desenho, o abrigo é rotulado como uma “torre antiaérea”. A palavra “torre” implica que existem vários andares. Curiosamente, os compartimentos inferiores do abrigo não possuem piso, indicando que o desenho está incompleto. Então, por que o desenho não mostra todo o abrigo? Por que o abrigo tem mais de 15 metros de profundidade? Por que apenas o abrigo está desenhado em linhas pontilhadas? O que há de tão especial nessa estrutura?

De acordo com o DNS, o escritório de ouro foi construído de 1961 a 1963, uma reforma que não está registrada no arquivo de construção da cidade de Berna. A razão pela qual ambos os registros estão incompletos é o sigilo. Tentei obter planos, desenhos e alvarás de construção da reforma de 1946, 1951-1952, 1961-1963, e todos os outros que se seguiram, do arquivo de construção e do próprio arquivo do SNB. Sem exceção, me disseram que todos os documentos são classificados como “SECRETOS” ou “sensíveis” e não podem ser visualizados. Muito provavelmente as linhas pontilhadas no desenho acima não mostram um abrigo, mas a entrada do escritório de barras de ouro para uma abóbada composta por vários andares que se estendem sob o antigo porão e além.

De fato, o cofre é maior do que o mostrado no desenho de 1960. Em 2018, os jornalistas da Bluewin conseguiram visualizar desenhos do departamento de geoinformação de Berna. Abaixo está uma captura de tela do vídeo mostrando um plano da Bundesplatz. Um especialista conclui que o porão do SNB se estende por cerca de 10 metros abaixo da praça. Nenhum registro (público) revela que o porão foi ampliado sob a praça. O que mais foi omitido?

Um aposentado chamado Othmar Dillon, que costumava trabalhar no levantamento cadastral de Berna (Amtliche Vermessung), disse ao jornal Der Bund que esteve dentro do cofre na Bundesplatz 1 várias vezes desde a década de 1970. Ele viu o ouro ali. De acordo com Dillon, a abóbada descia até o nível do rio Aare, o que implicaria uma profundidade total de 40 metros. Dependendo do número de andares construídos e da nitidez da memória de Dillon, a abóbada de ouro pode ter até 10.000 metros quadrados.

O artigo de 2008 citando Dillon foi perdido da internet, mas o Der Bund me deu autorização para republicá-lo (baixe aqui). Verifiquei com o banco de dados do residente de Berna e Dillon realmente existe. Infelizmente não consegui contato com ele. Outras fontes comprovam que o cofre na Bundesplatz 1 é considerável. Em 2013, um jornalista da SRF foi autorizado a filmar o ouro monetário do SNB. Abaixo está uma captura de tela do vídeo que foi publicado.

O vídeo é altamente provável de dentro do cofre na Bundesplatz 1, e não de algum outro cofre. O fotógrafo Martin Ruetschi foi autorizado a entrar no cofre do SNB em Berna em 2001 (depois de insistir por dez anos). Se compararmos as fotos de Ruetschi (veja abaixo) com o vídeo, ambas mostram as mesmas prateleiras para o ouro e os mesmos pisos. Removendo mais dúvidas é uma cópia da série de Ruetschi no DNS. Ruetschi disse que foi “conduzido por um longo labirinto de corredores e finalmente pela porta grossa do cofre” antes que pudesse tirar as fotos. Parece que há mais de dois andares no porão.

A empilhadeira no vídeo da SRF revela que deve haver um elevador pesado até o cofre. As próprias empilhadeiras podem pesar até várias toneladas porque usam contrapesos para a carga que carregam no garfo. Observar o último desenho de 1960 e imagens recentes do Google Street View me faz pensar que há um elevador perto das entradas para caminhões blindados no lado sul do prédio, levando ao escritório de barras e andares abaixo. Exatamente onde fica a “torre de abrigo”.

A empilhadeira também confirma que este é um cofre grande e ativo, armazenando ouro não apenas para o SNB, mas também para bancos centrais estrangeiros e o Banco de Compensações Internacionais (e notas bancárias suíças).

No site do Banco de Compensações Internacionais (BIS), eles afirmam que oferecem aos bancos centrais “troca, custódia e liquidação de locais de ouro: loco Londres, Berna ou Nova York”. A referência a um cofre em Berna, que o BIS utiliza desde a década de 1930, deve estar na Bundesplatz 1.

Na década de 1970, o SNB continuou expandindo sua presença na Bundesplatz. Em 1971 comprou uma propriedade ao norte do edifício principal: a Kaiserhaus. Devido aos rigorosos códigos de planejamento da Cidade Velha, o SNB teve que pensar em um conceito de construção alinhado às necessidades estéticas e funcionais da cidade, bem como às suas próprias. Foi decidido que o térreo e o primeiro andar da Kaiserhaus foram alugados para lojas. Os pisos superiores poderão ser utilizados para escritórios e outros fins. Um porão também foi construído. “O trabalho mais difícil foi no porão”, escrevem os autores do DNS. Há uma foto de um túnel conectando o prédio principal e Kaiserhaus na página 90 do DNS. O piso do túnel parece estar coberto com plástico macio, o que não é adequado para uma empilhadeira. Não acho que haja um cofre de ouro embaixo da Kaiserhaus.

Bunker Federal de Kandersteg

Em 1999, jornalistas suíços descobriram que o governo havia organizado uma instalação de comando classificada perto de Kandersteg, nos Alpes, 64 quilômetros ao sul de Berna, para se esconder durante um ataque nuclear. Desde 2004, as coordenadas exatas da instalação são conhecidas publicamente.

bankouro4

Por quase duas décadas, nenhuma palavra foi escrita sobre qualquer ouro armazenado no bunker apelidado de “K20”. Então, em 2018, o jornalista independente Henry Habegger relatou que o K20 também incorpora um cofre do SNB. Pessoas familiarizadas com o assunto compartilharam com Habegger que quando o K20 foi construído, o SNB aproveitou a oportunidade para adquirir um cofre à prova de bombas nucleares para suas reservas de ouro. O K20 tem espaço para 6.000 toneladas de ouro. As pessoas que vivem em Kandersteg muitas vezes viram caminhões blindados passando, escoltados por veículos do exército em plena marcha, incluindo metralhadoras. De acordo com minha análise, todo o ouro dentro do cofre em Berna foi transferido para Kandersteg, mas retornará dentro de alguns anos. Aqui está o porquê.

Em fevereiro de 2015, iniciou-se um extenso projeto de construção para renovar o edifício principal do SNB e a Kaiserhaus em Berna. No momento em que escrevo, o edifício principal está concluído (tudo acima do solo), mas a construção da Kaiserhaus ainda está em andamento. Abaixo estão imagens da reforma do Google Street View, Maps e Earth feitas em 2017 e 2022.

Uma cerca branca é visível ao redor da Kaiserhaus (na Amthausgasse) e em frente a uma das entradas para caminhões blindados no lado sul do edifício principal. Juntamente com outras evidências, isso me diz que o cofre está fora de serviço.

Um deles, um jornalista suíço que me ajudou durante minha pesquisa – ele prefere permanecer anônimo – falou com um dos diretores do SNB em um jantar de mídia em 2016. Sobre a reforma, o diretor disse a ele que “você pode supor que o ouro está em um lugar seguro.” Foi-lhe dito que o ouro foi retirado para a reforma.

Dois, em 2015, o tribunal de auditorias austríaco declarou que o OeNB - na época e agora armazenando 6 toneladas de ouro na Suíça - teria acesso limitado para auditar seu metal na Suíça devido ao trabalho de renovação no depósito até 2018. Depois, as auditorias de renovação poderiam levar coloque normalmente. As primeiras projeções do SNB eram de que a reforma seria concluída no final de 2018. (Num artigo a seguir, mostrarei mais evidências de que 6 toneladas do OeNB na Suíça estão atualmente em um cofre do SNB e outras 50 toneladas são destinadas a um cofre do SNB.)

Conclusão

Não pode ser coincidência que o OeNB tenha acesso limitado em seu cofre do SNB na Suíça, Bundesplatz 1 é renovado na mesma época, e uma história sobre um cofre de ouro ativo em Kandersteg aparece na mídia suíça na mesma época. Normalmente, o ouro do OeNB, o ouro de outros bancos centrais estrangeiros, o ouro do BIS e a maior parte do ouro do SNB estão na Bundesplatz 1, mas devido à renovação foi transferido para o K20.

Concluo que o SNB prefere manter a maior parte de seu ouro em Berna, porque historicamente este é o cofre principal. Após a Segunda Guerra Mundial, quando as reservas do SNB aumentaram, os cofres poderiam ter sido construídos em qualquer lugar da Suíça, mas o SNB decidiu aumentar o cofre na Bundesplatz.

Além disso, o fato de o ouro do OeNB em Kandersteg ser devolvido a Berna me diz que o próprio ouro do SNB também será devolvido (ou pelo menos o que foi armazenado em Berna anteriormente). Por que devolver o ouro do OeNB, mas não o ouro suíço? Se o cofre em Kandersteg, lembre-se que pode conter 6.000 toneladas, fosse superior ao de Berna, o SNB poderia ter dito ao OeNB que o cofre foi movido permanentemente. Novos contratos de custódia poderiam ter sido assinados, e os austríacos poderiam ter acesso total para auditar seu ouro em Kandersteg. Mas não foi isso que aconteceu. Nem em 2015, quando a reforma em Berna começou, nem em 1999, quando o K20 foi concluído.

Pode ser que o SNB também tenha um cofre em Zurique e em outros lugares? Sim. Há muito pouca evidência de que qualquer um desses cofres tenha um papel significativo no armazenamento de metal pertencente ao SNB, bancos centrais estrangeiros e ao BIS. Escusado será dizer que vou relatar em conformidade se encontrar novas provas. A reforma em Berna deve ser concluída em 2024. Então, ou pouco antes, o ouro pode ser devolvido à Bundesplatz 1. OeNB terá acesso normal de auditoria e enviará outras 50 toneladas para a Suíça. Quaisquer lacunas e perguntas restantes serão abordadas no meu artigo a seguir (“Por que a transferência monetária de ouro da Áustria para a Suíça está atrasada”) aqui em Gainesville Coins.

Fonte: https://www.gainesvillecoins.com/