TEMAS INEXPLICADOS

The Haunted Stanley Hotel em Estes Park, Colorado

stanleyassom1O Stanley Hotel em Estes Park, Colorado, não é apenas famoso por seu charme do velho mundo e excelente serviço, mas também é conhecido por seus fenômenos paranormais “ativos” e folclore espiritual. O hotel com mais de 100 anos, localizado a cerca de 8 km da entrada do Rocky Mountain National Park, oferece vistas panorâmicas do Lago Estes e das Montanhas Rochosas, e especialmente do Long's Peak.

Este antigo hotel foi construído no início de 1900 por F.O. Stanley, que criou o Stanley Steam Engine - uma carruagem sem cavalos movida a vapor. O majestoso hotel de estilo georgiano foi inaugurado em 1909, atendendo aos ricos e famosos.

Freelan Oscar Stanley (F.O.) e sua esposa, Flora, viajaram para o oeste do Colorado em 1903 porque F.O. O médico de Stanley aconselhou-o a buscar o ar fresco da montanha. Stanley, que sofria de tuberculose, foi aconselhado a não fazer planos além de seis meses. O médico providenciou para que o casal ficasse na cabana de um amigo em Estes Park durante o verão. Imediatamente, eles se apaixonaram pela área e a saúde de F.O. começou a melhorar drasticamente.

Depois de passar o verão na cabana, Flora queria uma casa como a que ela havia deixado no Maine e o casal construiu sua nova casa cerca de 800 metros a oeste de onde o Stanley Hotel seria construído mais tarde. Hoje a casa é uma residência particular.

F.O. Stanley construiu o hotel em um terreno que ele comprou do irlandês Earl Lord Dunraven. Dunraven veio para a área em 1872 durante uma viagem de caça. Ele construiu um pavilhão de caça, uma cabana e um hotel para seus hóspedes e herdou ilegalmente até 6.000 acres em uma tentativa frustrada de criar uma reserva de caça privada. Dunraven foi finalmente expulso da área depois de tentar roubar as pessoas de suas terras e dinheiro.

Em 1906, começou a construção do Stanley Hotel. Madeira e rocha foram obtidas das montanhas próximas e o hotel foi construído em estilo arquitetônico georgiano, que experimentou um renascimento no início do século XX. Em 1909, o hotel de luxo foi concluído, sem poupar gastos. Equipado com água corrente, eletricidade e telefones, a única comodidade que faltava ao hotel era o aquecimento, pois o hotel foi projetado como um resort de verão.

O Stanley Hotel recebeu muitos hóspedes “famosos”, incluindo The Unsinkable Molly Brown, John Philip Sousa, Theodore Roosevelt, o Imperador e Imperatriz do Japão e uma variedade de personalidades de Hollywood. E, claro, o Stanley Hotel recebeu Stephen King, cuja experiência inspirou seu livro, “O Iluminado”.

stanleyassom2

Além de seus hóspedes regulares, o hotel também recebe vários visitantes de outro mundo. O mais notável é F.O. O próprio Stanley, que é visto com mais frequência no saguão e na Sala de Bilhar, que era sua sala favorita quando ele ainda estava vivo. Em uma dessas ocasiões, ele teria aparecido durante a visita de um grupo de turistas à Sala de Bilhar, materializando-se atrás de um membro da turnê. Os bartenders do antigo hotel também relatam ter visto F.O. passeiam pelo bar, desaparecendo quando tentam interrompê-lo na cozinha.

Para não ficar de fora, Flora Stanley também assombra o hotel, continuando a entreter os hóspedes com seu piano tocando no salão de baile. Funcionários e convidados relataram ouvir música vindo da sala e, quando dão uma olhada lá, podem ver as teclas do piano se movendo. No entanto, assim que alguém atravessa a soleira para investigar mais, a música para e não se vê mais movimento nas teclas do piano.

Existem vários quartos no hotel que parecem ser particularmente assombrados. Um deles é o quarto 407, que às vezes é ocupado por Lord Dunraven, que possuía a terra antes de F.O. Stanley. Alegadamente, ele gosta de ficar no canto da sala perto da porta do banheiro. Em um desses relatos, testemunhas relataram que uma luz naquele canto ficava ligando e desligando. Enquanto a luz estava apagada, eles disseram ao fantasma que eles sabiam que ele estava lá, eles ficariam apenas duas noites, e ele poderia, por favor, acender a luz novamente. A luz voltou a acender. No entanto, mais tarde, quando as luzes foram apagadas e eles estavam tentando dormir, ruídos eram constantemente ouvidos do elevador próximo durante um período em que o elevador não estava em uso. Outras vezes, um rosto fantasmagórico foi relatado olhando pela janela do quarto 407, quando o quarto não está reservado.

O quarto 418 recebe o maior número de relatos de atividades assombradas aparentemente de espíritos de crianças. As equipes de limpeza relatam ter ouvido muitos ruídos estranhos no quarto, além de ver impressões na cama quando o quarto estava vazio. Quando os hóspedes ficam no quarto, eles costumam relatar que ouvem crianças brincando no corredor à noite. Um casal teria saído do hotel muito cedo pela manhã, reclamando que as crianças no corredor os mantinham acordados a noite toda. No entanto, não havia crianças reservadas no hotel no momento.

Também houve muitos relatos de hóspedes de atividades assombradas nos quartos 217 e 401. Os guias turísticos contam a história do fantasma de uma criança pequena que foi vista por muitos funcionários em várias áreas do antigo hotel. Alegadamente, Stephen King também viu a criança, que estava chamando sua babá no segundo andar. Outros funcionários anteriores relatam passos e aparições vistos em todo o prédio.

Listado no Registro Nacional de Lugares Históricos hoje, o Stanley Hotel está aberto o ano todo e oferece várias acomodações, incluindo quartos históricos, residências modernas em estilo de apartamento para estadias prolongadas e condomínios amplos.

O hotel oferece passeios históricos e paranormais.

Fonte: https://www.legendsofamerica.com/