TEMAS INEXPLICADOS

O Gênio Visionário: Como Nikola Tesla Antecipou os Smartphones em 1926

teslaextras12021 - Em 1926, Nikola Tesla já tinha uma compreensão surpreendente de como seriam os dispositivos móveis modernos que usamos hoje. Durante a transição do século XIX para o XX, Tesla exibiu seu potencial inovador e revolucionário. Reconhecido por suas contribuições para o desenvolvimento da corrente alternada (AC), Tesla destacou-se como físico excepcional, mecânico, engenheiro eletrotécnico e inventor visionário, sendo amplamente citado e respeitado na era contemporânea da internet. Ao longo de sua vida, ele dominou oito idiomas e registrou cerca de 300 patentes.

Recentemente, o legado de Tesla experimentou um ressurgimento significativo, pois suas previsões relacionadas à energia e comunicações se materializaram. Um trecho citado de seu livro "Lightning in his hand: the life story of Nikola Tesla," escrito por Inez Hunt, destaca sua visão profética ao conceituar um dispositivo semelhante aos smartphones modernos em 1926.

De acordo com Tesla: "Quando a conexão sem fio for aplicada perfeitamente, toda a Terra se transformará em um imenso cérebro, considerando que todas as coisas são partículas reais interligadas e em sintonia. Seremos capazes de nos comunicar instantaneamente, independentemente da distância. Além disso, por meio de televisão e telefonia, poderemos ver e ouvir uns aos outros tão claramente como se estivéssemos cara a cara, mesmo que estejamos a milhares de milhas de distância. E os dispositivos que nos permitirão fazer isso serão incrivelmente simples em comparação com nossos atuais telefones. Qualquer pessoa será capaz de carregá-los no bolso de seu colete."

Pode-se afirmar que Tesla estava preciso em suas previsões tecnológicas, embora tenha subestimado a evolução da moda relacionada aos coletes. No entanto, a proliferação de hipsters confirma a praticidade da previsão de Tesla.

Nikola Tesla: Comunicação com Seres Extraterrestres via Rádio e Projetos de Construção de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) Nikola Tesla é amplamente reconhecido por suas contribuições tecnológicas, incluindo o desenvolvimento de tecnologias presentes em nossa sociedade. Não é surpreendente que Tesla tenha explorado o campo da aviação e possivelmente da antigravidade. Ele concebeu planos para criar discos voadores capazes de voar sem energia externa, projetando um condensador discoidal grande o suficiente para propulsão. Alguns pesquisadores europeus afirmam que Tesla e Marconi secretamente construíram e testaram aeronaves antigravidade operacionais usando unidades eletrogravíticas. Essas aeronaves experimentais, supostamente baseadas em um local secreto na América do Sul, foram relacionadas a teorias sobre tecnologia antigravidade que teriam sido exploradas posteriormente por outros grupos, incluindo a Alemanha nazista.

Nikola Tesla é reconhecido por contribuir significativamente para o desenvolvimento da tecnologia moderna. Não surpreende que Tesla tenha explorado o campo da aviação e, possivelmente, da antigravidade. Ele formulou planos para a construção de discos voadores que pudessem voar sem depender de energia externa, optando por criar um condensador discoidal suficientemente grande para propulsão. Alguns pesquisadores europeus afirmaram que Tesla e Marconi secretamente construíram e testaram aeronaves antigravidade operacionais usando unidades eletrogravíticas. Essas aeronaves experimentais, supostamente, tiveram sua base em um local secreto na América do Sul. Há alegações de que a Alemanha nazista teria adquirido essa tecnologia, produzindo seus próprios discos voadores antigravidade.

Esses discos voadores foram utilizados pela Alemanha nazista em seus 'Foo Fighters' e posteriormente em fábricas mais avançadas. A última patente de Tesla em 1928 (Nr. 1.655.114) foi para uma máquina voadora que combinava características de um helicóptero e um avião (As revistas perdidas de Nikola Tesla). Posteriormente, todas as patentes de Tesla foram apreendidas pelo Serviço Secreto dos EUA após sua morte, alegadamente "por razões de segurança nacional".

Tesla, um inventor sérvio-americano e pesquisador, é conhecido por descobrir o campo magnético rotativo, fundamental para a maioria das máquinas de corrente alternada. Emigrou para os Estados Unidos em 1884, vendendo os direitos de patente de seu sistema de dínamos de corrente alternada, transformadores e motores para George Westinghouse. Em 1891, Tesla inventou a bobina de Tesla, amplamente utilizada na tecnologia de rádio. Proveniente de uma família de origem sérvia, seu pai era um sacerdote ortodoxo, enquanto sua mãe, analfabeta, era notavelmente inteligente. Tesla, um sonhador com inclinação poética, desenvolveu ao longo do tempo características como auto-disciplina e um desejo de precisão.

Durante seus estudos em engenharia na Universidade Técnica de Graz, na Áustria, e na Universidade de Praga, Tesla foi apresentado ao dínamo, um gerador que, quando invertido, funcionava como um motor elétrico. Ele concebeu uma maneira de utilizar a corrente alternada de maneira vantajosa. Posteriormente, em Budapeste, visualizou o princípio do campo magnético rotativo e desenvolveu planos para um motor de indução, marcando seu primeiro passo rumo à utilização bem-sucedida da corrente alternada. Em 1882, Tesla trabalhou em Paris para a Continental Edison Company, onde, durante uma missão em Estrasburgo em 1883, construiu seu primeiro motor de indução durante as horas após o expediente. Tesla migrou para os Estados Unidos em 1884, chegando a Nova York com apenas quatro centavos no bolso, alguns de seus próprios poemas e cálculos para uma máquina voadora. Inicialmente, ele trabalhou com Thomas Edison, mas as diferenças fundamentais em suas abordagens e métodos inevitavelmente levaram à separação.

teslaextras3

Em maio de 1885, George Westinghouse, líder da Westinghouse Electric Company em Pittsburgh, adquiriu os direitos de patente do sistema polifásico de Tesla, que incluía dínamos de corrente alternada, transformadores e motores. Essa transação desencadeou uma disputa de poder monumental entre os sistemas de corrente contínua de Edison e a abordagem de corrente alternada de Tesla-Westinghouse, que eventualmente prevaleceu. Tesla estabeleceu rapidamente seu próprio laboratório para explorar livremente sua mente inventiva, conduzindo experimentos como shadowgraphs, semelhantes aos posteriormente utilizados por Wilhelm Röntgen ao descobrir os raios X em 1895. Suas diversas experiências incluíram trabalhos em lâmpadas de botão de carbono, ressonância elétrica e diferentes formas de iluminação.

Tesla realizou exposições em seu laboratório, onde acendia lâmpadas sem fios, permitindo que a eletricidade fluísse através de seu corpo para dissipar preocupações sobre a corrente alternada. Suas habilidades como palestrante foram requisitadas tanto em casa quanto no exterior. A bobina de Tesla, inventada em 1891, hoje é amplamente empregada em aparelhos de rádio, televisão e outros dispositivos eletrônicos. Este ano também marcou a obtenção da cidadania norte-americana por Tesla. Westinghouse utilizou o sistema de Tesla para iluminar a Exposição Mundial de Chicago em 1893, um sucesso que contribuiu para garantir o contrato para instalar a primeira maquinaria de energia nas Cataratas do Niágara, conferindo a Tesla nome e patentes.

Em 1898, Tesla anunciou a invenção de um barco teleautomático controlado remotamente. Quando sua reivindicação foi questionada, Tesla demonstrou suas afirmações diante de uma multidão no Madison Square Garden. Durante seu tempo em Colorado Springs, entre maio de 1899 e o início de 1900, Tesla fez uma descoberta que considerava crucial: as ondas estacionárias terrestres. Com isso, ele provou que a Terra poderia ser utilizada como condutor e seria tão sensível quanto um diapasão às vibrações elétricas de uma frequência específica. Tesla também realizou experimentos notáveis, incluindo a iluminação sem fios de 200 lâmpadas a uma distância de 25 milhas (40 km) e a criação de relâmpagos, gerando flashes de 135 pés (41 metros). Ele chegou a afirmar que recebeu sinais de outro planeta em seu laboratório no Colorado, uma alegação que foi recebida com ceticismo em algumas publicações científicas.

Retornando a Nova York em 1900, Tesla começou a construir uma torre de transmissão de energia sem fio em Long Island, com financiamento de J. Pierpont Morgan. Tesla afirmou que garantiu o empréstimo ao ceder 51% de seus direitos de patentes de telefonia e telegrafia a Morgan. O projeto visava fornecer comunicação global e instalações para o envio de imagens, mensagens, previsões meteorológicas e relatórios de ações. Contudo, o projeto foi abandonado devido a um colapso financeiro, problemas trabalhistas e à retirada do apoio de Morgan. Foi um revés significativo para Tesla.

Posteriormente, Tesla concentrou-se em turbinas e outros projetos, mas a falta de recursos financeiros impediu a realização de muitas de suas ideias, que permanecem registradas em seus cadernos. Em 1915, Tesla ficou desapontado quando relatos sobre ele e Edison compartilharem o Prêmio Nobel se mostraram incorretos. Em 1917, ele recebeu a Medalha Edison, a maior honraria do Instituto Americano de Engenheiros Elétricos.

Tesla mantinha um círculo restrito de amigos íntimos, incluindo os escritores Robert Underwood Johnson, Mark Twain e Francis Marion Crawford. Era pragmático nas questões financeiras, um tanto excêntrico, impulsionado por compulsões e uma crescente fobia de germes. Embora suas especulações sobre comunicação interplanetária, a capacidade de dividir a Terra e a invenção de um "raio da morte" tenham sido criticadas, Tesla continuou sendo uma fonte de fascinação para repórteres em busca de manchetes sensacionais.

teslaextras4

O atual significado das contribuições de Tesla

Uma considerável parte do legado de Tesla encontra-se sob a gestão das autoridades militares dos Estados Unidos, sendo que somente recentemente alguns aspectos desse legado estão sendo compreendidos em sua plenitude. Especialistas afirmam que as invenções e descobertas de Tesla estão sendo aplicadas com êxito em tecnologias de armamento avançado, englobando armas baseadas em feixes de partículas, sistemas de propulsão espacial ativa (superando significativamente as capacidades das naves espaciais da NASA), manipulação do tempo, distorção temporal, dispositivos antigravitacionais e comunicações terrestres avançadas.

Confisco das obras de Tesla

Após o falecimento de Tesla em 7 de janeiro de 1943, em Nova York, o FBI realizou imediatamente uma busca em seu apartamento para recolher todas as suas anotações. Essas anotações permaneceram sob confidencialidade, e até os dias atuais, o FBI mantém um extenso arquivo referente às descobertas de Tesla. Solicitações de informações sobre os arquivos de Tesla, feitas por meio do Freedom of Information Act, resultam na entrega de extensas páginas com seções censuradas.

"Certa vez, ao mudar o mundo, fui chamado de visionário; na segunda vez, solicitaram educadamente que me retirasse. O mundo só suporta uma transformação de cada vez." - Nikola Tesla

REFERENCIAS    YOUTUBE

                          WIKIPÉDIA

                          UNIVERSO ALIEN

                          BBC

                          ENGENHARIA 360