TEMAS INEXPLICADOS

Acordos Espirituais: Uma Brecha Necessária na Lei do Esquecimento

acorpu3Por Aline Schulz - A lei do esquecimento - Nós nascemos sob a Lei do Esquecimento, que nos dá a oportunidade de resgatar o que fizemos no passado, hoje, com a maior neutralidade possível. Isso se aplica as pessoas, a nossa personalidade, a situações, a lugares...Já parou para pensar: por que então seria necessário abrir uma brecha nela? Por que olhar para o passado contribuiria para aproveitarmos melhor essa vida atual? Por que motivo, nós iríamos querer mexer naquilo que se encontra quieto? Mas, se está tão sereno assim, ...

por que razões, vemos tantas pessoas sofrendo com lembranças de um tempo passado? Crianças falando sobre quando elas eram “velhas”.

Leia também - As “Tábuas de Esmeralda” de Thoth – Rei-Sacerdote de Atlântida

Por que motivo à dor e o sofrimento insistem em retornar? Por que situações se repetem constantemente provocando verdadeiras guerras dentro das famílias, conflitos no trabalho e desavenças nas amizades? Por que existe o sentimento de vazio, uma tristeza profunda, uma raiva mal disfarçada, um vício que sabemos não nos fazer bem, mas o mantemos igualmente, um sentimento de que está tudo errado? Por que não estamos em paz?

Ao longo desses 09 anos em que venho atuando como terapeuta holística, psicoterapeuta reencarnacionista, ministrando cursos e palestras, recebi um presente (que hoje é um curso e está em fase de revisão para publicação) que foi um Amparador Espiritual, em meio a uma regressão terapêutica (sem o uso da hipnose, conduzida pelo plano espiritual) me dizer claramente ser porque não estamos cumprindo nossos Acordos Espirituais firmados antes de nascer. Segundo ele, é muito difícil sair dessa vida com o sentimento de dever cumprido se não nos focarmos em compreender por que nascemos e, principalmente, não vivermos nesse propósito.

Acordos Espirituais: O que são?

Os Acordos Espirituais são a referência de todo o ser que está prestes a nascer na Terra. É o ponto inicial, de partida para cada existência seguir em frente em seu propósito evolutivo. A consciência do que foi vivido em outrora, imortal, que habita um veículo para a sua manifestação no físico, o corpo, que é mortal, que é finito. Em outras palavras: o ser imortal num corpo mortal.

Tudo o que já realizamos no passado é levado em conta nesses momentos em que combinamos a próxima vida. Esses acordos são o ponto de arrancada para cada um de nós seguirmos em frente, trata-se de uma continuação de uma proposta de expansão, de elevação e superação de conceitos, de emoções, de ações que constroem toda a nossa essência de quem somos e o que viemos fazer aqui, nesse planeta, quando nascemos. Em outras palavras: elos formados que precisam ser desmanchados, perdoados e libertados para seguirmos em frente nessa caminhada de amadurecimento espiritual são organizados, sistematizados em projetos reencarnatórios, ou seja, os Acordos Espirituais.

Eles é que determinam a forma que tomaremos (corpo físico: homem, mulher, magro, gordo...), nosso jeito de expressar e reagir diante dos desafios, o grupo de pessoas que estarão mais próximos de nós (família), a localização geográfica no planeta que mais condiz com nosso objetivo de vida.

Enfim, os acordos firmados são os planos de existência de cada um de nós. Um plano que prima pelo que devemos fazer na atual vida, baseado no que foi feito ou deixado de fazer no passado. Para isso, nós somos divididos em quatro grupos de resgates: Viciados, Apegados, Cobiçadores e Buscadores. Cada um deles possui aprendizados específicos que definem estruturas de vida próprias, com pessoas com perfis determinados. De maneira resumida, afinal trata-se de um artigo e não o livro que será em breve publicado, esses grupos estão voltados a:

VICIADOS:

Em comida, álcool, drogas, sexo, ganância, poder, materialismo, vitimismo, reclamação, suicidas...

APEGADOS:

As pessoas, aos objetos (bens materiais), ao corpo físico, a família, aos animais, as empresas, aos seus ideais...

COBIÇADORES:

Líderes em desequilíbrio, arrogância, orgulho, fascínio, corruptos, controladores, excesso de perfeccionismo, convictos...

BUSCADORES:

estudantes da ciência divina, professores da área, leitores, todo aquele que despertou em vida e agiu nesse sentido, contribuindo não somente para si mesmo crescer, mas todo aquele que o quis e aceitou.

O que diz “O Livro dos Espíritos”

acorpu2

Na questão 399 sobre o “Esquecimento do passado” percebe-se que, mesmo que haja a Lei do Esquecimento, se a pessoa está verdadeiramente buscando resistir às tendências Instintivas que ela traz de outras existências, é possível abrir uma brecha para que ela tenha consciência do que se passou em nome do seu autoconhecimento. Desta maneira, utilizando do nosso livre arbítrio, podemos receber auxílio para superar as nossas vicissitudes da vida corporal atual, ou seja, nossos Acordos Espirituais.

Leia também - Fada Morgana

Questão 399: “Alcançado o termo marcado pela Providência para sua vida errante, o próprio Espírito escolhe as provas às quais quer se submeter para acelerar o seu progresso, quer dizer, o gênero de existência que ele crê mais apropriado para lhe fornecer os meios, e essas provas estão sempre em relação com as faltas que deve expiar. Se triunfa, se eleva; se sucumbe, está por recomeçar.

O Espírito goza sempre de livre arbítrio e é em virtude dessa liberdade que, no estado de espírito, escolhe as provas da vida corporal e que, no estado de encarnado, delibera se as cumpre ou não [...].

Entrando na vida corporal, o espírito perde momentaneamente a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as ocultasse. Todavia, ele tem algumas vezes uma vaga consciência e elas podem mesmo lhe serem reveladas em certas circunstâncias; mas é apenas pela vontade de Espíritos superiores que o fazem espontaneamente, com um fim útil e jamais para satisfazer uma vã curiosidade. [...] ”.

Acordos Espirituais: Para que saber?

Para romper com o círculo vicioso de vidas e vidas desperdiçadas, onde usando do livre arbítrio decidimos não crescer, não evoluir e sim, nos alienar, nos deixando envolver pelas distrações que cada uma delas nos propôs como uma armadilha. Infelizmente, hoje, ainda, estamos nos enganando fortemente ao acreditar que o objetivo da nossa vida é ter o carro do ano, uma família, uma casa própria, viajar, ter dinheiro no banco...

É chegada a hora de expandir a nossa consciência e romper com velhos padrões de comportamentos que são apenas os resultados de existências passadas onde no desviamos do propósito de evoluir. Os Acordos Espirituais servem para todos nós voltarmos a nossa verdadeira morada com o dever cumprido de que realizamos o que nós próprios nos propomos! Já parou para pensar onde você estava um ano antes de ter nascido? O que você fazia nesse lugar e com quem? Pare e pense...

Esses dias, em meio a uma regressão terapêutica (modelo da Psicoterapia Reencarnacionista) um mentor falava a pessoa que se submetia a regressão:

“Você tem ciência que existem pendências da sua última vida? Ela respondeu: Sim, tenho consciência. O Mentor: Vamos então, nos preparar para a sua próxima estada? Existem algumas opções, uma delas será mais tranquila, e a outra, mais complexa, portanto, difícil. O que você deseja? A pessoa: a mais complexa. O Mentor: Tem certeza? Pois quando você nascer não tem como voltar a trás. Nós estamos acostumados a ver as pessoas combinarem conosco a sua estrutura de vida, a mais adequada aos seus resgates e quando nascem, reclamarem fortemente, acreditando que somos responsáveis por tudo de ruim que acontece em suas vidas. E, com você não foi diferente...” Nessa hora a pessoa regredida ri, pois o Mentor colocou essa última observação com muito bom humor... Ela pede desculpa e reafirma novamente, consciente, no aqui e agora, o seu foco no cumprimento dos seus Acordos Espirituais.

Acordos Espirituais: E se eu não quiser saber de nada disso?

Quais são as consequências de não querer evoluir? E se em vez de buscar me conhecer, eu decido continuar na minha vida de sempre? Qual é o resultado de escolher conscientemente não aceitar aos convites, aos sinais, aos pedidos de crescimento?

Uma vez que a pessoa só tem dois caminhos de evolução a serem cumpridos: o aprendizado pelo amor e pela dor, não há como fugir disso, quando ela não decide por si crescer, o universo traz até ela situações, pessoas, sofrimentos, dores que a sacodem e “gentilmente” as empurram em frente... Nesse momento, os desgostos, as aflições, a doença, as brigas, a tristeza, a morte de alguém, o desespero, as angústias, a ansiedade, as traições, entre muitos outros, nos ensinam a enxergar a vida com outros olhos.

Por isso, eu te pergunto: O que você vive hoje que é resultado direto das suas escolhas? E, se você pudesse entender o porquê disso tudo, o quanto você estaria mudaria, verdadeiramente, na sua vida? Em uma nota de zero a dez, quanto você estaria disposto a mudar hábitos e formas de pensar, sentir e agir no seu dia a dia? A transformação acontece na vida de todos. Tudo muda, tudo segue em frente, mesmo que nós decidamos não querer, a vida se encarrega de nos lembrar que não estamos cumprindo nossos Acordos Espirituais firmados. Reflita sobre isso... Não adianta se queixar, o seu livre arbítrio lhe colocou exatamente onde está.

Acordos Espirituais: O que posso fazer?

Puxa vida, depois de ler tudo isso, essa pergunta deve estar ecoando em sua mente... O que posso fazer para não sucumbir às armadilhas do cotidiano? Como me manter no caminho do autoconhecimento? Como viver esse propósito todas as horas do meu dia e não somente quando vou a Missa, ao Culto, ao Centro Espírita...

Leia também - Linguagem enoquiana

Segue algumas dicas simples e objetivas que coloco para as pessoas que chegam até mim, seja de maneira profissional (consultório, palestras ou cursos) ou de maneira pessoal. Lembre-se, o sucesso da sua encarnação atual está em você, e não nos outros. Está na sua vontade, na sua perseverança, na sua paciência e constância de propósito. Desejo, de todo o meu coração, que essas dicas te ajudem a sair dessa vida, no mínimo, melhor do que você entrou...

Acordos Espirituais: Dicas, alertas simples, práticas para amenizar e melhorar muito a sua vida já:

- Liberte-se das lembranças do passado, das pré ocupações com o futuro e viva o HOJE;

- Esteja predisposto a levar os aprendizados com bom humor. Ria de si mesmo quando se perceber repetindo a mesma situação. Comprometa-se em fazer melhor a partir de então. Busque a simplicidade.

- Perdoe a si mesmo perante decisões equivocadas tomadas anteriormente por você, pois hoje você possui informações que antes não possuía...

- Quando estiver com alguém preste atenção ao que ela diz, olhe nos seus olhos, elogie... Aprenda a ceder. Prefira ser feliz a ter a razão.

- O esforço é muito grande quando manipulamos, quando queremos a perfeição, quando gostaríamos que os demais pensassem como nós, quando aspiramos manter o poder a qualquer custo... Será que vale a pena nos desgastar tanto energeticamente?

- Encare a vida com mais leveza. Complique menos, simplifique mais...

- Evite pensar mal das pessoas isso nos interliga a elas e acaba por estimulá-las a fazerem o mesmo para conosco. Faça uma faxina mental.

- Faça tudo para e pelos outros desde que isso não afete a sua paz interior.

- Ame a si mesmo. Nomeie motivos para você ou as demais pessoas te amarem.

- Perceba aquilo que você pode melhorar e fique atento aos desafios nesta área.

- Pare de fingir que está tudo bem quando não o está. Seja humilde e peça ajuda.

- Certifique-se de primeiro se conhecer para depois querer conhecer alguém ou querer que esse alguém lhe conheça muito bem;

- Ame seus pais, eles estão buscando fazer o seu melhor. Lembre-se: eles são tão humanos quanto você.

- Reclame menos e faça mais. Identifique quais os sentimentos que te impedem de ser feliz e inicie a sua jornada pessoal para atenuá-los.

- Tenha sempre metas. Foque-se naquilo que queres e não no inverso.

- Honre seus compromissos. O inverso desenvolve um laço que não nos permite seguir em frente.

- Trabalhe menos e aproveite mais a vida. Brinque, ria de si, até mesmo quando em uma situação embaraçosa. Seja gentil primeiro!

- O que tens falado pode ser repetido? Não? Porque você está falando mesmo? Seja íntegro consigo e com as demais pessoas.

- Orai e vigiai. Agradeça o que tens recebido. Foque-se no melhor da sua vida e perceba que há muito mais a agradecer do que se lamentar, ou seja, és muito abençoado. Vigie-se para sempre lhe lembrar disso. Olhe o lado bom de cada situação, afinal elas estão aí porque você as atraiu para si mesmo. Elas querem lhe ensinar algo. Dica? Aprenda logo para não mais precisar atraí-las para perto de si.

ACORDOS ESPIRITUAIS, POR FIM...

acorpu1

Ao deitar sua cabeça no travesseiro reflita sobre o seu dia e as situações acontecidas nele. Perceba se conseguiu se tornar uma pessoa melhor do que o dia anterior. Caso a resposta seja sim, sinta a satisfação do dever cumprido. Caso a resposta seja o contrário, não desanime, amanhã você terá todas as oportunidades possíveis para fazer diferente. Somente você pode assumir as rédeas da sua vida. Faça por você. Suas ações são a chave determinante que podem transformar a sua vida para melhor. Sabe o que é ser genial? É se reinventar todos os dias. Mudar de pensamento quando ele está lhe apontando um caminho equivocado, rever seus sentimentos, mudando assim, o seu comportamento com tudo e todos ao seu redor.


Fonte: http://www.caminhosolar.com.br/