TEMAS INEXPLICADOS

Projeto Aurora - Parte 1

aurora14SR-91 Aurora é um hipotético projeto de um avião de reconhecimento hipersônico ultrassecreto americano. O rumor foi criado em meados da década de 1980 nos Estados Unidos. Não há provas substanciais de que já tenho sido construído, embora haja fotos, filmagens e testemunhas de avistamentos. Alguns crêem que atingiria velocidades superiores a Mach 5. Teria sido desenvolvido na década de 80 ou 90 como um protótipo do custoso SR-71 Blackbird. O governo dos EUA sempre negou a existência de tal aeronave. A Aerospaceweb.org concluiu: "As evidências que apoiam o Aurora são circunstanciais ou são pura conjectura.

Há pouca razão para contrariar a posição do governo". Outros chegam a conclusões diferentes. Em 2006, o escritor Bill Sweetman disse: "O Aurora existe? anos de perseguição, levaram-me a acreditar que, sim, o Aurora é mais provável em desenvolvimento ativo, estimulado pelos avanços que têm permitido a tecnologia para conversar com a ambição que lançou o programa de uma geração atrás.

Um informe do Ministério de Defesa Britânico de maio de 2006 faz menção a antigos planos da Força Aérea Americana de criar um veículo altamente supersônico capaz de alcançar velocidades de Mach 4 a 6.

Contudo, não surgiram evidências suficientes para confirmar a existência do projeto. Alguns consideram que foi cancelado devido à preferência pela utilização de aviões espiões por veículos aéreos não tripulados e satélites espiões, os quais podem fazer o mesmo trabalho que um avião de reconhecimento, mas com menor risco de acidentes.


Antecedentes


O mito começou em março de 1990, quando a revista Aviation Week & Space Technology transmitiu a notícia de que o termo Aurora tinha sido inadvertidamente incluído no orçamento dos EUA de 1985. Segundo o relato, havia uma verba de 455 milhões de dólares para "a produção de aeronaves negras" no ano fiscal de 1987.

De acordo com a Aviation Week, o Aurora se refere a um grupo de projetos de aeronaves exóticas, e não a uma determinada célula. O financiamento do projeto, alegadamente atingiu 2,3 bilhões de dólares em 1987, de acordo com um documento obtido pela Aviation Week. No livro Skunk Works, Ben Rich, ex-chefe da Lockheed, escreveu que a Aurora foi o nome de código orçamental para o bombardeiro stealth fly-off que resultou no B-2 Spirit.


Lockheed Skunk Works


A Lockheed Skunk Works teria sido sugerida como a contratada primordial para o projeto. Durante a década de 80, analistas finaceiros chegaram à conclusão de que a Lockheed fora contratada para levar a cabo vários projetos. Analistas financeiros da Kemper Securities examinaram as declarações de renda da companhia de desenvolvimento avançado da Lockheed para os chamados Programas Negros:

As devoluções em 1987 foram de US$ 65 milhões.

As devoluções em 1993 foram de US$ 475 milhões.

Os únicos Projectos Negros da Lockheed declarados são os programas de desenvolvimento do Lockheed U-2 e F-117 Nighthawk. Nada novo foi anunciado entre 1987 e 1993. Também foi descoberto que o pressuposto estatal para o Projeto Aurora foi de pelo menos US$ 2.270 milhões. De acordo com Kemper, tal fato poderia indicar um primeiro vôo por volta de 1989. A difusão de pagamentos do Governo dos Estados Unidos a Lockheed, indica que a aeronave esteve provavelmente a 20% de ser finalizada em 1992 ou foi "extensivamente prototipeada". Em torno de US$ 4.5 bilhões foram investidos.


Evidência


Até o final de 1980, muitos observadores da indústria aeroespacial acreditavam que os EUA tinham a capacidade tecnológica para construir um Mach-5 substituto para o envelhecimento da Lockheed SR-71 Blackbird. Um exame detalhado do orçamento de defesa dos EUA relata ter encontrado o dinheiro em falta ou canalizados para projetos ocultos. Em meados da década de 1990, surgiram relatos de avistamentos de aeronaves não-identificadas voando sobre a Califórnia e no Reino Unido envolvendo em forma de rastros estranhos, estrondos sônicos e fenômenos relacionados que sugerem que os EUA tinham desenvolvido uma aeronave dessas. Nada jamais associou qualquer dessas observações para qualquer tipo de aeronave ou programa, mas o nome de Aurora foi frequentemente etiquetados sobre as mesmas como forma de explicar as observações.


Avistamento britânico


No final de agosto de 1989, enquanto trabalhava como engenheiro na barca GSF Galveston Key, no Mar do Norte, Chris Gibson e outra testemunha viram um avião em formato delta pouco familiar em forma de triângulo isósceles, aparentemente reabastecendo-se de combustível a partir de um KC-135 Stratotanker e acompanhado por um par de caças. Gibson e seu amigo observaram o espetáculo por vários minutos, até o perderem de vista. Tendo descartado o F-117, Dassault Mirage IV e o F-111 como sendo a identidade deste avião pouco familiar, Gibson desenhou um esboço de sua formação. A testemunha foi membro do Corpo Real de Observadores, (Royal Observer Corps (ROC)), e o que é mais importante, havia integrado a equipe de reconhecimento de aeronaves da ROC desde 1980, porém foi incapaz de reconhecer esse avião.

Quando o avistamento se tornou público em 1992, o secretário de defesa britânico Tom King comunicou: "Não há conhecimento de um programa desta natureza, embora não seria surpresa para os responsáveis da Aeronáutica e Inteligência de Defesa, se ele existisse"

PARTE 2