SÍMBOLOS E OBJETOS

O Simbolismo do Urso

simbour1O urso é um dos animais com o mais antigo simbolismo dentro do continente europeu. O homem primitivo admirava a capacidade do urso de “ressuscitar” após o inverno, além, é claro, de sua força e ferocidade. Foi um dos primeiros animais a ser divinizado e possui os mais primitivos aspectos de culto entre os Indo-Europeus. O urso é um emblema nacional da Rússia e foi o símbolo da Pérsia. Várias cidades ao redor do mundo adotaram o urso como um símbolo, nomeadamente a capital suíça Berna, onde a raiz germânica “ber” significa "urso". O urso é também o nome-símbolo de Berlim. São um símbolo comum da heráldica. A raiz do nome continuaria no lendário rei Arthur (art – uiros, “o homem urso”). Para os Celtas é símbolo do guerreiro. Não apenas por ...

sua ferocidade como rei-guerreiro, a lenda arthuriana incorpora esse aspecto ao fazer de seu rei o herói que vai descansar no Outro Mundo para um dia retornar, quando seu povo dele precisar, como um urso parte para a hibernação e um dia retorna à vida quando a primavera chega.

Leia também - Nove Círculos

O urso é uma criatura de contrastes: possui uma força enorme e ainda assim adora frutas e mel. Na Psicologia Junguiana o urso representa o perigo causado pelos conteúdos incontroláveis do inconsciente e por causa disto é frequentemente associado como um atributo do homem cruel e rude. A energia do urso é a energia que procura a sua verdade mais profunda, e com a descoberta desta verdade somos agraciados com o mel da vida - a doçura que vem com o saber de quem realmente somos.

A Ursa Maior é uma constelação visível ao longo do ano no hemisfério norte, está associada à lenda grega de Calisto. Zeus se apaixonou por uma mortal caçadora chamada Calisto. Hera, esposa de Zeus, transformou-a por ciúmes num grande urso. Sem perceber que era sua mãe, Arcas (o filho de Calisto) estava prestes a matar sua mãe. Zeus, para evitar a tragédia iminente, transformou Arcas num pequeno urso e atirou-os para o céu onde seriam seguros e imortais. Mais detalhes aqui.

Se no sonho o urso aparece junto da pessoa à qual você está intimamente ligado(a), pede que compartilhe seus desejos, interesses e preocupações com essa pessoa. Ser perseguido ou atacado por um urso denota agressão, grandes obstáculos e competição. Você pode se encontrar em uma situação ameaçadora. Significados no Xamanismo: introspecção, solidão, intuição, cura física, consciência, morte e renascimento, viagem astral, o mundo dos sonhos.O urso entra numa caverna e hiberna, digerindo as experiências que vivenciou. Ele se reconecta com a Mãe Terra, numa introspecção intensa, para depois ressurgir na primavera da alma, num renascimento, quando tudo está brotando novamente. Nesse período nada do que está lá fora importa, apenas o refazimento, o ato de pensar sobre as atitudes tomadas, acreditando que as respostas estão dentro de nós mesmos.

O simbolismo da caverna do Urso reflete voltar ao ventre da Mãe Terra. Isto sugere também um forte aspecto feminino, de nutrição e proteção. Os filhotes de urso, nascido no início da primavera, podem passar até sete anos com sua mãe antes de atingir a fase adulta. Pessoas com a medicina do Urso são considerados por muitos como autossuficientes e preferem ficar em suas próprias pernas do que confiar nos outros. São muitas vezes consideradas sonhadoras.

O URSO BRANCO significa abertura e chegada de felicidade no corpo e na alma. Tem visão profunda, enxerga a grandes distâncias no gelo.

O URSO PANDA ensina a ficar mais atento aos perigos, a não se influenciar por aqueles que dizem ser nossos grandes amigos, pois sempre há uma intenção e o tempo mostrará isso. Ensina a cuidar bem dos segredos.

O URSO PARDO é o rastreador dos remédios e raízes da floresta. Ele ajuda o xamã a encontrar o remédio certo para a cura.

O urso armazena os ensinamentos dos sonhos até que o sonhador acorda para eles. É na Morada dos Sonhos que nossos ancestrais se reúnem em conselho, para nos mostrar os caminhos alternativos que levam aos nossos objetivos. Se você gosta de ursos, talvez você deva olhar em alguns livros sobre interpretação de sonhos, especialmente se você sonha muito. Se você precisa de muito sono, pode estar trabalhando com a força do urso. Esta energia feminina receptiva, durante séculos trouxe profecias a visionários, místicos e xamãs.

Quem tem o urso como animal de poder não costuma tomar decisões repentinas. É aquele que diz: “Eu tenho que pensar sobre isso. Vou estar em contato mais tarde.” As opiniões são bem pensadas e aprofundadas com base nos fatos apresentados. É um guerreiro feroz, especialmente quando protege as suas crias. Parecem ser desajeitados e lentos, mas podem ter velocidade da luz quando ameaçados. A força do urso nos ajuda a mergulhar dentro de nós mesmos, a fazer viagens interiores e a nos conectarmos com lugares onde a intuição e o "saber sem pensar" são as regras. Entrando no silêncio nos damos a oportunidade de retornar ao mundo mais fortes e mais sábios.


Significado da Tatuagem de Urso

simbour2

Tatuagem de urso pode conter muitas contradições, e está certo se estiver a pensar nisso. Por um lado, temos uma imagem de tranquilidade com o urso, e, por outro, é um símbolo de guerreiro e poder. O urso é muito simbólico para os Nativo-Americanos e acredita-se que tenha poderes especiais. Algumas tribos até o consideraram um animal sagrado com poderes de cura. O urso tanto pode ser representado como uma criatura gentil e nobre, mas também pode ser representado como um animal feroz. Quando se trata de tatuagens, é o que quiseres que seja. Devido a esta diversidade, o urso tem simbolizado o Bem e o Mal ao longo da História.

Leia também - Cruz de Nero

Os Celtas e outras culturas Europeias viam-no como um símbolo de guerra. Os Celtas e os Alemães também o viam como um símbolo de bravura. Os Cristãos viam o urso como um símbolo de influência cruel ao longo do Velho Testamento. Nos dias de hoje, é visto como um símbolo de ressurreição. De todos os animais do reino animal, a tatuagem de urso provavelmente tem um simbolismo mais rico e mais amplo ao longo do tempo e das culturas.

Fonte: http://www.marcelodalla.com
           http://www.dicastatuagem.com