Khanda

jor1Khanda é o principal símbolo do Siquismo, religião monoteísta indiana. Presente na bandeira sagrada dos siques, que tem o nome de Nishan Sahib, o khanda tem o valor equivalente ao crucifixo para os cristãos, de modo que aparece erguido em todos os seus templos. O emblema da fé sique é formado por três elementos: uma espada de dois gumes ao centro e um chakra circular à volta dessa espada. Esse chakra é cercado por duas espadas de um gume. Esses elementos representam princípios fundamentais da religião: A espada de dois gumes, ou khanda, simboliza o conhecimento divino, bem como a ...

fé e a justiça. O chakra circular simboliza eternidade. Em decorrência da sua forma partilha da simbologia do círculo, que é perfeito - uma vez que não tem princípio nem fim - logo, é eterno.

A espada de um gume, ou kirpan, simboliza o poder de Deus. O kirpan é uma arma cerimonial que representa perseverança e presteza e é conhecida como um dos cinco K, os quais são adotados pelos crentes do Siquismo, conforme determinado por um dos seus gurus.

Importa referir que os outros K, que são elementos utilizados de forma disciplinar pelos siques, são Khanga (pente de madeira), kara (pulseira de aço), kachhera (calções) e kesh (cabelos compridos).

Fonte: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade