PESSOAS ESPECIAIS

Um adolescente brasileiro de 14 anos possui um quociente de inteligência (QI) superior ao de 99% da população global, demonstrando habilidades excepcionais

brasilQI 109/2022 - As realizações de Caio Temponi, um jovem brasileiro que já foi destaque em diversas ocasiões, continuam a alcançar novos patamares! Recentemente, o adolescente de 14 anos recebeu a notícia de sua admissão na Intertel, uma das sociedades de elevado quociente de inteligência (QI) mais restritas do mundo, onde seu nível de inteligência é reconhecido como superior ao de 99% da população global. "Estou imensamente contente por ter sido aceito no Intertel, especialmente considerando o quão seletiva é essa sociedade. Fazer parte dessa equipe é motivo de grande satisfação", comentou o jovem. No passado, ele já havia ganhado destaque ao ser aprovado em primeiro lugar em várias universidades de renome no Brasil. Neste ano, ele repetiu essa conquista ao receber aprovações adicionais, todas com seu nome no topo da lista de aprovados.

Os pais de Caio, Laurismara, dona de casa, e Antônio Marcos, aposentado, atribuem o sucesso do filho ao seu comprometimento e dedicação aos estudos. Sua mãe observa que ele se relaciona de maneira natural com outras crianças, brincando e vivendo uma vida comum, sendo tratado por todos como igual. Ela enfatiza que o reconhecimento de seu filho como alguém com um QI excepcional não o faz sentir-se diferente dos jovens de sua idade. Seu pai reforça que o foco deles sempre foi investir nos estudos de seu filho desde o início. A prioridade deles é permitir que ele siga sua paixão na vida e seja sempre feliz.

Laurismara relata que o processo de admissão de Caio na Intertel transcorreu de maneira bastante simples e rápida. Ela menciona que o filho já possuía um diagnóstico de superdotação desde os 7 anos de idade, o que facilitou sua aceitação na sociedade. A mãe menciona que Caio também recebeu um convite da Mensa, que é a sociedade de indivíduos altamente inteligentes mais antiga do mundo. "Houve uma indecisão entre as duas opções, mas decidimos optar pela Intertel por ser uma sociedade mais restrita. Na Mensa, a exigência é um QI a partir de 98%, enquanto na Intertel é de 99%," afirma Laurismara. Ela acredita que essa conquista pode trazer inúmeros benefícios para o filho. Caio compartilha dessa visão e expressa que o reconhecimento é de grande importância para ele.

Garoto prodígio

Desde tenra idade, Caio destacou-se na escola, progredindo quatro séries adiante e completando o ensino médio antes de seus pares da mesma faixa etária. Isso assegurou que o jovem estivesse qualificado para ingressar em qualquer universidade sem a necessidade de recorrer ao sistema judiciário. Tanto o estudante quanto sua família são oriundos de Três Rios (RJ), tendo residido em Juiz de Fora (MG) antes de estabelecerem-se no Ceará. A capacidade inata de Caio para memorizar e assimilar informações é evidente desde os primeiros anos de vida, conforme relata sua mãe. Aos 3 anos de idade, o menino memorizou toda a tabuada em apenas um dia, e atualmente, sua jornada de estudos nunca se estende por menos de 10 horas diárias.

Caio alcançou notoriedade nacional ao ser o estudante mais jovem a ser admitido através de um processo seletivo de medicina no Brasil. Além disso, ganhou reconhecimento internacional devido ao seu elevado QI. Aos 13 anos, foi aprovado no vestibular da Universidade de Fortaleza (Unifor), uma das instituições de ensino mais prestigiosas do Nordeste.

Adicionalmente, Caio conquistou a primeira posição no processo seletivo para o curso de direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tornando-se o estudante mais jovem do país a ser admitido em uma universidade federal. Neste mesmo ano, o jovem obteve uma medalha de ouro na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática de Maio, na categoria para participantes com até 13 anos de idade. Competindo com estudantes de 12 países, ele foi o único brasileiro a alcançar esse feito, obtendo a nota mais alta no exame, com 44 pontos, em comparação com os 34 pontos dos segundos colocados. Caio já havia obtido a primeira posição no vestibular para o curso de Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, no ano anterior, conquistou o primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), acertando todas as questões.

Laurismara diz que, apesar de tantas aprovações em vestibulares, Caio ainda está indeciso sobre a carreira a seguir. “Uma hora ele fala em medicina, outra em direito. Anda pensando, mas sua maior paixão é ingressar no ITA. Esperamos que tome a decisão certa”, diz. “Certamente ele serve de inspiração para muitos estudantes brasileiros”, comemorou a mãe.

REFERECIAS: SURIBIM NOTICIAS

                     CORREIO BRAZILIENSE

                     SÓ NOTICIA BOA

                     CADA MINUTO