LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Uma Aventura Monumental pelas Antigas Cidades e Fortificações da França: Monte Saint-Michel

montfran1O Monte Saint-Michel (Mont-Saint-Michel em francês) representa uma ilha de rochas localizada na desembocadura do Rio Couesnon, situada no departamento de Mancha, na nação francesa. Neste local, ergue-se uma abadia, conhecida como Abadia do Monte Saint-Michel, em honra ao arcanjo São Miguel. Originalmente, essa ilha era chamada de "Monte Saint-Michel em situação de risco devido ao mar" (Mons Sancti Michaeli in periculo mari). Essa abadia, fortificada durante o século XIII, faz parte de um conjunto que engloba mais três cidades com notáveis sistemas defensivos e desenvolvimento: Aigues-Mortes (1270-1276), ponto de encontro dos Cruzados a caminho da Terra Santa; Carcassone, renomada por suas fortificações; e Avinhão, que serviu como sede alternativa da Igreja Cristã (1309-1377). Essas cidades fortificadas, chamadas de "bastides", delimitavam as fronteiras dos reinos no final da Idade Média, atuando como elementos defensivos e propiciando novas oportunidades sociais para a população.

Na França, foram construídas mais de 300 dessas cidades entre os anos de 1220 e 1350. Além das "bastides", por volta dos anos de 1136 a 1270, várias "villeneuves" (cidades novas) foram planejadas e construídas em toda a Europa, abrangendo regiões que iam desde Portugal até a Polônia, com destaque para o sudoeste da França. Essas "villeneuves" desempenharam um papel significativo no surgimento e consolidação de uma classe social burguesa.

Arquitetura

A notável arquitetura do Monte Saint-Michel e sua envolvente baía representam o destino turístico mais visitado da região da Normandia, além de ser um dos primeiros na França, recebendo aproximadamente 3.200.000 visitantes a cada ano. No topo da igreja abacial, encontra-se uma estátua de São Miguel, erguida a uma altitude de 170 metros. Vários edifícios e residências neste local são individualmente designados como monumentos históricos, como é o caso da igreja paroquial desde 1909, e alguns são inclusos no inventário adicional de monumentos históricos.

montfran7

Acredita-se que a história da abadia do Monte Saint-Michel teve início no ano de 708, quando Aubert, o bispo de Avranches, ordenou a construção de um santuário dedicado a São Miguel Arcanjo no Monte Tombe. No século X, monges beneditinos estabeleceram-se na abadia, dando origem a uma pequena vila que gradualmente surgiu ao seu redor. Durante a Guerra dos Cem Anos, um conflito entre França e Inglaterra, o Monte Saint-Michel serviu como uma fortaleza impenetrável, resistindo a todas as tentativas dos ingleses de capturá-lo e tornando-se um símbolo da identidade nacional francesa. Após a Revolução Francesa de 1789, a qual resultou na dissolução das ordens religiosas, o Monte Saint-Michel foi utilizado como prisão até o ano de 1863. Reconhecido como um monumento histórico em 1987, este local foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979.

Originalmente, o Monte Saint-Michel estava ligado ao continente por meio de um istmo natural que ficava submerso durante as marés altas. Ao longo dos séculos, a área pantanosa circundante foi drenada para a criação de pastagens, reduzindo a distância entre o rochedo e a terra firme. Além disso, o rio Couesnon foi canalizado, diminuindo seu fluxo de água e acelerando o assoreamento da baía. Em 1879, o istmo foi fortalecido e transformado em uma passagem seca permanente. Em 2006, o governo francês anunciou um projeto para restaurar o Monte Saint-Michel como uma ilha, por meio da construção de barragens, com previsão de conclusão para 2012. A mais recente fase das obras é agora visível aos pés das muralhas.

montfran4

A instalação do tablado de madeira teve início. Um consórcio composto por nove empresas madeireiras da região do Grande Oeste foi selecionado para fornecer a madeira destinada a revestir a futura passagem. Será disponibilizada uma quantidade de 650 metros cúbicos de madeira. Essas plataformas serão aplicadas às áreas adjacentes às calçadas em ambos os lados da entrada ao Mont-Saint-Michel.

A partir do dia 28 de abril de 2012, os turistas começaram a ser atendidos em um Centro de Informações Turísticas provisório (CIT). Após um período de um ano destinado à construção, o CIT permanente será inaugurado nas proximidades da estação de ônibus, situada no centro do parque. O novo CIT receberá os visitantes do Mont-Saint-Michel em um espaço dedicado que apresenta visualmente a região da baía, bem como as áreas das Normandia e Bretanha. No dia 10 de julho de 2013, o Tour de France retornou ao Mont-Saint-Michel para celebrar o seu centenário, realizando a última etapa próxima à ponte de pedestres em construção. 

montfran5

REFERENCIAS: WIKIPEDIA

                        CNN BRASIL

                        UOL