LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Sigiriya: Rocha do Leão - Sri Lanka

fantor1Sigiriya, também conhecida como Rocha do Leão, é uma antiga fortaleza de rocha localizada no centro do distrito de Matale, próximo à cidade de Dambulla, na Província Central, Sri Lanka. A Rocha do Leão tem cerca de 200 metros de altura e o local é de relevante importância histórica e arqueológica no país. De acordo com historiadores este local foi escolhido pelo rei Kasyapa (477-495 DC) para seu reinado. O rei construiu seu palácio no platô do topo da rocha e decorou seus lados com afrescos coloridos. Num pequeno planalto na metade do caminho ele construiu uma porta de entrada na forma de um enorme leão. O palácio real foi abandonado depois da morte do rei e foi usado como um monastério budista até o século 14. Hoje é o sítio histórico mais visitado no Sri Lanka, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Leia também - O Portão dos Deuses

Estima-se que Sigiriya foi habitada desde os tempos pré-históricos. Há provas claras de que muitos abrigos rochosos e cavernas nas proximidades foram ocupadas neste período. Sigiriya é considerado um dos mais importantes locais de planejamento urbano do primeiro milênio, com sua planta considerada muito bem elaborada para a época.

Inselberg Natural

fantor topo

Inselberg é um termo utilizado para caracterizar relevos residuais que, podendo ser sedimentares, salientam-se em uma planície (pediplano) em paisagem árida ou semi-árida. São originados de um intenso processo erosivo típico de ambientes áridos: a erosão paralela. As cavidades e cavernas desta fantástica rocha, no século 3 foram utilizadas como refúgio de monges budistas.

fantor2

A cidade de Sigiriya era ao mesmo tempo uma fortaleza e palácio, foi originariamente construída na forma de um leão agachado, com a sua entrada sendo feita pela boca do leão. As patas gigantes são só o que restou da figura do leão mas o seu imponente perfil ainda se impõe em toda a estrutura, com pedras enormes esculpidas e pintadas. Estudos arqueológicos no local afirmaram que o lugar era usado como abrigo por homens pré-históricos. Sigiriya reúne um grande complexo de jardins geométricos, piscinas, fontes e edifícios. Do alto do rochedo pode-se ainda ver parte da piscina real, o trono, os restos do grande palácio, com as suas passagens e jardins.

fantor6

O jardim das águas, um impactante exemplo de hidráulica e controle de erosão, apresenta espetáculos com água para o espanto dos visitantes. Há ainda um lago artificial, com uma barragem de 12 km, e jardins de águas, cisternas e ilhas artificiais circundando um grande pavilhão ajardinado.

Leia também - A Suprema Corte de Israel

fantor4

A água necessária para alimentar as fontes é operada pela gravidade e pressão artificial, e funciona até hoje. Ao norte está a rocha de Pidurangala, com um monastério budista e templos em cavernas. Perto do topo, há uma das maiores reproduções de Buda já feitas, em tijolos e argamassa.

fantor5

O programa do Alienígenas do Passado, do The Hitory Channel, já falou em um dos seus episódio dessa maravilhosa cidade, que muito se assemelha a cidade Inca de Machu Picchu. No programa mencionado anteriormente, os pesquisadores correlacionam a belíssima cidade de Sigiria com possíveis contatos com os Deuses do espaço.

Fonte: http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com.br/
           http://noitesinistra.blogspot.com.br/