Imagine isso: você acorda de manhã, pega o celular e começa a rolar pelas notícias. Parece que tem uma infinidade de fontes para escolher – jornais, blogs, canais no YouTube, podcasts... mas, na verdade, tudo o que você está consumindo provavelmente vem de apenas seis empresas. Isso mesmo: Comcast, Disney, AT&T, Sony, Fox e Paramount Global controlam cerca de 90% do conteúdo que chega até você . E se isso não te dá um calafrio, talvez deva.
Ah, o ser humano e sua eterna busca por conforto. Quem nunca desejou um botão mágico para apertar e fazer toda a dor sumir? Parece algo saído de um filme de ficção científica, né? Mas e se eu te disser que, em vez de um botão, criaram uma pílula – e essa pílula acabou virando um dos maiores escândalos da saúde pública na história recente? Bem-vindo ao mundo sombrio dos opióides, revelado no documentário The Crime of the Century (O Crime do Século), da HBO.
Você já parou para pensar em como as plataformas digitais moldam a nossa percepção do que é "popular"? Parece uma conversa leve, dessas que você teria com os amigos enquanto toma um café, mas o assunto é mais intrigante do que parece. E se eu te contar que milhares de pessoas ficaram indignadas ao descobrir que suas retrospectivas anuais do Spotify estavam recheadas de músicas que elas nunca ouviram ? Ah, isso mexe com a gente, né? Afinal, quem nunca se pegou curioso para saber quais são as trilhas sonoras da sua vida?
Se você acompanha as discussões sobre identidade de gênero nos últimos anos, provavelmente já ouviu falar do termo "transgenerismo". Mas você sabia que, enquanto algumas regiões do mundo parecem abraçar essa ideologia com entusiasmo quase religioso, outras estão começando a erguer uma bandeira vermelha? Sim, estamos falando de um debate que vai muito além das redes sociais e dos slogans chamativos. Aqui, vamos explorar juntos os fatos, curiosidades inusitadas e reflexões profundas sobre como a Europa está se posicionando – e por quê.