27/05/2015 - O inventor francês, Guy Nègre, apostou no modelo que usa apenas ar comprimido e, portanto, é ainda mais ecológico do que os modelos elétricos, muito em alta entre os investimentos das grandes montadoras. Nègre trabalha neste projeto em parceria com a empresa de desenvolvimento tecnológico MDI já há duas décadas. Após receber um investimento de US$ 5 milhões por um licenciamento nos EUA, o projeto ganhou grande visibilidade. O AIRPod tem sua tecnologia focada para rodar nas cidades. Ele é capaz de contribuir para a melhoria da qualidade do ar e para a mobilidade urbana graças a sua tecnologia a base de ar e ao seu design. Os criadores compreenderam que o preço deveria ser acessível ...
para que a tecnologia pudesse ir rapidamente para as ruas. Nos EUA, ele deverá ser comercializado por US$ 10 mil. A empresa norte-americana Zero Pollution Motors, responsável por financiar o projeto, pretende criar um novo tipo de negócio. A ideia é que pequenas fábricas contenham não somente a linha de produção como espaço para o comércio dos veículos. Isso reduziria uma série de gastos com logística e também os impactos ambientais deste transporte.
O AIRPod tem capacidade de transportar até três pessoas. Ele pesa apenas 217kg e chega a 80 km/h. Consegue rodar até 128 quilômetros e pode ser abastecido em qualquer posto que possua uma máquina de ar comprimido. Seu abastecimento não leva mais do que cinco minutos. Prático, barato e amigo do meio ambiente!
A ideia é bastante ecológica, já que não se utiliza de nenhum combustível que fere o meio ambiente. Também é muito interessante do ponto de vista financeiro: seu tanque pode armazenar 175 litros de ar (que um motorista pode abastecer em um posto especializado ou através da ativação de um motor elétrico a bordo que suga o ar), coisa que custa apenas um euro (cerca de R$ 2,50, no câmbio atual), e dura cerca de 200 quilômetros.
A desvantagem? Bom, nem todo mundo aprecia a aparência do carro. Seguindo a tendência dos SmartCar, ele é bem pequeno e parece um inseto, o que alguns acham fofo, e outros acham indecente. Além disso, dentro do veículo só cabem três pessoas, e uma delas fica de costas, o que não parece muito amigável.
Por fim, parece que o Airpod ainda não é muito estável (o que seria desejável em estradas mais “conturbadas”).A estrutura do AirPod é leve e, seguindo o modelo do SmartCar, é pequeno e compacto. O problema é que quem fica no banco de trás precisa se sentar de costas para os demais tripulantes. Outra questão que deixa a desejar é a estabilidade do carro, principalmente em estradas pouco planas.
Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/
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