28/04/2022 - 'A crescente disponibilidade de desinformação e deepfakes terá um impacto profundo'. A capacidade de fazer as pessoas dizerem ou fazerem coisas on-line que nunca fizeram – ou de criar personalidades totalmente novas – pode ser usada para efeitos devastadores nas mãos erradas, disse a Europol. "A crescente disponibilidade de desinformação e deepfakes terá um impacto profundo na maneira como as pessoas percebem a autoridade e a mídia de informação", acrescentou a Europol, com sede em Haia. Ele divulgou um relatório de 23 páginas analisando como a inteligência artificial e a tecnologia deepfake podem ser usadas no crime, inclusive para corroer a confiança na autoridade e nos fatos oficiais.
"Especialistas temem que isso possa levar a uma situação em que os cidadãos não tenham mais uma realidade compartilhada ou possa criar confusão social sobre quais fontes de informação são confiáveis - uma situação às vezes chamada de 'apocalipse da informação' ou 'apatia da realidade'", disse a Europol.
Os criminosos também podem usar a tecnologia deepfake para coagir pessoas on-line, incluindo explorar crianças para sexo com menores, fazer pornografia não consensual e falsificar ou manipular evidências eletrônicas em investigações judiciais.
As empresas também estavam em risco.
Leia também - Inquisição na Espanha e no Mundo
"Isso torna essencial estar ciente dessa manipulação e estar preparado para lidar com o fenômeno, de modo a distinguir entre o uso benigno e malicioso dessa tecnologia", afirmou. Embora ainda fosse possível para os humanos detectarem imagens deepfake manualmente, notando bordas borradas ao redor do rosto, falta de piscar e outras inconsistências, a tecnologia estava melhorando - e a detecção mais difícil.
"Idealmente, um sistema escaneia qualquer conteúdo digital e informa automaticamente sobre sua autenticidade", disse a Europol.
“Tal sistema provavelmente nunca será perfeito, mas com o aumento da sofisticação da tecnologia deepfake, um alto grau de certeza de tal sistema pode valer mais do que a inspeção manual”, afirmou.
Fonte: https://www.i24news.tv/