LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Bugres e Túneis: Uma Viagem pelos Enigmas Geológicos e Históricos das Cavernas em Urubici, Santa Catarina, Brasil

cavbygre1Próximo ao Rio dos Bugres, a menos de dez quilômetros do núcleo urbano de Urubici, situam-se alguns túneis interconectados conhecidos regionalmente como a Caverna do Rio dos Bugres, situada em um leve declive e camuflada por uma exuberante vegetação. Este local está em uma propriedade privada, sendo necessário o pagamento de uma pequena taxa para adquirir o acesso e explorar as cavernas. Os visitantes devem percorrer uma trilha íngreme de aproximadamente trezentos metros a pé. Existem divergências entre os geólogos quanto à origem desses túneis. Alguns acreditam que esses labirintos conectados são fruto da passagem de lavas vulcânicas em eras muito remotas. Outros sustentam a teoria de que os túneis foram escavados por tatus gigantes, criaturas pré-históricas que habitavam a região.

 

 

cavbygre2

Os residentes locais afirmam que os túneis têm uma origem desconhecida, mas teriam sido utilizados como refúgio pelos indígenas que habitavam a região. Segundo eles, os "bugres" se abrigavam do intenso frio da Serra Catarinense e protegiam-se contra os animais selvagens nas cavernas.

cavbygre3

Nos arredores, encontram-se poços escavados que serviam como armadilhas para capturar animais de grande porte. O acesso a esses poços é proibido por razões de segurança.

cavbygre4

A designação "bugres" foi atribuída aos indígenas por serem considerados não cristãos pelos europeus. A palavra tem origem no francês "bougre" e o primeiro registro data de 1172, significando "herético", derivado do latim medieval "bulgàrus".

cavbygre5

Originalmente utilizado para descrever os búlgaros, considerados hereges pelos católicos por pertencerem à Igreja Ortodoxa Grega, o termo passou a ser aplicado aos indígenas no sentido de incultos, selvagens, pagãos e não cristãos.

REFERENCIAS:                     TRIPADVISOR

                                          YOUTUBE

                                          NÚCLEO DE TURISMO

                                          VIAGENS E DESTINOS